Projeto Adote um Animal resgata e reabilita equinos abandonados, com 200 adoções em um ano e nova subsecretaria para ampliar ações de proteção no DF.

No último ano, aproximadamente 200 equinos foram adotados através do projeto Adote um Animal, da Secretaria de Agricultura do Governo do Distrito Federal (GDF). Esses animais, que foram resgatados de situações de abandono, receberam tratamento adequado antes de serem encaminhados para novos lares. O titular da Seagri-DF, Rafael Bueno, ressaltou a importância desse trabalho para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, além de reduzir riscos para a população e melhorar a limpeza urbana.
Recentemente, uma nova subsecretaria foi criada para fortalecer as ações de resgate e fiscalização de animais abandonados no Distrito Federal. Essa estrutura visa complementar o trabalho já realizado com pequenos animais pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF). A nova equipe de fiscalização atuará de forma volante, utilizando inteligência nas operações para identificar áreas com maior incidência de abandono de animais.
Após o resgate, os equinos são levados para o curral da Gerência de Apreensão de Animais (Gean), onde passam por microchipagem e triagem veterinária. Animais que necessitam de cuidados especiais são tratados em parceria com o Hospital Veterinário de Grandes Animais (Hvetão). Aqueles que estão saudáveis aguardam em um piquete até serem disponibilizados para adoção, após o cumprimento do prazo legal.
A diretora da Gean, Fernanda Oliveira, destacou que o projeto Adote um Animal está em funcionamento desde dois mil e vinte, originado pela Lei dos Carroceiros. Essa legislação estabelece um prazo de trinta dias para que os animais sejam reivindicados e impede que donos com histórico de apreensão recuperem seus animais. Para adotar, é necessário que o interessado tenha um espaço adequado e esteja ciente dos cuidados exigidos.
Os interessados em adotar um equino devem comparecer à sede da Seagri, localizada no Setor Terminal Norte (STN), na Asa Norte. É necessário apresentar documentos como comprovante de residência, identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de preencher formulários de responsabilidade. A equipe da secretaria verifica as informações e, se aprovadas, autoriza a adoção, garantindo ainda visitas de veterinários para acompanhamento do animal.
Iniciativas como o projeto Adote um Animal demonstram a importância da proteção e bem-estar dos animais. A mobilização da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar e expandir ações que garantam um futuro melhor para esses seres que, muitas vezes, são vítimas de abandono e maus-tratos.

Após ataques de cães a pedestres na Asa Norte, o Governo do Distrito Federal (GDF) realizou uma operação de resgate, vacinando e avaliando os animais. A tutora, moradora de rua, resistiu, mas dois cães foram acolhidos.

Motorista que atropelou capivaras no Lago Sul foi identificado pela Polícia Civil, mas seu nome ainda não foi revelado. Doze animais morreram e dois filhotes sobreviventes foram levados ao hospital. O acidente, registrado por câmeras de segurança, ocorreu pela manhã, quando um carro branco atropelou o grupo de capivaras. O motorista fugiu sem prestar socorro e ainda não foi localizado. O Serviço de Limpeza Urbana recolheu os corpos dos animais.

Número de cavalos mortos após ingestão de ração contaminada chega a 284, levando à revogação da autorização da Nutratta para produção de rações. Investigação continua em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.

Filhote de tamanduá-mirim do Zoológico de Brasília é batizado de Paçoca após votação com mais de cinco mil participantes. Nome simboliza o engajamento do público na conservação ambiental.

A atriz Bianca Bin e a Anda lançaram uma petição na Change.org pedindo a transferência do elefante Sandro, que vive há 43 anos no zoológico de Sorocaba, para um santuário. A campanha, apoiada por mais de 40 artistas e com mais de 21 mil assinaturas, visa aliviar o sofrimento do animal, que vive sozinho desde 2020 e apresenta problemas de saúde devido ao confinamento.

Bombeiros resgataram um cachorro de um incêndio em Taguatinga Sul. O animal foi entregue aos proprietários, que o levaram ao veterinário. Ninguém estava na casa durante o incidente.