Meio Ambiente

Brasil enfrenta desafios na reciclagem de resíduos da construção civil e busca alternativas sustentáveis

A produção de concreto no Brasil gera 6,4% das emissões de gases do efeito estufa, e a falta de separação de resíduos da construção civil limita a reciclagem a apenas 30%. Jundiaí é um exemplo positivo de gestão.

Atualizado em
June 12, 2025
Clock Icon
3
min
Concreto ainda é largamente usado no Brasil Imagem: ungvar/Shutterstock via Olhar Digital

A produção de concreto é responsável por aproximadamente 8% das emissões de carbono no mundo. No Brasil, o setor industrial, que abrange a produção de cimento e aço, contribui com 6,4% das emissões de gases do efeito estufa, conforme dados do Inventário Nacional de Gases do Efeito Estufa, publicado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações em 2022. Essas emissões decorrem dos processos produtivos e do uso de combustíveis como matéria-prima.

O uso de concreto é tradicional no Brasil, com mais de 100 anos de história. Embora o aço, especialmente na técnica de "steel frame", seja uma alternativa menos impactante, sua adoção ainda é limitada. Outras opções, como a madeira, são comuns em países como os Estados Unidos. Há também propostas inovadoras, como a mistura de isopor ao cimento, que, no entanto, dificultam a reciclagem dos resíduos gerados na construção.

Levi Torres, coordenador da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), destaca que o maior desafio no Brasil é a falta de separação adequada dos materiais nas obras. Essa prática não apenas melhora a segurança e a limpeza do ambiente de trabalho, mas também pode gerar uma economia de 20% nos custos de triagem e reciclagem.

Atualmente, cerca de 70% dos resíduos da construção civil são descartados de forma irregular em lixões, apesar de existirem 700 locais para descarte correto. Uma regulamentação de 2002 já exige que as empresas façam a separação e reciclagem, mas a falta de aplicação em nível municipal e estadual compromete sua eficácia. A pesquisa da Abrecon de 2022 revela que apenas 30% dos resíduos gerados são reciclados.

Um exemplo positivo é a cidade de Jundiaí, em São Paulo, onde a prefeitura implementou uma política eficaz de reciclagem, resultando em quase total aproveitamento dos entulhos. Essa abordagem não só é sustentável, mas também gera economia, com a produção de materiais reciclados sendo 50% mais barata que os convencionais. Nos primeiros meses de 2022, Jundiaí economizou mais de R$ 350 mil com a reciclagem de resíduos.

As iniciativas de reciclagem e a correta separação de resíduos são fundamentais para reduzir o impacto ambiental da construção civil. A mobilização da sociedade civil pode ser crucial para apoiar projetos que visem a melhoria das práticas de reciclagem e a conscientização sobre a importância da separação dos resíduos. Essa união pode fazer a diferença na promoção de um futuro mais sustentável.

Leia mais

Representantes de 184 países enfrentam prazo crítico para criar tratado global contra poluição por plásticos
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Representantes de 184 países enfrentam prazo crítico para criar tratado global contra poluição por plásticos
News Card

Representantes de 184 países tentam, em Genebra, elaborar um tratado internacional contra a poluição por plásticos após rejeição de proposta considerada "inaceitável". A Suíça sugere focar em três temas principais.

Áustria não envia presidente à COP-30 em Belém devido a altos custos de hospedagem e logística
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Áustria não envia presidente à COP-30 em Belém devido a altos custos de hospedagem e logística
News Card

O presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, não comparecerá à COP-30 em Belém devido aos altos custos da viagem, sendo substituído pelo ministro do Meio Ambiente. A ministra Marina Silva criticou os preços abusivos de hospedagem, que chegam a ser até 15 vezes maiores que o normal, o que pode comprometer a participação de delegações e os acordos climáticos.

Brasil tem potencial para liderar a agenda climática global, mas enfrenta desafios institucionais e orçamentários
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Brasil tem potencial para liderar a agenda climática global, mas enfrenta desafios institucionais e orçamentários
News Card

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) lançou um hub de economia e clima, visando integrar conhecimento científico e promover ações climáticas no Brasil, que enfrenta desafios institucionais. O evento destacou a urgência de transitar de uma gestão reativa para estratégias preventivas, com especialistas apontando que o Brasil possui vantagens únicas, como um vasto capital natural e uma matriz energética limpa.

Governo lança 68 obras de segurança hídrica no Nordeste, incluindo a Barragem de Oiticica no Rio Grande do Norte
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Governo lança 68 obras de segurança hídrica no Nordeste, incluindo a Barragem de Oiticica no Rio Grande do Norte
News Card

Governo brasileiro anuncia 68 obras de segurança hídrica no Nordeste, com investimento de R$ 10,4 bilhões, destacando a Barragem de Oiticica, inaugurada em março.

Brasil apresenta plano climático ambicioso, mas ignora transição dos combustíveis fósseis
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Brasil apresenta plano climático ambicioso, mas ignora transição dos combustíveis fósseis
News Card

Brasil apresenta o Plano Clima, com metas de redução de emissões de gases do efeito estufa, mas sem afastamento dos combustíveis fósseis, gerando críticas de especialistas e preocupações sobre a transição energética.

Febre oropouche atinge recorde de casos no Brasil, com mais de 10 mil registros em 2024
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Febre oropouche atinge recorde de casos no Brasil, com mais de 10 mil registros em 2024
News Card

Casos de febre oropouche no Brasil dispararam para 10.940 em 2024, com duas mortes. Pesquisadores apontam mudanças climáticas e novas cepas do vírus como fatores críticos para a epidemia.