Mães negras promovem diálogos antirracistas com mães brancas, destacando a urgência do letramento racial desde a infância. O racismo estrutural no Brasil exige ações contínuas para combater desigualdades.

Criar crianças negras no Brasil é um desafio constante. Desde a infância, as famílias precisam prepará-las para um mundo onde a cor da pele é um fator de discriminação. As marcas do racismo podem surgir em forma de piadas, olhares ou exclusões durante brincadeiras. Enquanto isso, muitas famílias brancas acreditam que o diálogo sobre racismo pode ser adiado, pensando que “ainda é cedo” ou que “as crianças não entendem”. No entanto, esse silêncio apenas alimenta o racismo.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que trabalhadores negros e pardos recebem, em média, 40% menos que seus colegas brancos. Além disso, um levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aponta que meninas negras têm três vezes mais chances de abandonar a escola em comparação às brancas. Para abordar essa questão, mães negras têm promovido diálogos com mães brancas, enfatizando a importância do letramento racial desde a infância.
Luana Genot, diretora-executiva do Instituto Identidades do Brasil (IDBR), compartilha sua experiência ao ver sua filha de sete anos enfrentando discriminação em uma academia. Ela destaca que, ao contrário de sua própria infância, sua filha possui o letramento racial necessário para identificar e nomear o racismo. Luana afirma que a ideia de que crianças brancas não percebem diferenças raciais é ilusória, pois elas rapidamente captam as hierarquias sociais ao seu redor.
Recentemente, um grupo de mães organizou um ato antirracista após estudantes de uma escola particular em São Paulo serem vítimas de racismo em um shopping. Sandra Campos, uma das mães, enfatiza a importância de preparar os filhos para a realidade do racismo, enquanto Leni Pires das Mercês, mãe de uma das vítimas, relata que a leitura de livros antirracistas em casa é fundamental para discutir a representação de pessoas negras na mídia.
As mães entrevistadas concordam que o combate ao racismo deve ser uma prática diária, envolvendo escolhas cotidianas, como a leitura de livros de autores negros e indígenas e a diversificação de brinquedos. A socióloga Luciana Bento ressalta que as crianças não devem naturalizar o racismo e que é essencial discutir as diferenças de tratamento entre brancos e negros desde cedo. A educação antirracista deve ser uma prioridade nas famílias.
Essas iniciativas mostram que o antirracismo não é apenas uma responsabilidade das famílias negras, mas de toda a sociedade. A união em torno dessa causa pode gerar mudanças significativas. Projetos que promovem a educação e a conscientização sobre o racismo devem ser apoiados, pois são essenciais para construir um futuro mais justo e igualitário para todos.

Um estudo revela que o aumento do consumo de ultraprocessados está associado a um crescimento de até 14% nas mortes prematuras em países com alta ingestão desses produtos. Pesquisadores destacam a urgência de políticas globais para combater essa tendência.

Pai Olavo é o primeiro Líṣà Ògbóni do Brasil, coroado por líderes da tradição iorubá, fortalecendo a conexão cultural e espiritual entre o Brasil e a ancestralidade africana. Ele destaca a importância da preservação das tradições afro-brasileiras e atua em projetos de formação e acolhimento emocional.

Durante o CB.Saúde, a psicóloga Alessandra Arrais enfatizou a necessidade de espaços dedicados para mães em luto gestacional, conforme a Lei Distrital nº 1.478/2024, e criticou a desvalorização da dor por profissionais de saúde.

Em 2024, o Maranhão se destaca com 80% de seus presos trabalhando, superando a meta do Plano Nacional Pena Justa, que visa ressocialização e redução da reincidência. O programa estadual promove dignidade e oportunidades.

Levantamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social revela que cerca de dois mil programas sociais utilizam o Cadastro Único, com 19 estados implementando políticas de transferência de renda semelhantes ao Bolsa Família. A falta de coordenação entre os níveis de governo gera críticas, enquanto especialistas destacam a importância de um mapeamento nacional para garantir a eficácia e sustentabilidade dessas iniciativas.

O projeto Labirinto Zona Norte inicia sua programação formativa com cursos gratuitos de literatura, ministrados por Beatriz Resende, Jean Carlos Azuos e Paula de Oliveira Camargo, no Caixa Cultural. Essa iniciativa visa fortalecer as vozes dos subúrbios cariocas e promover a literatura local.