Estudante solicita reembolso após professor usar ChatGPT em aula, levantando questões éticas sobre o uso de IA na educação. Especialistas defendem uso crítico e embasado da tecnologia por educadores.
A recente solicitação de reembolso por parte de uma estudante, após um professor utilizar o ChatGPT para preparar uma aula, reacende o debate sobre a ética do uso de inteligência artificial na educação. Especialistas afirmam que, embora o uso da IA possa ser benéfico, ele deve ser feito de forma crítica e responsável, garantindo que o conteúdo seja validado pelo professor.
Elzo Brito, especialista em IA aplicada à educação, destaca que os professores podem usar ferramentas como o ChatGPT para criar aulas e atividades, mas o conteúdo deve sempre passar pela análise do educador. Ele alerta que, apesar dos avanços, a IA ainda pode gerar respostas imprecisas, uma vez que se baseia em informações disponíveis na internet, que podem ser de qualidade variável.
Lucas Chao, professor de Inteligência Artificial, enfatiza a importância de os educadores se familiarizarem com essas ferramentas. Ele sugere que os professores utilizem a IA como um assistente, delegando tarefas que poderiam ser atribuídas a um estagiário, enquanto as atividades mais complexas devem ser realizadas por eles. O conhecimento sobre a IA também ajuda a identificar quando os alunos a utilizam de maneira inadequada.
Juliana Caetano, coordenadora de Tecnologia de Educação, aponta que o uso da IA pode facilitar a criação de planos de aula e questionários. Ela menciona que treinamentos são oferecidos para incentivar os professores a adotarem essas tecnologias, destacando que a transparência no uso da IA pode aumentar a credibilidade do conteúdo apresentado aos alunos.
Os especialistas também alertam para a necessidade de proteger os dados dos alunos ao utilizar plataformas abertas. É recomendado que informações pessoais não sejam mencionadas e que características fictícias sejam usadas para simulações. Além disso, citar referências bibliográficas e explicar como a IA foi utilizada no material pode ajudar a promover um uso mais responsável da tecnologia entre os estudantes.
Essa situação evidencia a necessidade de um debate mais amplo sobre o uso da tecnologia na educação. Projetos que promovam a capacitação de professores e a conscientização sobre o uso ético da IA podem ser fundamentais para garantir que a educação se mantenha atualizada e eficaz. Nossa união pode ajudar a fortalecer iniciativas que busquem melhorar a formação educacional e a utilização responsável da tecnologia nas salas de aula.
As inscrições para o projeto Educação Fiscal EnCena 2025 foram prorrogadas até 14 de maio. Educadores do DF que atuam do 4º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio podem participar e concorrer a prêmios. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Economia (SEEC-DF) e visa capacitar professores da rede pública, promovendo a educação fiscal entre os alunos.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Sedet-DF) abriu inscrições para o Projeto Pró-Comunidade, com oitenta vagas em cursos de qualificação profissional. As inscrições vão de 14 a 22 de abril, e as aulas começam em 05 de maio, visando ampliar as oportunidades de emprego na região.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) promove nesta sexta-feira (30/5) o Dia da Inclusão Digital no Fórum de Ceilândia, oferecendo capacitação gratuita para acesso a serviços online da Justiça. A ação, organizada pela Secretaria de Atendimento ao Jurisdicionado (SEAJ), visa facilitar o uso autônomo das ferramentas digitais, com orientações sobre consulta de processos, uso do sistema PJe, e participação em audiências virtuais. Este evento é o primeiro de três edições programadas para 2025, com próximas datas em Planaltina e Santa Maria.
A Quero Bolsa oferece milhares de bolsas de estudo com até 90% de desconto para o 2º semestre de 2025, sem exigência de renda ou Enem, facilitando o acesso ao ensino superior.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) disponibilizou dez cursos gratuitos online na Coursera, abrangendo áreas como controle de sistemas e desenvolvimento ágil, sem exigência de formação prévia. Os cursos, ministrados por professores doutores, oferecem flexibilidade e a opção de obter um certificado por US$ 29, valorizando o currículo dos participantes.
Dispositivo vestível inova na navegação de pessoas com deficiência visual. Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong desenvolveram um assistente visual que fornece direções por voz e utiliza um algoritmo compacto para processar imagens, melhorando a interação com o ambiente.