O presidente Lula lançará o ProPatinhas, programa gratuito para proteção de cães e gatos. O governo brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente, apresenta um marco na proteção animal com o ProPatinhas, que inclui castração e microchipagem. O novo sistema SinPatinhas permitirá o cadastro seguro de animais, garantindo acesso a serviços de bem-estar.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lançará nesta quinta-feira o ProPatinhas, um programa voltado para a proteção e bem-estar de cães e gatos em todo o Brasil. O programa, cujo nome completo é Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, será acompanhado pelo novo Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, denominado SinPatinhas. As iniciativas têm como objetivo oferecer ações gratuitas para melhorar a qualidade de vida desses animais.
De acordo com o governo, o ProPatinhas incluirá serviços como castração e microchipagem, que visam a identificação individual dos animais. Além disso, o programa promoverá a formação contínua de gestores públicos e profissionais envolvidos na sua implementação. O cadastro permitirá que tutores, Organizações Não Governamentais (ONGs), estados e municípios registrem os animais sob sua responsabilidade.
Os responsáveis pelos animais poderão acessar o sistema utilizando seu login do Gov.br, garantindo que todas as informações pessoais estejam protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados. O governo assegura que os dados não serão expostos publicamente, promovendo a segurança e a privacidade dos tutores.
Os tutores cadastrados terão acesso a informações sobre campanhas de castração, vacinação e microchipagem em suas regiões, facilitando o acesso a serviços públicos voltados para o cuidado e bem-estar animal. Essa iniciativa é vista como um marco na proteção dos animais, promovendo um manejo ético e responsável.
O ProPatinhas, gerido pelo Ministério do Meio Ambiente, representa um esforço significativo do governo para enfrentar os desafios relacionados ao manejo populacional de cães e gatos. A implementação do programa pode contribuir para a redução do abandono e para a promoção de uma convivência mais harmoniosa entre humanos e animais.
Iniciativas como essa devem ser apoiadas pela sociedade civil, que pode se mobilizar para fortalecer ações de proteção animal. A união em torno de causas como essa pode fazer a diferença na vida de muitos animais e na promoção de um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.

Cadela agredida em Recanto das Emas é resgatada pela Polícia Civil do Distrito Federal após vídeo viralizar. Mulher de 62 anos é autuada por maus-tratos. Justiça busca proteção animal.

Eletricista de Planaltina, Jean Duarte, acolheu cachorro em estado crítico e busca ajuda para encontrar o dono e apoio veterinário. Fred, o cão, precisa de cuidados urgentes.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) busca resgatar mil búfalos abandonados em Parnarama, responsabilizando o proprietário por maus-tratos e danos morais coletivos. A ação visa garantir a saúde dos animais e a qualidade de vida da comunidade local.

A Gaviões da Fiel promove neste sábado (10) uma ação pet em São Paulo, com vacinação, adoção e castrações para 320 animais. O evento visa conscientizar sobre maus-tratos e promover a adoção responsável.

Kaciane Martins e seus pugs, Napoleão e Romeu, participarão da 10.ª edição da Pet Run em São Paulo, evento que reúne tutores e cães em atividades esportivas e de lazer. Espera-se a presença de 1.500 duplas e mais de 5 mil pessoas.

Jaguatirica resgatada em Uruará, Pará, após ser mantida em cativeiro. Fazendeira foi multada em R$ 10 mil e deve remover imagens do animal das redes sociais. Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgataram uma jaguatirica que vivia em condições inadequadas em uma fazenda no município de Uruará, no Pará. O resgate ocorreu após denúncias de que a fazendeira explorava a imagem do animal em redes sociais para monetização. Durante a vistoria, foi constatado que o felino estava exposto a riscos de saúde, como a leishmaniose, e tinha acesso a áreas perigosas da casa. A fazendeira foi multada em R$ 10 mil e notificada a retirar as imagens do animal, sob pena de multa diária. O animal será reabilitado em um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) antes de ser reintegrado à natureza.