Vereador de Taquaral, Goiás, atropela cadela e não presta socorro; caso gera revolta nas redes sociais e é investigado pela Polícia Civil. Renato Rodrigues se defende em vídeo.

Um vereador da cidade de Taquaral, em Goiás, foi filmado atropelando uma cadela na rua e não prestou socorro. O incidente ocorreu no último domingo, 6 de abril, e as imagens começaram a circular nas redes sociais no final da semana. O circuito de segurança de um comércio local mostra o animal deitado na via. Em seguida, um carro passa por cima da cadela, que se levanta correndo, com a pata machucada. O vereador Renato Rodrigues, que é presidente da Câmara Municipal, para um pouco à frente, discute com um grupo de pessoas e vai embora sem ajudar o animal.
Testemunhas afirmam que a cadela estava com filhotes, mas ainda não há informações sobre seu estado de saúde. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Goiás (PCGO). A legislação brasileira, por meio da Lei nº 9.605/1998, prevê sanções para quem comete maus-tratos contra animais, incluindo agressões físicas e a omissão de socorro.
Em resposta à repercussão negativa, Renato Rodrigues publicou um vídeo em suas redes sociais, onde se defende. Ele argumenta que a visibilidade no carro dificultou a percepção do animal, afirmando: “O Sol tava refletindo no chão, o pet era branco. Você olhando da câmera é fácil julgar. Quando você está dentro do carro, é outra visibilidade. Não julguem, não. Jamais teria coragem de maltratar um cachorro.”
A indignação gerada pelo caso levou a uma mobilização nas redes sociais, com usuários pedindo justiça e a responsabilização do vereador. A Câmara Municipal de Taquaral ainda não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido, mas o espaço está aberto para possíveis declarações.
O incidente levanta questões sobre a proteção dos animais e a responsabilidade de figuras públicas em situações de emergência. A legislação brasileira é clara em relação aos direitos dos animais, e a sociedade civil tem um papel importante na fiscalização e na promoção de ações que garantam o bem-estar animal.
Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos, como os animais vítimas de maus-tratos. Projetos que visem a proteção e o cuidado com os animais merecem apoio e incentivo da comunidade, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para todos os seres vivos.

Professora é presa por agredir cachorro em Campo Grande, Rio de Janeiro. A tutora foi flagrada maltratando o animal na presença de uma criança e alegou que suas ações foram influenciadas pela tensão pré-menstrual. O cachorro, chamado Belinha, foi resgatado e a professora responderá por crime ambiental, com pena de até cinco anos de reclusão.

Seis filhotes de cão foram abandonados em São José do Rio Preto, com uma mulher sendo identificada por câmeras de segurança. Eles estão em tratamento e disponíveis para adoção na feira do dia 26. A Secretaria de Bem-estar Animal resgatou os animais, que apresentaram problemas de saúde e estão em lares temporários. A mulher responsável pelo abandono está sendo procurada, e denúncias podem ser feitas. Abandonar animais é crime, com pena prevista de dois a cinco anos.

Abril Laranja destaca a proteção animal no DF, com a criação da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal e serviços veterinários gratuitos, visando combater a crueldade.

A Guarda Ambiental de Duque de Caxias resgatou um gato-mourisco em Xerém com fraturas graves causadas por projéteis de arma de pressão. O animal está internado no CRAS, necessitando de cuidados intensivos.

Neste fim de semana, o Zoológico de Brasília oferece entrada gratuita e uma programação especial, além de apresentar Chicão, um novo macaco-aranha-de-testa-branca, para promover a preservação da espécie. A iniciativa visa proporcionar experiências educativas e recreativas para as famílias, destacando a importância da conservação ambiental.

Mulher de 57 anos é indiciada pela Polícia Civil do Distrito Federal por maus-tratos a animais, resultando em mortes de gatos e mutilações graves. Prisão preventiva solicitada.