A Prefeitura de São Paulo ampliou a jornada nas escolas de tempo integral de sete para nove horas diárias, totalizando 50 horas/aula semanais, com novas disciplinas focadas em competências cognitivas e socioemocionais. A medida, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, visa oferecer uma formação mais completa a 414,1 mil alunos da rede municipal.

A Prefeitura de São Paulo anunciou a ampliação da jornada nas escolas de tempo integral de sete para nove horas diárias, totalizando cinquenta horas de aula semanais. A decisão foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação e divulgada na última sexta-feira, dia quinze. Com essa mudança, a matriz curricular das escolas passa a incluir novas disciplinas, como jogos e estratégias de raciocínio lógico, além de reforço em literatura e educação digital.
O prefeito Ricardo Nunes e o secretário de educação, Fernando Padula, estiveram presentes na EMEF Padre Serafin Martinez Gutierrez, localizada na zona leste da cidade, para o anúncio. Segundo a secretaria de educação, o objetivo da ampliação é proporcionar uma formação mais completa aos alunos, desenvolvendo competências cognitivas, criativas e socioemocionais.
Atualmente, aproximadamente quatrocentos e quatorze mil alunos da rede municipal, que conta com mais de um milhão de estudantes, já estão inseridos no ensino integral em quatrocentas e quarenta e quatro unidades de ensino. A gestão de Nunes (MDB) alinha-se ao modelo do estado de São Paulo, que também oferece sete horas diárias em suas escolas de tempo integral.
Na rede estadual, os alunos ainda têm a opção de cursar sete horas, com horários que variam entre as sete da manhã e as duas da tarde ou das quatorze horas e quinze minutos às vinte e uma horas e quinze minutos. Desde dois mil e vinte e três, o ensino integral tem crescido significativamente em São Paulo, especialmente após a sanção de uma lei pelo presidente Lula (PT) que incentiva essa modalidade de ensino.
A nova legislação regulamenta o repasse de recursos e assistência técnica da União para estados e municípios, visando aumentar o número de vagas em escolas de tempo integral, com jornadas iguais ou superiores a sete horas diárias. Essa iniciativa busca garantir uma educação mais robusta e inclusiva para os estudantes.
Com a ampliação da jornada escolar, é fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que promovam a educação integral. Projetos que visem a melhoria das condições de ensino e a inclusão de novas disciplinas podem fazer uma diferença significativa na formação das futuras gerações. Nossa união pode ser a chave para transformar a realidade educacional e garantir um futuro melhor para todos.

Irmãs de Barueri, SP, Beatriz e Isabella Toassa foram reconhecidas no "Global Child Prodigy Awards" em Londres, destacando-se na categoria Educação e promovendo a ciência brasileira globalmente. Elas entregaram um telescópio a um ganhador do Nobel e anunciaram um clube de ciência em parceria com a Embaixada dos EUA.

O InfoMoney e a XP Educação disponibilizam 25 mil bolsas de estudos gratuitas para um curso de dez dias sobre investimentos, com inscrições até 8 de junho. A iniciativa visa desmistificar o mercado financeiro para iniciantes. Os participantes terão acesso a um conteúdo estruturado e prático, ideal para quem deseja começar a investir com segurança. Além disso, os 25 primeiros concluintes receberão um cupom de R$ 1 mil para aprofundar seus estudos.

O segundo Plano Nacional de Educação (PNE), instituído em 2014, não alcançou suas metas, levando à prorrogação até 2025. A instabilidade orçamentária das universidades federais compromete a democratização do ensino superior.

A inclusão digital dos idosos no Distrito Federal enfrenta desafios, com um aumento de 400% em golpes digitais. Iniciativas de cursos de informática visam melhorar a segurança e a qualidade de vida dessa população.

A Fundação Nilo Coelho oferece 60 cursos gratuitos do ‘Projeto Universo Criativo’ até 5 de maio, focando em jovens em vulnerabilidade social. As formações abrangem diversas áreas.

Ministério Público de Goiás solicita à Procuradoria-Geral da República a inconstitucionalidade da Resolução Normativa 424/2017 da ANS, que reduz terapias para crianças com Transtorno do Espectro Autista.