GDF intensifica programa Cidadania nas Escolas para combater bullying, beneficiando mais de 2,5 mil pessoas com 45 atividades em 2024, promovendo a cultura da paz nas escolas.
Neste mês, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Bullying, celebrado em sete de abril, o Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou suas ações para enfrentar a violência nas escolas. Através do programa Cidadania nas Escolas, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), a iniciativa visa promover a cultura da paz e conscientizar sobre os efeitos prejudiciais do bullying e do cyberbullying na vida de crianças e adolescentes.
Desde sua criação em 2023, o programa já beneficiou mais de duas mil e quinhentas pessoas, incluindo estudantes, professores e membros da comunidade escolar. Ao longo de 2024, foram realizadas quarenta e cinco atividades, alcançando cerca de dois mil alunos. Nos primeiros meses de 2025, mais de quinhentos estudantes participaram das iniciativas, que incluem palestras, dinâmicas interativas e contação de histórias.
As ações são direcionadas a alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio, além de professores e gestores escolares. Durante os encontros, os participantes são incentivados a refletir sobre comportamentos nocivos e suas consequências. O objetivo é promover valores como empatia, respeito mútuo e convivência pacífica, alinhando-se aos princípios da cultura da paz.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de combater o bullying para garantir o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Ela enfatizou que a escola deve ser um espaço de acolhimento e aprendizado, e que a Sejus-DF tem atuado ativamente para promover a cultura da paz e estimular o diálogo desde cedo.
Outra iniciativa da Sejus-DF é a parceria com a organização Safernet Brasil, que leva às escolas públicas do DF o projeto de uso consciente e seguro da internet. Essa ação inclui oficinas sobre segurança digital e combate ao discurso de ódio nas redes sociais, complementando os esforços do programa Cidadania nas Escolas no combate ao cyberbullying.
As pesquisas mostram que o bullying pode causar danos sérios à saúde emocional das vítimas, afetando sua autoestima e rendimento escolar. Iniciativas como o Cidadania nas Escolas são fundamentais para prevenir conflitos e fortalecer os vínculos entre escola, família e comunidade. Projetos que promovem a educação e a segurança nas escolas merecem apoio da sociedade civil, pois a união pode fazer a diferença na construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
Biblioteca Escolar e Comunitária Professora Tatiana Eliza Nogueira celebrou o Dia Nacional da Biblioteca com bate-papo entre alunos e escritor Alexandre Parente sobre Brasília. A atividade promoveu conhecimento histórico e cultural entre os estudantes.
GDF intensifica programa Cidadania nas Escolas para combater bullying, beneficiando mais de 2,5 mil pessoas com 45 atividades em 2024, promovendo a cultura da paz nas escolas.
Curso de Letramento Racial capacita professores em práticas antirracistas no DF. A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal promove, em 16 de abril, um curso para 37 educadores no Centro Educacional 04 do Guará, visando combater o racismo estrutural e fomentar a diversidade nas escolas.
Metade dos cursos à distância avaliados pelo Enade 2023 não teve desempenho satisfatório, levando o MEC a planejar novas regulamentações, incluindo a proibição de cursos como Enfermagem.
A Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia homenageou mais de dois mil estudantes aprovados no ensino superior. A cerimônia, realizada em 10 de agosto, destacou a importância do apoio educacional e a determinação dos alunos, especialmente em cursos como medicina e odontologia. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e a diretora do CED Incra 8, Solange da Cunha, ressaltaram o papel fundamental dos educadores e a superação dos desafios enfrentados pelos jovens da região.
Tragédias recentes envolvendo crianças por desafios na internet geram urgência em regulamentação. A morte de uma menina no Distrito Federal e outra em Pernambuco reacende o debate sobre segurança digital. Dados apontam que 56 crianças e adolescentes já sofreram acidentes graves devido a jogos perigosos online. A falta de discernimento dos jovens e a negligência familiar são fatores críticos. A educação midiática e a regulamentação do ambiente digital são essenciais para proteger os menores. O Projeto de Lei 2628 busca responsabilizar plataformas por conteúdos nocivos e garantir a segurança das crianças na internet.