Governo federal lança SinPatinhas, microchipagem gratuita para cães e gatos. Iniciativa visa reduzir abandono e maus-tratos, priorizando população de baixa renda.
O governo federal lançou o SinPatinhas, um sistema de microchipagem gratuita para cães e gatos, com foco na população de baixa renda e em situação de rua. O programa foi anunciado recentemente e funcionará como um registro de identificação para os animais, semelhante a um documento de identidade. Para participar, o responsável pelo animal deve se cadastrar no portal do governo, sem custos. A microchipagem será realizada durante mutirões, que estão programados para o próximo mês.
A microchipagem, que não é obrigatória, é incentivada pelo governo com o objetivo de reduzir o abandono, as perdas e os maus-tratos a animais. O Ministério do Meio Ambiente (MMA), que coordena o programa, ainda não divulgou detalhes sobre como será definida a prioridade para a microchipagem gratuita, mas já há planos para buscar ativamente cidadãos em situação de rua que possuam animais.
Os interessados poderão fornecer seus dados e os dos animais para as equipes que farão o cadastro. O microchip, do tamanho de um grão de arroz, será inserido sob a pele do animal de forma rápida e segura. Além disso, o programa também inclui organizações não governamentais (ONGs), que poderão registrar os animais sob seus cuidados, desde que estejam devidamente cadastradas junto aos estados ou municípios.
Atualmente, o Brasil abriga cerca de sessenta e dois milhões de cães e trinta milhões de gatos, com aproximadamente trinta e cinco por cento desses animais vivendo nas ruas ou em abrigos. O MMA destaca que o controle populacional ético, por meio da castração, é uma necessidade urgente para o bem-estar animal.
Todo o processo de registro será digital. Após o cadastro, o responsável receberá uma carteira digital, semelhante a um RG, que incluirá um QR Code. Esse código pode ser fixado na coleira do animal, facilitando a localização do tutor em caso de perda. O registro não será obrigatório, exceto para aqueles que utilizarem recursos públicos do governo federal para castração ou microchipagem.
Iniciativas como o SinPatinhas são fundamentais para promover a proteção e o bem-estar dos animais. A união da sociedade civil pode ser decisiva para apoiar projetos que visem a melhoria das condições de vida dos animais em situação de vulnerabilidade. Mobilizar recursos para essas causas pode fazer a diferença na vida de muitos animais e de seus tutores.
Motorista atropela 14 capivaras no Lago Sul, resultando em 12 mortes e 2 filhotes feridos. Ele alegou não ter visto os animais e foi identificado por câmeras de segurança; a Polícia Civil investiga o caso.
Programa Sinpatinhas, lançado por Luiz Inácio Lula da Silva, registra pets. Iniciativa gratuita gera RG Animal e facilita localização em caso de desaparecimento.
Uma jiboia de dois metros foi resgatada em uma máquina de lavar no Engenho do Mato, em Niterói, marcando o terceiro resgate de animais silvestres em uma semana. A Guarda Municipal orienta a população a não interagir com esses animais.
Scooby, cão resgatado em Fortaleza, foi adotado após tratamento e indenização. Após mais de duas semanas de cuidados, Scooby, que enfrentou maus-tratos, agora vive com sua nova tutora, Stefani Rodrigues, fundadora da ONG Anjos da Proteção Animal. A Justiça aceitou um pedido de indenização por dano moral em nome do cão contra sua ex-tutora, que poderá ser condenada a até cinco anos de prisão.
Polícia Civil do Distrito Federal resgata 58 cães em condições insalubres na "Casa da Dorothy". Proprietário será indiciado por maus-tratos, e um homem foi preso em flagrante.
O Zoológico de Brasília reabriu em 7 de julho após um fechamento de mais de um mês devido à gripe aviária, atraindo visitantes de várias regiões com programação especial de férias. Famílias, como a de Wendel Tavares, aproveitaram a oportunidade para explorar o zoológico, destacando a importância da interação com a natureza. O local oferece visitas guiadas gratuitas e ingressos a preços acessíveis, com entrada gratuita aos domingos.