O Carro da Vacina esteve no bairro Capão Comprido, aplicando vacinas, incluindo a gripe, e superou cinquenta doses administradas, reforçando a imunização na região. A iniciativa da Secretaria de Saúde (SES-DF) visa facilitar o acesso à vacinação, especialmente em áreas vulneráveis. Moradores destacam a importância da ação, que já foi replicada em diversas localidades do DF desde sua inauguração em janeiro de 2022.
O Carro da Vacina esteve no bairro Capão Comprido, na região administrativa de São Sebastião, no último sábado, 17 de maio. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), ofereceu vacinas do Calendário de Vacinação, incluindo a vacina contra a gripe, que agora está disponível para todos os públicos. A diarista Eliene da Silva, de 40 anos, aproveitou a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação de seu filho e destacou a importância da presença do Carro da Vacina na comunidade.
Eliene comentou: “Nem sempre a gente tem tempo livre para ir até a unidade de saúde, porque a gente trabalha de segunda a sexta. Então, o Carro da Vacina estar aqui perto de nós durante um sábado foi uma oportunidade maravilhosa.” A ação também beneficiou outras famílias, como a de Mariciene Neves, de 36 anos, que levou sua filha para atualizar o esquema vacinal, reforçando a importância da imunização desde o nascimento.
Esta foi a segunda vez que o Carro da Vacina percorreu a Região de Saúde Leste, que inclui Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Lago Sul, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral. Na primeira visita, realizada no início do mês, foram aplicadas 53 doses de vacinas. Desta vez, apenas no período da manhã, a equipe superou esse número, administrando 50 doses apenas contra a gripe.
A iniciativa foi inspirada em experiências bem-sucedidas na Região de Saúde Oeste, que abrange Brazlândia e Ceilândia. Ambas as regiões enfrentam desafios relacionados ao acesso à Atenção Primária em Saúde (APS), como áreas rurais extensas e altos índices de vulnerabilidade social. A chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Região de Saúde Leste, Samara Moreira, enfatizou a necessidade de novas estratégias para aumentar a cobertura vacinal.
Além das ações do Carro da Vacina, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) locais realizam um cronograma mensal de atividades em espaços públicos, visando alcançar mais pessoas. Desde sua inauguração em janeiro de 2022, o Carro da Vacina tem se mostrado uma ferramenta eficaz na luta contra a covid-19 e na atualização do cartão de vacinação da população.
O projeto também oferece testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e orientações odontológicas, contribuindo para a saúde da comunidade. Em situações como essa, a união da sociedade pode fazer a diferença, promovendo ações que garantam acesso à saúde e proteção para todos.

O Hemocentro de Ribeirão Preto inicia testes clínicos de fase 2 com terapia CAR-T para leucemia linfoide aguda e linfoma, enquanto o Laboratório NanoGeneSkin investe em nanotecnologia para doenças cutâneas.

A morte da cantora Preta Gil, em 20 de julho, destaca o aumento alarmante de câncer colorretal em jovens. O cirurgião Landwehrner Lucena alerta para a importância da colonoscopia e hábitos saudáveis na prevenção.

Pessoas com IMC entre 30 e 35 poderão realizar cirurgia bariátrica com comorbidades, e adolescentes a partir de 14 anos com IMC acima de 40 também estão incluídos nas novas diretrizes do CFM. Essa mudança visa ampliar o tratamento da obesidade e suas complicações.

Cirurgia no Hospital de Base de Brasília inova com uso de óculos de realidade mista em segmentectomia pulmonar, melhorando a precisão e preservação do pulmão da paciente.

A Anvisa autorizou testes clínicos da vacina contra a gripe aviária do Instituto Butantan, que poderá produzir 30 milhões de doses. A pesquisa envolve 700 voluntários e visa preparar o Brasil para possíveis pandemias.

A Secretaria de Saúde do DF destaca a importância de monitorar o colesterol, com queda nas mortes por infarto em 2025, resultado de ações preventivas e do projeto Sprint. O colesterol, essencial ao organismo, em excesso pode causar doenças graves. A SES-DF alerta para cuidados com a saúde cardiovascular e recomenda exames regulares.