Impacto Social

São Paulo investe R$ 6,3 bilhões em obras para revitalizar o centro e desativar o Minhocão até 2029

A gestão de Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo planeja investir R$ 6,3 bilhões em infraestrutura urbana, incluindo VLTs e BRTs, para revitalizar o centro da cidade até 2028. As obras visam desativar o Minhocão e melhorar a qualidade de vida na região.

Atualizado em
July 24, 2025
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Projeto prevê VLT na esquina entre as Avenidas Duque de Caxias e Rio Branco, no centro: duas linhas devem percorrer a região. Foto: Werther Santana/Estadão

A gestão de Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo anunciou um pacote de investimentos em infraestrutura urbana que totaliza R$ 6,3 bilhões. Entre os projetos destacados estão duas linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), orçadas em R$ 3,8 bilhões, e o prolongamento da Avenida Marquês de São Vicente, que incluirá uma linha de BRT (Bus Rapid Transit) e um parque linear, com custo estimado em R$ 1,5 bilhão. Essas iniciativas visam revitalizar o centro da cidade até 2028.

O prolongamento da Avenida Marquês de São Vicente se estenderá da Barra Funda, na zona oeste, até a Avenida Salim Farah Maluf, na zona leste. O projeto prevê um boulevard arborizado, ciclovias e faixas exclusivas para ônibus e motos. A desativação do Minhocão, prevista para 2029, depende da execução desse projeto, que deverá ser realizado pela próxima gestão.

Além do VLT e da Avenida Marquês de São Vicente, outros projetos incluem a parceria público-privada (PPP) do Parque D. Pedro II, com investimento de R$ 717 milhões, e a Nova Esplanada da Liberdade, orçada em R$ 338 milhões. A gestão de Nunes busca transformar a região, que enfrenta desafios como o aumento de usuários de drogas e a presença de moradores de rua, em um espaço mais seguro e atrativo.

Desde meados de 2024, a situação no centro tem melhorado com o aumento do policiamento e a volta gradual do público a restaurantes e espaços de entretenimento. Especialistas apontam que melhorias na infraestrutura e a construção de moradias populares são essenciais para a revitalização do centro, que também está alinhada com os planos do governo do Estado de transferir sua sede para Campos Elíseos.

O VLT terá duas linhas que interligarão áreas estratégicas do centro, como o Parque Dom Pedro II e os Campos Elíseos. A previsão é que o edital para o projeto seja lançado no primeiro semestre de 2026, com a obra levando três anos para ser concluída. A iniciativa visa não apenas melhorar o transporte público, mas também aumentar a área verde e a acessibilidade na região.

Esses projetos têm o potencial de transformar a dinâmica urbana de São Paulo, mas a participação da sociedade civil é crucial. A união de esforços pode ajudar a garantir que as melhorias beneficiem toda a população, especialmente os mais vulneráveis. Iniciativas que promovam a inclusão social e o desenvolvimento urbano sustentável devem ser apoiadas e estimuladas pela comunidade.

Estadão
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