Líderes do BRICS lançam plano para aumentar financiamento climático, exigindo cumprimento de promessas de países ricos e propondo US$ 300 bilhões anuais até 2035 para países em desenvolvimento.

Na 17ª Cúpula do BRICS, realizada no Rio de Janeiro em sete de julho de dois mil e vinte e cinco, os líderes do bloco anunciaram um plano para aumentar o financiamento climático global, com foco em países em desenvolvimento. O documento, intitulado Declaração-Marco dos Líderes do BRICS sobre Finanças Climáticas, exige o cumprimento de promessas financeiras de países ricos e propõe uma nova meta de US$ 300 bilhões anuais até dois mil e trinta e cinco.
Os líderes reafirmaram o compromisso com o Acordo de Paris e condenaram o descumprimento de metas de redução de emissões por parte das nações desenvolvidas. O grupo solicitou que os países ricos honrem a promessa de US$ 100 bilhões por ano até dois mil e vinte e cinco, destacando que, embora os países em desenvolvimento tenham contribuído menos para as mudanças climáticas, são os mais vulneráveis aos seus impactos.
O plano enfatiza a necessidade de um financiamento baseado em doações, evitando o aumento da dívida dos países em desenvolvimento. Além disso, a declaração critica medidas ambientais unilaterais, como o Mecanismo de Ajuste de Carbono da União Europeia, que impõe tarifas com base em emissões, argumentando que essas práticas distorcem o comércio global e prejudicam as economias emergentes.
Entre os compromissos assumidos, o BRICS anunciou a criação do Marco de Cooperação para Melhorar o Financiamento da Ação Climática, que será revisado a cada cinco anos. O grupo também expressou apoio à presidência da África do Sul no G20 e à futura presidência do Brasil na COP30, em dois mil e vinte e cinco, em Belém.
Os líderes do BRICS destacaram que a mobilização de recursos financeiros é crucial para enfrentar os desafios climáticos e promover um desenvolvimento sustentável. Eles ressaltaram a importância de garantir que o financiamento climático seja acessível e disponível com urgência, priorizando as necessidades dos países em desenvolvimento.
Essa iniciativa do BRICS pode inspirar a sociedade civil a se unir em prol de projetos que visem apoiar as comunidades mais afetadas pelas mudanças climáticas. A colaboração e o engajamento coletivo são essenciais para garantir que as vozes dos menos favorecidos sejam ouvidas e que suas necessidades sejam atendidas.

Pesquisadores da EESC-USP estão desenvolvendo drones com sensores de gases e inteligência artificial para detectar incêndios florestais em São Carlos, visando uma resposta mais ágil e eficaz. A iniciativa, apresentada na FAPESP Week França, promete melhorar o monitoramento ambiental e a prevenção de queimadas, colaborando com a Defesa Civil e a prefeitura local.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se prepara para a COP 30 com novos produtos financeiros, como o fundo "Colabora" e a iniciativa "Reinveste mais", visando mobilizar recursos para a agenda climática. O presidente Ilan Goldfajn destacou a importância de unir carteiras de bancos locais para atrair investidores internacionais, mesmo diante do recuo dos Estados Unidos na agenda climática. O BID busca enfrentar os desafios do financiamento climático e aumentar a entrada de capital privado em mercados emergentes.

Estudo da USP revela que a economia azul no Brasil representa 2,91% do PIB e 1,07% do emprego, destacando sua interconexão com cadeias econômicas internas e a necessidade de políticas integradas.

A Toyota apresenta na Agrishow um protótipo funcional da picape Hilux movida a biometano, destacando a redução de até 90% nas emissões de carbono. O veículo, desenvolvido para atender a demanda de agricultores, ainda está em fase de testes e não tem data de lançamento definida.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para contestar novas regras de licenciamento ambiental que podem prejudicar povos indígenas e flexibilizar normas. A ministra criticou a falta de caráter vinculante dos pareceres das autoridades e a exclusão de terras não demarcadas, ressaltando a urgência de uma análise cuidadosa das propostas.

Relatório revela que jatos particulares nos EUA são responsáveis por 65% dos voos e 55% das emissões globais, com o Aeroporto Van Nuys se destacando como um dos mais poluentes. O uso crescente de jatos particulares aumentou suas emissões em 25% na última década.