O Centro Espírita Assistencial Nossa Senhora da Glória (Ceansg) celebrou 60 anos de atividades, destacando sua resiliência e planos de expansão social, como a criação de uma creche. A instituição, reconhecida pelo Iphan-DF, promove caridade e combate à intolerância religiosa.

O Centro Espírita Assistencial Nossa Senhora da Glória (Ceansg), fundado em 15 de agosto de 1965, é o terreiro mais antigo em funcionamento no Distrito Federal. Recentemente, a instituição celebrou seu aniversário e o dia de Iemanjá, reunindo médiuns e frequentadores. O Ceansg, que recebe cerca de 300 pessoas em dias de atendimento, destaca sua resiliência ao longo de seis décadas, incluindo a manutenção de suas atividades durante a pandemia.
Edinho da Silva, ogã-chefe do centro, enfatiza a importância de manter as portas abertas, mesmo em tempos difíceis. Ele relembra que a instituição nunca fechou, nem mesmo durante a pandemia. O Ceansg foi fundado pelo casal Jorge da Costa Faria e Jurema Pituba Faria, sendo Jurema a atual presidente espiritual, conhecida como Mãe Jurema. Em setembro, o centro realizará uma celebração especial em homenagem aos 100 anos de nascimento de Pai Jorge.
O Ceansg é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan-DF) e faz parte de um grupo de 26 terreiros inventariados no Distrito Federal. Ao longo de sua história, a instituição enfrentou desafios, como a proibição de crianças nas atividades durante a ditadura. Para contornar essa situação, o centro começou a realizar giras de criança durante o dia.
Edinho também aborda a questão da intolerância religiosa, destacando que, apesar de alguns episódios de discriminação, o Ceansg nunca enfrentou situações graves como invasões ou incêndios. Ele ressalta a necessidade de respeito às manifestações religiosas e critica a expressão "intolerância", preferindo falar em respeito às garantias constitucionais.
Dentro do Ceansg, a Sociedade Assistencial Recanto da Mãe Jurema (Sarema) atua há 30 anos, oferecendo assistência social sem distinção de raça ou classe social. Gilberto Marcos, presidente da Sarema, explica que a entidade realiza doações de cestas básicas, remédios e roupas, além de prestar assistência espiritual. A Sarema planeja expandir seus serviços, incluindo a criação de uma creche, mas aguarda apoio do governo para concretizar o projeto.
O nome do Ceansg homenageia Nossa Senhora da Glória, celebrada em 15 de agosto, e também se relaciona com a comemoração de Iemanjá, evidenciando o sincretismo religioso. O centro realiza giras de caridade e giras festivas, oferecendo consultas individuais com guias espirituais. A união da comunidade em torno de iniciativas sociais pode ser fundamental para apoiar projetos que visam ajudar os menos favorecidos e promover a inclusão social.

Gilson Rodrigues deixa a presidência do G10 Favelas, sendo sucedido por Fausto Filho, e inicia projeto de formação de empreendedores sociais, ampliando iniciativas para além das favelas.

A 26ª Semana de Pentecostes, liderada pelo padre Moacir Anastácio, ocorrerá de 1º a 8 de junho em Brasília, com foco na fé em tempos de incerteza e celebração das Velas de Pentecostes. Espera-se um grande público, com estrutura ampliada no Taguaparque.

Marcos Oliveira, ex-integrante de "A Grande Família", agradece a Tatá Werneck por doação de cestas básicas ao Retiro dos Artistas, onde reside. A atriz também pagava seu plano de saúde anteriormente.

O bailarino Décio Otero, ícone da dança brasileira e fundador do Ballet Stagium, faleceu aos 92 anos em São Paulo, deixando um legado de mais de 100 coreografias e uma forte influência social. O Stagium, a companhia de dança mais antiga do Brasil, destacou sua contribuição à arte e à luta política, com montagens que abordavam questões sociais e ecológicas. Otero também foi professor e autor, e sua trajetória na dança se estendeu por mais de sete décadas.

Nathalia Kaluana, aos 29 anos, fundou a Impacto Sustentável e a rede Capta Nordeste, que busca fortalecer ONGs locais no Nordeste, promovendo capacitações e acesso a recursos. A iniciativa já conta com 30 ONGs participantes e visa transformar o cenário desigual da filantropia na região.

A ONG Instituto Arayara moveu ação civil pública contra Airbnb, Booking e hotéis de Belém por preços abusivos durante a COP30, prejudicando a participação de delegações de países pobres. A organização busca a suspensão dos aumentos e a regulamentação das tarifas.