Impacto Social

Brasil se prepara para lançar plano robusto de mercado de carbono em julho, impulsionando a transição energética

Cristina Reis anunciou que o Plano de Implementação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões será revelado em julho, detalhando diretrizes para o mercado de carbono no Brasil. A expectativa é que o novo sistema viabilize a venda de créditos de carbono, promovendo a transição energética e a restauração florestal.

Atualizado em
June 30, 2025
Clock Icon
3
min
Negócios verdes. A repórter Daniela Chiaretti, David Canassa (Votorantin), Aspen Andersen (Vibra ), Rafael Bittar (Vale ) e Gustavo Pinto ( PUC/Rio) — Foto: Marcelo Theobald/Agência O Globo

Em dezembro de 2024, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. Desde então, o setor aguarda a elaboração do Plano de Implementação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), que será divulgado em julho. A subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda, Cristina Reis, anunciou que o documento trará diretrizes para o mercado de carbono e a governança associada.

Cristina Reis participou do seminário “COP30 Amazônia: transição energética e mercado de carbono”, realizado em 18 de junho. Durante o evento, ela destacou que o plano de implementação está prestes a ser publicado e que ele definirá o passo a passo para o desenvolvimento do mercado de carbono. A divulgação incluirá também o anúncio do órgão gestor provisório responsável pela governança do sistema.

O SBCE faz parte do Plano de Transformação Ecológica, lançado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em 2023. O novo texto detalhará como funcionará a venda de créditos de carbono, permitindo que empresas que emitem menos carbono possam vender créditos para aquelas com índices mais altos de poluição. Essa dinâmica é essencial para a criação de um mercado eficiente e sustentável.

Ricardo Esparta, diretor técnico da EQAO, ressaltou a dificuldade em encontrar compradores para os créditos de carbono, afirmando que o mercado brasileiro deve levar cerca de cinco anos para se consolidar. Ele enfatizou a necessidade de permitir que as reduções de emissões sejam comercializadas, indicando que as empresas precisarão adquirir esses créditos no futuro.

Mariana Barbosa, da Re.green, destacou que o mercado de carbono abre novas oportunidades financeiras para a restauração florestal, uma prática que já existe no Brasil, mas que agora pode ser associada a um sistema de comercialização. Ela mencionou que sua empresa já restaurou 12 mil hectares em contratos com a Microsoft, mostrando que há potencial para crescimento nesse setor.

Cristina Reis afirmou que a regulação do mercado de carbono será feita com a participação institucionalizada, promovendo um diálogo contínuo. O desenvolvimento desse mercado pode impulsionar a tecnologia e a inovação no Brasil, além de contribuir para o progresso nacional. Em tempos de transformação ecológica, iniciativas que promovam a restauração ambiental e a sustentabilidade devem ser apoiadas pela sociedade civil, reforçando a importância da união em prol de um futuro mais verde.

Leia mais

Força-tarefa do GDF realiza limpeza e manutenção em áreas centrais do Distrito Federal
Impacto Social
Clock Icon
3
min
Força-tarefa do GDF realiza limpeza e manutenção em áreas centrais do Distrito Federal
News Card

Equipes do GDF realizam força-tarefa de limpeza e manutenção em áreas centrais do DF, incluindo parquinhos e quadras, com foco na melhoria da infraestrutura e qualidade de vida da população.

São Paulo aprova programa de combate à pobreza com auxílio de R$ 150 e acompanhamento familiar personalizado
Impacto Social
Clock Icon
3
min
São Paulo aprova programa de combate à pobreza com auxílio de R$ 150 e acompanhamento familiar personalizado
News Card

A Alesp aprovou um programa de combate à pobreza em São Paulo, que prevê R$ 150 mensais para famílias elegíveis e uma jornada de reintegração ao mercado de trabalho, com investimento de R$ 500 milhões. O programa visa atender 105 mil famílias até 2026, incluindo aquelas com renda per capita de até R$ 218, e não compete com o Bolsa Família, segundo a secretária de Desenvolvimento Social.

Governo investe R$ 2,4 bilhões em equipamentos para o SUS e prioriza fabricantes nacionais
Impacto Social
Clock Icon
3
min
Governo investe R$ 2,4 bilhões em equipamentos para o SUS e prioriza fabricantes nacionais
News Card

O governo brasileiro anunciou a compra de R$ 2,4 bilhões em equipamentos para o SUS, priorizando fabricantes nacionais, visando aumentar a produção local de insumos de saúde. A meta é elevar a produção de 45% para 50% até 2026 e 70% até 2033, fortalecendo a indústria e garantindo segurança na saúde.

Rua dos Protestantes em São Paulo apresenta cenário inédito com ausência de usuários de drogas e presença da GCM
Impacto Social
Clock Icon
3
min
Rua dos Protestantes em São Paulo apresenta cenário inédito com ausência de usuários de drogas e presença da GCM
News Card

A rua dos Protestantes, em São Paulo, apresenta um cenário inédito com a ausência de dependentes químicos, resultado de ações da Guarda Civil Metropolitana e agentes de saúde. O prefeito Ricardo Nunes destaca a importância da assistência social e segurança na redução de usuários, embora reconheça que o problema persiste. Comerciantes locais notam melhorias na segurança e limpeza, enquanto a Secretaria da Segurança Pública atribui a queda a operações contra o tráfico e prisões de líderes criminosos.

Ana Flávia Cabral inova à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira com tecnologia e inclusão feminina
Impacto Social
Clock Icon
4
min
Ana Flávia Cabral inova à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira com tecnologia e inclusão feminina
News Card

Ana Flávia Cabral, CEO da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, planeja usar inteligência artificial para criar concertos com vozes de cantores falecidos, promovendo inovação e diversidade na música clássica. A OSB, que completa 85 anos em 2025, busca romper com a imagem tradicional da orquestra, destacando a presença feminina em sua gestão e repertório.

Orquestra Locomotiva apresenta concertos gratuitos com arranjos de música clássica no Teatro Municipal de Santo André
Impacto Social
Clock Icon
3
min
Orquestra Locomotiva apresenta concertos gratuitos com arranjos de música clássica no Teatro Municipal de Santo André
News Card

A Orquestra Locomotiva apresenta concertos gratuitos no Teatro Municipal de Santo André nos dias 11 e 12 de junho, com arranjos de diversos estilos e solos de jovens músicos. A iniciativa visa tornar a música clássica acessível e divertida, prometendo momentos de cultura e entretenimento. Os ingressos devem ser reservados pela plataforma Sympla.