Neste sábado (10), a Bahia realiza o Dia D de vacinação contra a gripe, com mais de 85% dos municípios participando. A meta é vacinar 3,6 milhões de pessoas, incluindo grupos prioritários.
A Bahia realiza neste sábado, 10 de agosto, o Dia D de vacinação contra a gripe, com a participação de mais de 85% dos municípios. A campanha, que visa aumentar a cobertura vacinal contra a Influenza, tem como meta vacinar mais de 3,6 milhões de pessoas. Postos de saúde estarão abertos em horários estendidos e haverá ações em locais de grande circulação, como shopping centers.
Em Salvador, um drive-thru será disponibilizado no Centro de Convenções, na Boca do Rio, a partir das 8h. A secretária de Saúde, Roberta Santana, destacou a importância da vacinação para reduzir casos graves de gripe e facilitar o acesso à imunização. Aproximadamente três milhões de doses foram distribuídas para as cidades baianas.
O público-alvo da campanha inclui crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos acima de 60 anos, além de puérperas, povos indígenas, quilombolas e profissionais de saúde. Também estão entre os grupos prioritários pessoas em situação de rua, professores, trabalhadores das forças de segurança, entre outros. A vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outros imunizantes, como o da Covid-19.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação oficial, a carteira de vacinação e um comprovante que certifique a inclusão no público-alvo. Até o momento, mais de 672 mil doses foram aplicadas na Bahia, colocando o estado na quinta posição no ranking nacional de imunizações contra a gripe.
A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Márcia São Pedro, alertou sobre o aumento de casos de influenza desde fevereiro. Ela enfatizou que a vacinação é uma medida preventiva eficaz para bloquear a transmissão do vírus. Além da vacinação contra a gripe, também está disponível o reforço da vacina contra a Covid-19 nos postos de saúde.
Embora a Bahia tenha registrado uma redução de 37% nos casos de Covid-19 em comparação ao mesmo período do ano anterior, a vacinação continua sendo essencial. Em 2025, 70% dos casos de síndromes respiratórias agudas graves foram em crianças e idosos. Nessa situação, a união da sociedade pode fazer a diferença, apoiando iniciativas que promovam a saúde e o bem-estar da população.
A arquiteta e urbanista Tássia Garcia Pires de Oliveira superou a retocolite ulcerativa após três anos de tratamentos e agora compartilha sua experiência para ajudar outros pacientes. Sua jornada inclui desafios físicos e emocionais, mas a remissão alcançada em dezembro de 2024 a motivou a se tornar uma referência de apoio.
Giovana Cordeiro, atriz de Dona de Mim, revelou ter sofrido abuso sexual aos 18 anos, resultando em problemas de saúde, como candidíase. Ela destaca a importância de discutir saúde íntima e a cura coletiva.
Tim Friede, após mais de 20 anos injetando veneno de cobras, teve anticorpos identificados que protegem camundongos contra venenos de 19 espécies, abrindo caminho para um antídoto seguro para humanos.
O Hospital São Luiz Itaim, da Rede D'Or, inaugurou um Centro Avançado de Endoscopia que combina inteligência artificial e tecnologia de ponta para tratamentos gastrointestinais. A nova estrutura promete procedimentos menos invasivos e maior precisão no diagnóstico, impactando positivamente a saúde dos pacientes.
Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal participaram de uma oficina sobre tuberculose em crianças e adolescentes, enfatizando a vacina BCG e a importância do tratamento profilático. A ação, promovida em parceria com o Ministério da Saúde, visa fortalecer a rede de atenção à saúde, especialmente para populações vulneráveis.
Estudo revela que óleo essencial de hortelã-pimenta alivia dor e melhora sono. Pesquisa da Universidade de Ciências Médicas de Kashan mostra eficácia em pacientes pós-cirurgia cardíaca.