A Resolução CNE/CEB nº 1 de 2024 estabelece diretrizes para a Educação Infantil no Brasil, visando qualidade e equidade. A professora Luciene Cavalcante destaca a urgência de um diagnóstico nacional sobre as condições das creches e valorização dos profissionais.

A Educação Infantil no Brasil passou por uma significativa transformação, deixando de ser um modelo assistencialista para se consolidar como a primeira etapa da educação básica. A Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 reconheceram a educação infantil como um direito da criança e um dever do Estado. Apesar dos avanços legais, mais de sessenta por cento das crianças de zero a três anos ainda não têm acesso a creches, evidenciando um grande desafio a ser enfrentado.
Estudos, como os do economista James Heckman, mostram que o investimento na primeira infância é crucial para o desenvolvimento econômico e social. Cada real investido nessa fase gera retornos significativos ao longo da vida, refletindo em maior escolaridade e melhor desempenho profissional. Contudo, a realidade das creches no Brasil é marcada por precariedade, com profissionais, em sua maioria mulheres, enfrentando condições de trabalho inadequadas e salários baixos, apesar de sua formação superior.
A Resolução CNE/CEB nº 1 de 2024, que estabelece diretrizes para a qualidade da Educação Infantil, busca reverter essa situação. As diretrizes abordam cinco dimensões essenciais: gestão democrática, formação profissional, proposta pedagógica, avaliação e infraestrutura. A implementação dessas diretrizes é fundamental para garantir a valorização dos educadores e a qualidade do atendimento nas creches.
O próximo Plano Nacional de Educação terá um papel crucial na definição de metas que visem combater as desigualdades de acesso e promover oportunidades de aprendizagem para crianças em situação de vulnerabilidade social. É necessário um diagnóstico nacional que avalie as condições estruturais e pedagógicas das creches, orientando políticas públicas baseadas em evidências e necessidades reais.
A valorização dos profissionais da educação infantil é um passo essencial para garantir a qualidade do atendimento. Melhorar as condições de trabalho, assegurar um piso salarial justo e promover a formação continuada são medidas que podem transformar a realidade das creches no Brasil. A luta por esses direitos é uma questão de justiça social e um investimento no futuro das crianças brasileiras.
É fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que visem melhorar a educação infantil. A união em torno dessa causa pode proporcionar recursos e apoio para transformar a realidade das creches, garantindo que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida.

A Universidade de São Paulo (USP) oferece cursos gratuitos online em diversas plataformas, democratizando o acesso ao conhecimento sem a necessidade de vestibular. Com conteúdos variados e certificados disponíveis, a USP utiliza portais como e-Aulas, YouTube, Coursera, Veduca e Univesp para facilitar o aprendizado.

Resultados do Enade 2023 mostram que 27,3% dos cursos de medicina em faculdades particulares têm notas baixas, enquanto nas públicas o índice é de apenas 6%. O MEC planeja regular o ensino superior.

O bônus regional, essencial para o acesso de estudantes de áreas com menos oportunidades ao curso de medicina, foi suspenso em várias universidades após decisão do STF, mas a Ufac decidiu mantê-lo. Matheus Santiago, aluno da Ufac, destaca que a medida é crucial para reduzir a evasão e garantir a permanência de estudantes locais. A universidade, que criou um processo seletivo próprio, busca equilibrar as condições de concorrência.

Exame de proficiência para novos médicos é aprovado, visando melhorar a qualidade da formação médica no Brasil, onde a má educação impacta o sistema de saúde.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a primeira chamada do ProUni 2025.2, com 211.202 bolsas disponíveis. Candidatos selecionados têm até 18 de julho para comprovar informações e a segunda chamada será em 28 de julho.

O Boulevard Shopping Brasília lança o Clube dos Pequenos Leitores, um projeto mensal gratuito que promove a leitura infantil com contação de histórias e autógrafos de autores locais. A iniciativa visa fortalecer o hábito da leitura nas famílias e enriquecer a cena literária da capital.