Impacto Social

Brasil e Angola promovem projeto histórico de reparação e memória com a travessia ‘A Grande Travessia’

O programa “Reconhecer, Reparar, Religar para Seguir” busca fortalecer laços entre Brasil e Angola, culminando na viagem simbólica “A Grande Travessia” em 2025, focando em memória e reparação histórica. A iniciativa, liderada por pesquisadores da UNESP, visa resgatar relações culturais e promover justiça reparatória após séculos de escravização.

Atualizado em
May 19, 2025
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Porto de Luanda, ponto final da travessia simbólica entre Brasil e Angola que propõe reconexão histórica e reparação pelo tráfico transatlântico. (David Stanley/Flickr)

Brasil e Angola possuem uma relação histórica que se estende por mais de 450 anos, marcada pela escravização de africanos e por laços culturais profundos. Em 1975, o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola. Para resgatar essas relações, foi criado o programa “Reconhecer, Reparar, Religar para Seguir”, liderado pelo antropólogo Dagoberto José Fonseca, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O programa visa promover ações focadas na memória e na reparação histórica.

Uma das iniciativas mais emblemáticas do programa é o projeto “A Grande Travessia”, que prevê uma viagem simbólica de navio entre os portos de Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Luanda, com partida programada para dezembro de 2025. A viagem incluirá uma cerimônia no Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, um local histórico que foi a principal porta de entrada dos escravizados no Brasil.

O projeto se inspira em estudos e reflexões sobre as relações ancestrais entre os dois países, além de diálogos com autoridades angolanas. A proposta busca reconhecer e reparar as vítimas do tráfico transatlântico, promovendo a reconciliação histórica. Os cruzeiros marítimos entre Brasil e Angola são uma das ações que visam resgatar a dignidade das pessoas africanas que morreram durante a travessia atlântica.

O programa é composto por quatro projetos interligados, que incluem a preservação e difusão dos acervos dos Arquivos Nacionais de Angola e do Brasil, além de ações voltadas para a justiça reparatória. O governo de Portugal também está sendo convidado a contribuir com o financiamento do projeto, dada sua responsabilidade histórica no tráfico de escravizados.

Os custos estimados para a execução do projeto “A Grande Travessia” são de aproximadamente R$ 50 milhões, com a intenção de que nenhum passageiro, especialmente os negros, pague pela viagem. Já o projeto “Boaventura” será voltado para o turismo afro-referenciado, onde todos os passageiros pagarão pela viagem, mas com foco na memória e na cultura.

O programa “Reconhecer, Reparar, Religar para Seguir” articula pesquisa científica e atividades culturais, visando a formação do público para o reencontro com a África. Projetos como esse devem ser estimulados pela sociedade civil, pois a união pode ajudar a promover a justiça e a reparação por séculos de colonialismo e escravização.

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