A conclusão da educação básica entre brasileiros com 25 anos ou mais aumentou para 56% em 2024, mas 44% ainda não completaram o ensino médio, evidenciando desigualdades raciais e regionais.
A proporção de brasileiros com 25 anos ou mais que completaram a educação básica aumentou para 56%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Educação de 2024. Esse número representa um crescimento de dez pontos percentuais desde 2016, quando a taxa era de 46%. Apesar do avanço, ainda há 44% dessa população sem diploma de ensino médio, refletindo desigualdades raciais e regionais significativas.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em comparação com países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ainda está atrás. Enquanto a média de pessoas sem educação básica completa na OCDE é de 20%, o Brasil apresenta um percentual de 44%. Na América Latina, o país também fica atrás de nações como Colômbia, Argentina e Chile.
Entre 2010 e 2019, as taxas de conclusão do ensino médio no Brasil melhoraram continuamente, mas a pandemia de Covid-19 interrompeu esse progresso em 2020. Em 2023, no entanto, a trajetória de crescimento foi retomada. Além disso, as taxas de abandono escolar diminuíram, passando de 12,5% em 2010 para 3,6% em 2023, especialmente no primeiro ano do ensino médio, onde o risco de desistência é maior.
Apesar das melhorias, o Nordeste é a única região onde menos da metade da população com 25 anos ou mais concluiu o ensino médio, com apenas 47%. Essa taxa é inferior à média nacional, que superou esse patamar desde 2017. As desigualdades raciais também são evidentes, com adultos brancos estudando em média 11 anos e 63,4% desse grupo completando o ensino médio, enquanto pretos e pardos têm uma média de 9,4 anos de escolaridade, com apenas 50% concluindo a educação básica.
Embora o Brasil tenha reduzido o número de novos adultos sem educação básica, a reintegração de pessoas que abandonaram os estudos na infância ou adolescência continua sendo um desafio. Com 44% da população acima de 25 anos sem diploma de ensino médio, isso representa mais de 60 milhões de pessoas. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) registrou em 2024 o menor número de matrículas da história, com apenas 198 mil alunos, apesar do investimento de R$ 120 milhões pelo Ministério da Educação (MEC) para criar novas vagas.
Esses dados ressaltam a importância de iniciativas que promovam a inclusão educacional e a reintegração de jovens e adultos ao sistema de ensino. A mobilização da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar projetos que visem a melhoria da educação e a redução das desigualdades. A união em torno de causas sociais pode fazer a diferença na vida de milhões de brasileiros que ainda buscam completar sua formação educacional.
Mais de 300 mil crianças e adolescentes retornaram à escola entre 2017 e 2025, graças à Busca Ativa do Unicef, mas ainda há 993,4 mil fora da educação formal. A evasão escolar é um desafio persistente no Brasil.
O Inep planeja uma nova matriz para o Enem, prevista para 2028, enquanto a UFMG adota um vestibular seriado, mantendo o Sisu como principal acesso ao ensino superior. Essas mudanças visam melhorar a avaliação da educação básica e a experiência dos estudantes.
Censo Escolar revela crescimento de apenas 1,6% nas matrículas em creches, o menor desde 2007, com 39% de crianças de zero a três anos matriculadas, evidenciando desigualdades.
O musical infantil "Família Dindim" chega ao Rio de Janeiro, oferecendo uma abordagem lúdica sobre educação financeira. A peça ensina crianças sobre crédito, débito e planejamento de forma divertida e acessível.
O Dia Mundial da Educação ressalta a importância do Ensino Médio, onde o Sesi-SP e o Senai-SP oferecem formação técnica integrada, reduzindo a evasão escolar e preparando alunos para o mercado de trabalho. Essa abordagem inovadora, que combina teoria e prática, resulta em uma taxa de evasão de apenas 2,4%, comparada aos 5,9% do Ensino Médio tradicional. A educação técnica não só aumenta a empregabilidade, mas também prepara os jovens para o Ensino Superior, contribuindo para um futuro mais promissor.
Senac-RS oferece 4.742 vagas em cursos técnicos gratuitos em 39 municípios. Inscrições até 27 de abril. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Rio Grande do Sul (Senac-RS) abriu inscrições para cursos técnicos gratuitos, com 4.742 vagas disponíveis em 39 municípios. As aulas começam em 13 de maio, com opções presenciais e a distância. Para se inscrever, é necessário comprovar renda familiar de até dois salários-mínimos e ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. Os cursos abrangem áreas de alta demanda, como gestão, saúde e tecnologia, e os resultados dos selecionados serão divulgados em 29 de abril.