O Projeto Astrominas, do IAG da USP, abre 400 vagas para garotas de 14 a 17 anos, com inscrições até 8 de junho. As atividades online contarão com apoio de "fadas madrinhas" e crédito acadêmico.

O Projeto Astrominas, criado por pesquisadoras do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), busca facilitar o acesso de jovens mulheres às ciências e à universidade. Para a edição de 2025, o projeto disponibiliza quatrocentas vagas para garotas de quatorze a dezessete anos, que se identifiquem com o gênero feminino, e que estejam matriculadas em escolas de educação básica em todo o Brasil. As inscrições estão abertas até o dia oito de junho.
As atividades do Astrominas ocorrerão de forma online, entre doze de julho e primeiro de agosto de 2025, com uma carga horária de três a quatro horas diárias. As participantes devem ter acesso a um dispositivo com internet para assistir a vídeos e participar de discussões em grupos no WhatsApp. O processo seletivo será realizado por sorteio, e o regulamento completo pode ser consultado no site do projeto.
Durante o programa, as participantes contarão com o apoio de "fadas madrinhas", que são monitoras e cientistas de diversas áreas. Essas mentoras compartilharão suas trajetórias e oferecerão orientação às jovens. Uma novidade para este ano é que as fadas madrinhas poderão receber crédito acadêmico por sua participação, incentivando ainda mais o envolvimento das estudantes.
O cronograma do projeto é bem definido. As inscrições começam em dezenove de maio e se encerram em oito de junho. O sorteio das vagas ocorrerá em dezessete de junho, seguido pelas convocações das selecionadas. Caso haja vagas remanescentes, serão feitas chamadas adicionais até o final de junho.
O Astrominas é uma iniciativa que visa não apenas promover a inclusão de mulheres nas ciências, mas também criar uma rede de apoio e inspiração entre as participantes e as mentoras. O projeto é uma oportunidade valiosa para jovens que desejam explorar carreiras científicas e se conectar com profissionais da área.
Iniciativas como o Projeto Astrominas são essenciais para a formação de uma sociedade mais igualitária e diversificada. O apoio da comunidade pode ser fundamental para garantir que mais jovens tenham acesso a oportunidades como essa, contribuindo para um futuro mais inclusivo e inovador.

Estudo revela que 61% das metas do Plano Nacional de Educação não foram cumpridas. Novo PNE no Congresso propõe responsabilização e revisão de objetivos não alcançados.

Ana Clara Batista, estudante de 17 anos, foi a primeira a assumir o cargo de primeira-dama por um dia, destacando a importância da representatividade feminina na política. O programa Meninas em Ação visa empoderar jovens em cargos de liderança.

Cerca de 2,2 milhões de crianças estão fora da educação infantil no Brasil, com 29% das mais pobres sem acesso a creches, evidenciando a urgência de expansão desse serviço essencial. A ONG Todos pela Educação destaca que as regiões Norte e Nordeste enfrentam os piores índices, com Amapá atendendo apenas 10% das crianças. É imperativo que governantes priorizem a construção de creches para combater a desigualdade e promover o desenvolvimento infantil.

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados avança na aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), focando em metas realistas e governança colaborativa para combater desigualdades. O novo plano busca erradicar a aprendizagem abaixo do básico e promover uma educação adaptada às necessidades atuais.

Niterói será palco da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2025, com 364 estudantes competindo em desafios práticos no Centro de Formação Darcy Ribeiro. O evento, que começa às 7h e é gratuito, destaca o investimento em tecnologia educacional e a crescente participação de escolas na robótica. A Escola Municipal João Brazil, com histórico de sucesso, e o novo Clube de Robótica do Centro de Formação estarão entre os competidores, evidenciando o protagonismo estudantil e a cultura de inovação.

A classe média brasileira enfrenta um aumento alarmante na inadimplência, superando até mesmo a de alta renda, devido ao consumo impulsivo e à falta de educação financeira. Essa situação exige ações urgentes para promover planejamento financeiro e conscientização.