Uma carreta atropelou 14 capivaras no Lago Sul, em Brasília, resultando na morte de 13 animais. O filhote sobrevivente foi resgatado e o condutor identificado. A Dema investiga o caso.

Na madrugada de quinta-feira, 10 de agosto, uma carreta atropelou quatorze capivaras na região do Lago Sul, em Brasília. O acidente resultou na morte de treze animais, com apenas um filhote sobrevivendo. O Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA) informou que o filhote foi resgatado e levado ao Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre (Hfaus), onde recebe cuidados médicos.
Imagens de segurança mostram o condutor acelerando o veículo ao perceber os animais na pista. Ao serem atingidas, algumas capivaras se assustaram e tentaram fugir para outra via. O BPMA foi acionado por volta das 5h40, após um solicitante relatar o atropelamento, mas não forneceu informações sobre o veículo.
Após a análise das imagens, a Polícia Militar Ambiental confirmou a identificação do condutor e do veículo envolvidos no acidente. A Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema) dará continuidade às investigações para apurar as responsabilidades e possíveis consequências legais para o motorista.
A nota do BPMA destaca que, embora o batalhão atue na preservação e resgate da fauna silvestre, a investigação criminal é de competência da Polícia Civil, especificamente pela Dema. Essa situação ressalta a importância de ações efetivas para proteger a fauna urbana, especialmente em áreas onde a convivência entre animais silvestres e humanos é mais intensa.
O incidente levanta preocupações sobre a segurança dos animais em áreas urbanas e a necessidade de conscientização sobre a preservação da fauna. A proteção de espécies como as capivaras é essencial para manter o equilíbrio ecológico e a biodiversidade local.
Vítimas do acidente podem precisar de ajuda na recuperação desse incidente, e iniciativas da sociedade civil podem fazer a diferença. Projetos voltados para a proteção da fauna e educação ambiental são fundamentais para evitar tragédias como essa no futuro.

Belém sedia o XVII Fórum Nacional de Governadores, onde serão definidas as contribuições dos estados para a COP 30, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, reunindo mais de 190 países. O evento, que começa às 10h no Parque da Cidade, contará com a presença de governadores e autoridades, abordando temas como descarbonização e justiça ambiental.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em dez cidades da Paraíba devido à estiagem, permitindo acesso a recursos federais para assistência. As prefeituras podem agora solicitar apoio para fornecer alimentos e água à população afetada.

A empresa responsável pelo aterro sanitário Ouro Verde teve seu plano de ação emergencial rejeitado pela Semad, após desabamento que comprometeu a qualidade da água na região. O aterro, que opera irregularmente em Área de Proteção Ambiental, já enfrentou multas e autuações. A Semad exige um novo plano em 24 horas, enquanto a contaminação da água é monitorada.

Estudo da Universidade de Rochester revela que substâncias químicas "eternas", como PFAS, podem prejudicar mais o desenvolvimento cerebral de meninos, aumentando diagnósticos de autismo e TDAH. Pesquisadores alertam para a necessidade de regulamentações rigorosas.

Cerca de 400 famílias do MST ocuparam a Usina São José, em protesto contra crime ambiental que matou mais de 235.000 peixes e exigem reforma agrária para agroecologia.

No Dia Mundial dos Elefantes, celebrado em 12 de agosto, destaca-se a importância da conservação dessas espécies ameaçadas, com apenas 400 mil elefantes africanos e 40 mil asiáticos restantes. A data, criada em 2011, une mais de cem organizações em prol da preservação.