O Centro Paula Souza, vinculado ao Governo de São Paulo, abre inscrições para o primeiro doutorado gratuito em gestão e desenvolvimento da educação tecnológica, com doze vagas. O curso é voltado a professores e profissionais da educação, com foco em inclusão, destinando 20% das vagas a candidatos de grupos sub-representados. As inscrições vão até 23 de agosto e o processo seletivo inclui apresentação de projeto de pesquisa e prova dissertativa. As aulas começam em março de 2026.

O Centro Paula Souza, vinculado ao Governo de São Paulo, anunciou a abertura das inscrições para o primeiro doutorado gratuito em gestão e desenvolvimento da educação tecnológica. Este programa é voltado para professores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), além de profissionais da educação das redes pública e privada. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de agosto, sem taxa de inscrição, e são oferecidas doze vagas.
O doutorado é o primeiro na área de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e conta com a recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site oficial da instituição e atender a requisitos como a apresentação de um projeto de pesquisa, diploma de mestrado e fluência em duas línguas estrangeiras.
O processo seletivo inclui uma prova dissertativa, avaliação do projeto de pesquisa e uma entrevista. As linhas de pesquisa do programa abrangem formação do formador, gestão e avaliação, e educação tecnológica, cultura e sociedade. O curso terá duração de 48 meses, englobando disciplinas, atividades de pesquisa, estudos complementares e residência.
O calendário do processo seletivo prevê a realização da prova escrita em 13 de outubro, com entrevistas presenciais nos dias 11 e 12 de novembro. A matrícula dos aprovados ocorrerá entre 20 e 24 de novembro, e as aulas estão previstas para iniciar em março de 2026, com data a ser confirmada.
Além disso, 20% das vagas serão reservadas para candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, promovendo a inclusão e diversidade no ambiente acadêmico. Essa iniciativa é um passo importante para fortalecer a formação de profissionais qualificados na área de educação tecnológica.
Iniciativas como essa devem ser apoiadas pela sociedade civil, pois a educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico. O fortalecimento de programas de doutorado pode impactar positivamente a formação de educadores e a qualidade do ensino no Brasil.

Senai-DF oferece 5.940 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) anunciou a abertura de vagas para cursos gratuitos, com início em abril. As oportunidades são voltadas para pessoas de baixa renda e abrangem modalidades presencial, semipresencial e online. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Senai-DF.

A Faculdade de Comércio, criada pela ACSP, já formou 670 profissionais e possui 2,3 mil alunos, com 42,3% relatando aumento de renda após a graduação, visando combater a falta de mão de obra qualificada no varejo.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) abriu o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do vestibular de Medicina 2026, visando ampliar o acesso ao processo seletivo. Os interessados devem se inscrever entre 7 de agosto e 1º de setembro de 2025, com resultados divulgados em 12 de setembro. Recursos poderão ser apresentados entre 15 e 17 de setembro, com resultado final em 24 de setembro. O vestibular seguirá um modelo misto, combinando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com provas específicas.

Universidades públicas, como USP, Unicamp e Unesp, disponibilizam conteúdos gratuitos online para auxiliar estudantes na preparação para vestibulares e Enem, oferecendo videoaulas e provas anteriores. Essas iniciativas visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir os custos da preparação.

Hospital Regional de Santa Maria promove II Encontro de Conscientização sobre atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista, abordando humanização e inclusão social.

Martha Gabriel, futurista e pesquisadora, lança "Habilidades do Futuro", propondo uma educação focada em competências como pensamento crítico e criatividade. O evento Geração Senac em São Paulo abordará essas mudanças.