O novo marco regulatório do MEC exige 50% do currículo de formação de professores presencial, gerando debates sobre a qualidade do ensino EAD, que já representa 87% das vagas em licenciaturas. Especialistas alertam para a necessidade de experiências práticas.
A formação de professores à distância (EAD) no Brasil tem crescido significativamente, com dados do último Censo da Educação Superior indicando que, em 2023, 87% das vagas de licenciatura eram de cursos EAD, especialmente em pedagogia. O número de graduados nessa modalidade mais que dobrou em 2022, alcançando 135 mil, o que representa 65% do total de formados. Em contrapartida, as licenciaturas presenciais sofreram uma queda de quase 40%, reduzindo sua participação para 35% dos concluintes.
O Ministério da Educação (MEC) está prestes a implementar um novo marco regulatório que exigirá que 50% do currículo dos cursos de formação de professores seja presencial. Essa mudança visa garantir a qualidade da formação docente, especialmente em relação às experiências práticas, que são essenciais para a atuação na educação básica. Especialistas alertam que a formação totalmente EAD pode não atender a essas necessidades, embora defendam a manutenção de uma parte do currículo à distância.
A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) expressa preocupação de que a nova exigência possa prejudicar a permanência de muitos alunos que dependem da flexibilidade do modelo EAD. Claudia Costin, especialista em políticas educacionais, sugere que um modelo híbrido pode ser uma solução viável, permitindo a formação prática em sala de aula, enquanto disciplinas teóricas podem ser oferecidas à distância.
Márcia Lopes Reis, professora da Faculdade de Ciências da Unesp Bauru, destaca que a experiência prática é crucial nas licenciaturas, pois a desconexão entre teoria e prática pode comprometer a formação dos futuros educadores. Ela ressalta que, embora o estágio seja uma parte importante do currículo, muitas vezes é realizado de forma isolada e com carga horária insuficiente.
Além disso, a evolução tecnológica e a pandemia trouxeram novos desafios ao ensino, como a necessidade de adaptação às tecnologias emergentes. Natália Fregonesi, coordenadora de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, enfatiza que a formação deve incluir habilidades relacionais que não podem ser adquiridas apenas por meio de aulas online. Ela defende que o estágio obrigatório deve ser iniciado nos primeiros semestres da formação, com acompanhamento adequado.
Com a crescente demanda por cursos EAD, é fundamental que a sociedade civil se mobilize para garantir a qualidade da formação docente. Projetos que visem melhorar a experiência de formação dos professores podem fazer a diferença na educação do país, promovendo um futuro mais promissor para as novas gerações. A união em torno de iniciativas que apoiem a formação de educadores é essencial para transformar a realidade educacional brasileira.
Fabiana Karla, atriz e humorista, foi diagnosticada com altas habilidades após incentivo do ator Odilon Wagner, revelando sua superdotação e a importância de apoio para indivíduos com potencial elevado.
O Ministério do Turismo e a UFMA oferecem curso online gratuito de Gestor de Turismo. Inscrições abertas até 30 de setembro de 2025. O curso, com 50 horas de duração, é totalmente online e visa qualificar profissionais do setor turístico. Com quatro módulos, aborda planejamento, legislação, gestão de projetos e habilidades sociocomportamentais. Os participantes recebem certificado ao atingir nota mínima de setenta pontos. É voltado a profissionais e estudantes interessados em desenvolver suas competências na área.
A Unicamp oferece cursos gratuitos online na Coursera, abrangendo diversas áreas. Qualquer pessoa pode se inscrever sem vestibular e obter certificado mediante taxa.
O Instituto Crescer lançou três cursos gratuitos na plataforma AVAMEC, focando em inteligência artificial, ciência de dados e novas tecnologias, com certificação para professores. As capacitações visam qualificar docentes e promover práticas inovadoras no ensino, utilizando narrativas transmídia e abordagens práticas.
Estão abertas as inscrições para quinze oficinas online gratuitas do projeto 'High Tech Course', que visa a inclusão digital e profissional de jovens e adultos. As aulas, promovidas pela Secti-DF e AJA Brasil, abrangem temas como informática, design e empreendedorismo, com certificação ao final.
O Centro Paula Souza (CPS) anunciou a abertura de inscrições para o Vestibular das Fatecs, com 12.550 vagas disponíveis para o segundo semestre de 2025. As inscrições vão até 6 de junho e a prova será em 29 de junho.