O projeto Viagem Insólita, apoiado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF, impactou mais de 50 mil pessoas com uma experiência sensorial inovadora em um ônibus equipado com tecnologia de ponta. O veículo, que oferece realidade virtual em 360° e conteúdo narrado por Jorge Helal, já passou por diversas regiões do Distrito Federal, promovendo educação e entretenimento de forma acessível e lúdica.
O projeto Viagem Insólita, apoiado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (Secti), tem se destacado por levar ciência e conhecimento de forma interativa a diversas comunidades. Recentemente, o ônibus que parece uma nave espacial impactou mais de cinquenta mil pessoas, incluindo vinte mil estudantes, oferecendo uma experiência sensorial com realidade virtual em 360°.
Com monitores de alta definição, som imersivo e efeitos especiais, o Viagem Insólita proporciona uma jornada educativa que une tecnologia e entretenimento. O conteúdo audiovisual é narrado por Jorge Helal, conhecido por sua atuação em documentários da Netflix, National Geographic e Discovery, o que enriquece ainda mais a experiência dos participantes.
Atualmente, o projeto faz parte do evento Ciência na Estrada, promovido pela Secti, que visa democratizar o acesso à ciência de maneira lúdica e acessível. O ônibus já percorreu regiões como Ceilândia, Sobradinho 2, Guará 2 e Samambaia, levando conhecimento a crianças, jovens e adultos.
Equipado com trinta e quatro monitores de LED e oito telas OLED de altíssima resolução, o veículo oferece um sistema de som envolvente e uma ambientação futurista. Os visitantes embarcam em uma expedição pelo conhecimento, explorando oceanos, florestas, o sistema solar e até o mundo dos dinossauros, sempre com foco na preservação ambiental e sustentabilidade.
A experiência combina realidade virtual, tecnologia sensorial e um roteiro envolvente, capturando a atenção do público desde o início. O Viagem Insólita se destaca como uma iniciativa inovadora que transforma a forma como a ciência é apresentada e percebida pela sociedade.
Iniciativas como essa merecem ser apoiadas e ampliadas. A união da sociedade civil pode fazer a diferença na continuidade de projetos que promovem educação e ciência, beneficiando comunidades e inspirando futuras gerações.
A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás autorizou a contratação temporária de servidores pela Secretaria de Educação, garantindo a continuidade dos serviços educacionais. A decisão reverteu uma proibição anterior, atendendo a demandas emergenciais e assegurando que a ausência de professores não comprometa o direito à educação dos alunos.
A Fundação Cecierj abre inscrições para sete mil vagas em cursos gratuitos para professores da educação básica, com foco em 21 novas disciplinas. As aulas ocorrem de 3 de junho a 25 de agosto de 2025.
A Faculdade Sesi de Educação oferece inscrições para um curso gratuito de pós-graduação em Educação Matemática, com início em setembro de 2025, visando formar 26 mil professores até 2034. O curso, com 360 horas de duração, será presencial em diversas cidades de São Paulo e busca aprimorar o ensino da matemática, abordando a defasagem no aprendizado dos estudantes. As inscrições vão até 2 de julho e são voltadas para educadores da rede estadual e do Sesi-SP.
Brasília sedia a Campus Party nacional de 18 a 22 de outubro, com entrada gratuita e atividades interativas em tecnologia e robótica, promovendo aprendizado e inovação. O evento, realizado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, destaca projetos educacionais do Sesi-DF e Senai-DF, envolvendo estudantes em experiências práticas e criativas.
Desde 2022, professores temporários superam 50% do corpo docente nas redes estaduais, impactando negativamente o desempenho dos alunos, conforme estudos do BID e do movimento Todos Pela Educação. A situação gera preocupações sobre a qualidade da educação e mobiliza ações legislativas para melhorar as condições de trabalho e a formação desses profissionais.
Início do prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2025, de 14 a 25 de abril. Estudantes que faltaram em 2024 devem justificar ausência.