Educação

Educação brasileira enfrenta crise alarmante com quase 1 milhão de crianças sem alfabetização adequada

Resultados do Saeb de 2023 revelam que 44,9% dos alunos do 5º ano no Brasil não estão adequadamente alfabetizados, refletindo uma crise educacional que se agrava desde 2017. A situação é alarmante, com quase 1 milhão de crianças enfrentando dificuldades em leitura, o que compromete seu aprendizado em outras disciplinas. A desigualdade racial e socioeconômica se intensifica, perpetuando ciclos de pobreza e exclusão social.

Atualizado em
May 18, 2025
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Desigualdade racial no ensino básico aumentou na última década - Zanone Fraissat - 30.ago.2018/Folhapress

A educação brasileira enfrenta uma crise alarmante, conforme revelam os resultados de 2023 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Quase um milhão de crianças que concluíram o 5º ano não estão adequadamente alfabetizadas, representando 44,9% dos alunos do ensino público. Esses estudantes obtiveram notas abaixo de 200 pontos em uma escala que vai até 400, sendo classificados nos níveis de proficiência "insuficiente" ou "inadequado".

Esses dados indicam que 45 de cada 100 alunos do ensino fundamental público têm dificuldades em localizar informações em textos, diferenciar fatos de opiniões e reconhecer temas centrais. A situação é ainda mais preocupante, pois a deficiência na alfabetização básica impacta diretamente o aprendizado em outras disciplinas, como matemática e ciências. A série histórica do Saeb mostra que, entre 2007 e 2017, houve uma melhora significativa, com 60,7% dos alunos alcançando um nível "adequado" de aprendizado em língua portuguesa.

Após 2017, no entanto, o Brasil começou a reverter essa tendência de progresso, um fenômeno que não pode ser atribuído exclusivamente aos efeitos da pandemia. Embora alguns avanços tenham sido registrados em 2023, eles não foram suficientes para recuperar os níveis de aprendizado anteriores. A falta de dados em nível municipal, suspensos pelo Inep em 2021, dificulta a análise das causas dessa reversão e a identificação de boas práticas que poderiam ser replicadas.

Além disso, a maioria dos alunos com as piores classificações provém de famílias em situação socioeconômica desfavorecida. A qualidade da educação pública no Brasil é uma barreira significativa para a redução da desigualdade social, perpetuando ciclos de pobreza e exclusão. Essa realidade resulta em uma mão de obra menos qualificada e em uma produtividade estagnada, refletindo a ineficácia das políticas públicas implementadas ao longo dos anos.

O Brasil é um dos países com menor mobilidade social do mundo, e o sistema educacional parece contribuir para essa situação. A baixa qualidade do ensino não apenas limita as oportunidades dos estudantes, mas também compromete o futuro do país. A análise dos dados do Saeb evidencia a necessidade urgente de ações efetivas para reverter esse quadro e garantir uma educação de qualidade para todos.

Nessa conjuntura, é fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que visem melhorar a educação pública. Projetos que promovam a alfabetização e o aprendizado em áreas essenciais podem fazer a diferença na vida de milhares de crianças. A união em torno de causas educacionais pode transformar o futuro e oferecer novas oportunidades para os menos favorecidos.

Folha de São Paulo
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