Desde 2022, professores temporários superam 50% do corpo docente nas redes estaduais, impactando negativamente o desempenho dos alunos, conforme estudos do BID e do movimento Todos Pela Educação. A situação gera preocupações sobre a qualidade da educação e mobiliza ações legislativas para melhorar as condições de trabalho e a formação desses profissionais.
A contratação de professores temporários na administração pública é uma prática comum, mas sua predominância nas redes estaduais de ensino no Brasil levanta preocupações sobre a qualidade da educação. Desde 2022, os professores temporários passaram a representar mais da metade do corpo docente, com um aumento significativo de 31,1% em 2013 para 50,04% em 2024, segundo o Censo Escolar.
Estudos recentes, como o do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), indicam que esses profissionais são contratados com critérios menos rigorosos, recebem remuneração inferior e, consequentemente, os alunos que têm aulas com eles apresentam desempenho abaixo do esperado em testes de aprendizagem. A pesquisa analisou tendências em oito países da América Latina e Caribe, incluindo o Brasil, e revelou que a qualificação dos professores temporários é geralmente menor.
Além disso, a rotatividade desses profissionais é alta e suas condições de trabalho são precárias, o que afeta diretamente a equidade no sistema educacional, especialmente em áreas vulneráveis. O estudo do BID recomenda a implementação de processos seletivos mais rigorosos, acesso a formação contínua e adequação de salários e benefícios para atrair talentos e evitar a desmotivação.
O movimento Todos Pela Educação também divulgou uma nota técnica que reforça esses achados, destacando que a presença de professores temporários está associada a um desempenho inferior dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, mesmo considerando fatores socioeconômicos e raciais. Essa situação tem gerado preocupação entre legisladores, que buscam ações para melhorar as condições de trabalho e a remuneração desses profissionais.
Um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Rafael Brito (MDB-AL), visa garantir o direito ao piso nacional salarial para professores temporários. A busca pela melhoria da qualidade da educação no Brasil é um desafio complexo e de longo prazo, que requer esforços conjuntos para aprimorar a formação e o desenvolvimento profissional dos docentes.
Nessa conjuntura, a união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que visem melhorar as condições de trabalho e a formação dos professores temporários, contribuindo assim para a qualidade da educação no país. Projetos que promovam essa causa devem ser incentivados e apoiados por todos nós.
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) promulgou a Lei 10.869/2025, isentando candidatos reprovados no primeiro exame prático da taxa de reagendamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, que derrubou o veto do governador Cláudio Castro, visa aliviar os custos para muitos contribuintes e facilitar o acesso à habilitação, especialmente para aqueles que dependem da CNH para emprego e outras oportunidades.
Aprova DF alcança mais de 21,6 mil participantes em três meses, superando expectativas. O projeto, que oferece preparação gratuita para concursos, tem transformado vidas e combatido desigualdades. Com aulas aos finais de semana e suporte completo, o Aprova DF se destaca pela qualidade do ensino e pelo impacto social positivo.
A Unicamp lançou quatorze cursos online gratuitos na Coursera, abrangendo saúde, educação e logística, com opção de certificado mediante taxa. Acesso livre e flexível para todos.
O InfoMoney, em parceria com a XP Educação, oferece 25 mil bolsas integrais para um curso gratuito de educação financeira, celebrando seus 25 anos e promovendo o acesso ao conhecimento sobre investimentos. O curso de dez dias é voltado para iniciantes e investidores que buscam orientação, visando desmistificar o mercado financeiro e incentivar a liberdade financeira no Brasil. As pré-matrículas já estão abertas.
Censo Escolar 2024 mostra leve aumento nas matrículas do ensino médio, mas educação técnica permanece crítica, com apenas 13% de alunos nessa modalidade. O Brasil ainda não cumpriu metas do PNE.
Desde 2022, professores temporários superam 50% do corpo docente nas redes estaduais, impactando negativamente o desempenho dos alunos, conforme estudos do BID e do movimento Todos Pela Educação. A situação gera preocupações sobre a qualidade da educação e mobiliza ações legislativas para melhorar as condições de trabalho e a formação desses profissionais.