Uma pesquisa em São Paulo revela desigualdade alarmante entre escolas públicas e privadas, com 89,7% das estaduais apresentando desordem significativa, impactando a saúde e o comportamento dos adolescentes. O estudo, que envolveu 2.680 alunos, destaca a influência do ambiente escolar na formação dos jovens e a necessidade urgente de intervenções.

Um estudo recente realizado em escolas de São Paulo revelou desigualdades significativas entre as instituições de ensino públicas e privadas. A pesquisa, que envolveu dois mil seiscentos e oitenta estudantes do nono ano do ensino fundamental, analisou cento e dezenove escolas municipais, estaduais e particulares. Os resultados mostraram que até dezenove elementos de degradação foram identificados em algumas escolas da rede pública estadual, incluindo pichações e móveis danificados.
O escore médio de desordem foi de 0,25 nas escolas particulares, 4,46 nas municipais e 6,67 nas estaduais, evidenciando uma diferença de 27 vezes maior nas estaduais em comparação com as particulares. A pesquisa também constatou que 89,7% das escolas estaduais e 85,4% das municipais apresentaram pelo menos uma forma de desordem, enquanto nas particulares esse índice foi de apenas 21,9%.
Além das condições internas das escolas, o estudo avaliou o entorno das instituições públicas, onde foi observada uma maior presença de buracos nas calçadas, pichações e iluminação pública deficiente. O pesquisador Cézar Luquine Júnior destacou que ambientes degradados podem influenciar comportamentos de risco entre os adolescentes, transmitindo uma mensagem de descaso e abandono.
O levantamento utilizou quatro fontes de dados: questionários respondidos por estudantes, observações diretas das instalações escolares, questionários administrativos preenchidos por diretores e dados do Censo da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Embora o estudo não estabeleça relações causais, pesquisas futuras do autor buscarão explorar essa conexão.
Os dados também revelaram que a distorção idade-série no nono ano atinge quase 20% dos alunos em escolas públicas, em contraste com 4,6% nas particulares. O estudo enfatiza que as diferenças nas condições oferecidas impactam não apenas o desempenho escolar, mas também a sensação de acolhimento e segurança dos jovens nas escolas.
A Organização Mundial da Saúde reconhece a importância do ambiente escolar na prevenção da violência. O estudo, inédito no Brasil, pode contribuir para a adoção de medidas que previnam comportamentos de risco, como bullying e violência. Em situações como essa, a união da sociedade pode fazer a diferença, promovendo iniciativas que melhorem as condições das escolas e o bem-estar dos adolescentes.

Em 2024, as três melhores escolas do Enem no Ceará são particulares, com notas acima de 720, enquanto a primeira pública está em 12º lugar. Especialistas alertam sobre a influência socioeconômica nos resultados.

Brasil carece de educação técnica para enfrentar a economia digital, alerta Tatiana Ribeiro. Relatório do Movimento Brasil Competitivo propõe ações urgentes para melhorar a formação profissional e reduzir custos.

A UnDF lança a 2ª edição dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico, com 60 bolsas de R$ 700 por 12 meses. Inscrições de 28 de abril a 12 de maio.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo lança uma Escola de Formação Política para capacitar setecentos jovens em onze cidades capixabas. O curso gratuito de oitenta horas abordará políticas públicas e direitos humanos, sem viés ideológico.

O segundo Plano Nacional de Educação (PNE), instituído em 2014, não alcançou suas metas, levando à prorrogação até 2025. A instabilidade orçamentária das universidades federais compromete a democratização do ensino superior.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Sedet-DF) abriu inscrições para o Projeto Pró-Comunidade, com oitenta vagas em cursos de qualificação profissional. As inscrições vão de 14 a 22 de abril, e as aulas começam em 05 de maio, visando ampliar as oportunidades de emprego na região.