A conclusão da educação básica entre brasileiros com 25 anos ou mais aumentou para 56% em 2024, mas 44% ainda não completaram o ensino médio, evidenciando desigualdades raciais e regionais.

A proporção de brasileiros com 25 anos ou mais que completaram a educação básica aumentou para 56%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Educação de 2024. Esse número representa um crescimento de dez pontos percentuais desde 2016, quando a taxa era de 46%. Apesar do avanço, ainda há 44% dessa população sem diploma de ensino médio, refletindo desigualdades raciais e regionais significativas.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em comparação com países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ainda está atrás. Enquanto a média de pessoas sem educação básica completa na OCDE é de 20%, o Brasil apresenta um percentual de 44%. Na América Latina, o país também fica atrás de nações como Colômbia, Argentina e Chile.
Entre 2010 e 2019, as taxas de conclusão do ensino médio no Brasil melhoraram continuamente, mas a pandemia de Covid-19 interrompeu esse progresso em 2020. Em 2023, no entanto, a trajetória de crescimento foi retomada. Além disso, as taxas de abandono escolar diminuíram, passando de 12,5% em 2010 para 3,6% em 2023, especialmente no primeiro ano do ensino médio, onde o risco de desistência é maior.
Apesar das melhorias, o Nordeste é a única região onde menos da metade da população com 25 anos ou mais concluiu o ensino médio, com apenas 47%. Essa taxa é inferior à média nacional, que superou esse patamar desde 2017. As desigualdades raciais também são evidentes, com adultos brancos estudando em média 11 anos e 63,4% desse grupo completando o ensino médio, enquanto pretos e pardos têm uma média de 9,4 anos de escolaridade, com apenas 50% concluindo a educação básica.
Embora o Brasil tenha reduzido o número de novos adultos sem educação básica, a reintegração de pessoas que abandonaram os estudos na infância ou adolescência continua sendo um desafio. Com 44% da população acima de 25 anos sem diploma de ensino médio, isso representa mais de 60 milhões de pessoas. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) registrou em 2024 o menor número de matrículas da história, com apenas 198 mil alunos, apesar do investimento de R$ 120 milhões pelo Ministério da Educação (MEC) para criar novas vagas.
Esses dados ressaltam a importância de iniciativas que promovam a inclusão educacional e a reintegração de jovens e adultos ao sistema de ensino. A mobilização da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar projetos que visem a melhoria da educação e a redução das desigualdades. A união em torno de causas sociais pode fazer a diferença na vida de milhões de brasileiros que ainda buscam completar sua formação educacional.

Haleon divulga estudo que revela que 74% dos brasileiros enfrentam barreiras no acesso à saúde, destacando a urgência de políticas inclusivas e a promoção do autocuidado.

Estudo revela que mudar o turno escolar não melhora o desempenho de alunos com TDAH. Pesquisa com 2.240 estudantes mostra que dificuldades permanecem, independentemente do horário das aulas.

A Fundação Cecierj abre inscrições para sete mil vagas em cursos gratuitos para professores da educação básica, com foco em 21 novas disciplinas. As aulas ocorrem de 3 de junho a 25 de agosto de 2025.

Rudney Soares lidera nova Comissão de Saúde Mental em São Paulo, focando na convivência escolar e orientação educacional. O encontro, agendado para 7 de maio, abordará a proibição de celulares e a série "Adolescência". A comissão, composta por mais de dez escolas, visa aprimorar a formação de orientadores educacionais, essenciais para o bem-estar dos alunos.

Em 2023, ao celebrar cinco décadas do primeiro Ciep, o debate entre Leonel Brizola e Fernando Henrique Cardoso em 1994 destaca a urgência por uma educação de qualidade no Brasil. A desigualdade educacional persiste, mas há potencial para expandir a educação integral.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) abriu inscrições para curso gratuito de aprendizagem industrial, destinado a jovens de 14 a 24 anos. As aulas visam capacitar para o primeiro emprego na indústria. As inscrições vão até 11 de junho, com provas agendadas entre 3 e 26 de junho.