A conclusão da educação básica entre brasileiros com 25 anos ou mais aumentou para 56% em 2024, mas 44% ainda não completaram o ensino médio, evidenciando desigualdades raciais e regionais.
A proporção de brasileiros com 25 anos ou mais que completaram a educação básica aumentou para 56%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Educação de 2024. Esse número representa um crescimento de dez pontos percentuais desde 2016, quando a taxa era de 46%. Apesar do avanço, ainda há 44% dessa população sem diploma de ensino médio, refletindo desigualdades raciais e regionais significativas.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em comparação com países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ainda está atrás. Enquanto a média de pessoas sem educação básica completa na OCDE é de 20%, o Brasil apresenta um percentual de 44%. Na América Latina, o país também fica atrás de nações como Colômbia, Argentina e Chile.
Entre 2010 e 2019, as taxas de conclusão do ensino médio no Brasil melhoraram continuamente, mas a pandemia de Covid-19 interrompeu esse progresso em 2020. Em 2023, no entanto, a trajetória de crescimento foi retomada. Além disso, as taxas de abandono escolar diminuíram, passando de 12,5% em 2010 para 3,6% em 2023, especialmente no primeiro ano do ensino médio, onde o risco de desistência é maior.
Apesar das melhorias, o Nordeste é a única região onde menos da metade da população com 25 anos ou mais concluiu o ensino médio, com apenas 47%. Essa taxa é inferior à média nacional, que superou esse patamar desde 2017. As desigualdades raciais também são evidentes, com adultos brancos estudando em média 11 anos e 63,4% desse grupo completando o ensino médio, enquanto pretos e pardos têm uma média de 9,4 anos de escolaridade, com apenas 50% concluindo a educação básica.
Embora o Brasil tenha reduzido o número de novos adultos sem educação básica, a reintegração de pessoas que abandonaram os estudos na infância ou adolescência continua sendo um desafio. Com 44% da população acima de 25 anos sem diploma de ensino médio, isso representa mais de 60 milhões de pessoas. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) registrou em 2024 o menor número de matrículas da história, com apenas 198 mil alunos, apesar do investimento de R$ 120 milhões pelo Ministério da Educação (MEC) para criar novas vagas.
Esses dados ressaltam a importância de iniciativas que promovam a inclusão educacional e a reintegração de jovens e adultos ao sistema de ensino. A mobilização da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar projetos que visem a melhoria da educação e a redução das desigualdades. A união em torno de causas sociais pode fazer a diferença na vida de milhões de brasileiros que ainda buscam completar sua formação educacional.
O Ministério da Educação (MEC) impôs novas regras para o ensino a distância (EAD), exigindo mais infraestrutura e aulas ao vivo, o que pode elevar mensalidades e fechar polos, especialmente em cidades pequenas.
A OMS atualiza diretrizes para prevenir gravidez na adolescência, focando em educação e proibição do casamento infantil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que complicações na gestação são a principal causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos, especialmente em países de baixa renda. Com mais de 21 milhões de adolescentes grávidas anualmente, a OMS recomenda ações globais para garantir educação e acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva, além de leis que proíbam o casamento antes dos 18 anos. A atualização das diretrizes visa combater desigualdades de gênero e promover um futuro mais seguro para meninas e mulheres jovens.
A Microsoft e a Nova Escola lançaram o curso gratuito "Professores do Futuro", que capacitará dez mil educadores no uso ético da Inteligência Artificial na educação, impactando sessenta mil alunos. O curso inclui dez planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e recursos da Microsoft, promovendo a integração da IA no ensino fundamental.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, se reuniu com gestores escolares em Sobradinho II para discutir melhorias na infraestrutura e gratificações para professores. Demandas incluem reformas urgentes e aumento de recursos.
O Ministério da Educação estabeleceu novas regras para cursos de Saúde, Engenharia e Agricultura, exigindo maior carga horária presencial e restringindo o EAD em áreas específicas. A mudança visa garantir a qualidade do ensino.
Em 2024, a taxa de jovens de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham no Brasil caiu para 18,5%, refletindo uma melhora no mercado de trabalho, mas ainda revela desigualdades de gênero e raça.