Ciclone se aproxima do Sudeste, trazendo chuvas intensas e risco de alagamentos. Inmet alerta para ventos fortes e deslizamentos em várias regiões do Brasil.
Um ciclone se formou próximo ao litoral do Sudeste e deve intensificar as chuvas na região a partir da manhã desta quinta-feira. A metereologista Andrea Ramos alerta que as chuvas poderão ser acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. No extremo Sul da Bahia, o alerta de acumulados significativos de chuva continua. O Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet) emitiu oito avisos para diversas áreas do país, destacando a formação de um centro de baixa pressão litorâneo.
As chuvas intensas são esperadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, com possibilidade de queda de granizo no Leste de Minas Gerais. O Inmet emitiu cinco avisos amarelos, que indicam "perigo potencial", com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos de 40 a 60 km/h. Apenas o Semiárido, parte do Sul e do Centro-Oeste não estão sob alerta.
No entanto, a situação é crítica na Bahia, especialmente em Ilhéus, onde as chuvas persistem devido à umidade constante. Um dos avisos amarelos também abrange metade do litoral de Santa Catarina, enquanto um alerta laranja, que indica "perigo", abrange o litoral do Rio Grande do Sul até Florianópolis, com chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.
O Inmet alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas áreas afetadas. As chuvas no Sul devem se concentrar entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com rajadas de vento também previstas. Outros dois avisos laranja abrangem partes significativas do Norte, Centro-Oeste e Nordeste, reforçando a necessidade de atenção da população.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua a atuar no Norte, trazendo canais de umidade que se estendem da Amazônia ao Oceano Atlântico. Essa condição explica as chuvas constantes na região, que devem mudar ao longo do mês. O Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alterações nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos.
As instruções do Instituto são essenciais para a segurança dos moradores em áreas vulneráveis. Vítimas de desastres naturais como esses podem precisar de apoio para a recuperação. A solidariedade da sociedade civil é fundamental para ajudar aqueles que enfrentam dificuldades em momentos críticos como este.
Duas baleias-jubarte foram resgatadas no litoral norte de São Paulo, totalizando o mesmo número de resgates da temporada anterior. O Instituto Argonauta destaca a importância de ações integradas para proteger esses animais.
A empresa X lançou uma nova linha de produtos sustentáveis, destacando um produto inovador que é mais eficiente e acessível, em parceria com organizações ambientais para aumentar a conscientização.
Maricultores de Angra dos Reis, RJ, enfrentam a recuperação da produção de vieiras após severa mortandade desde 2018, com um milhão de pré-sementes distribuídas em 2024 e diversificação para ostras e mexilhões.
Negociações climáticas em Bonn não avançaram em questões cruciais, como financiamento e adaptação, aumentando a pressão sobre a COP30 em Belém. O Brasil, anfitrião, enfrenta desafios históricos sem soluções práticas.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) frustrou um desmatamento ilegal em uma Área de Preservação Permanente no Setor Habitacional Arniqueiras, detendo o operador do trator. A ação foi resultado de uma denúncia recebida durante o patrulhamento.
Dezenove bairros do Rio de Janeiro agora contam com 21 novos sensores de qualidade do ar, resultado de uma parceria entre a prefeitura e a Google, visando melhorar o monitoramento ambiental. A iniciativa busca ampliar a cobertura em áreas carentes de dados, com informações em tempo real disponíveis à população.