A autora clama por uma Política Nacional para a Primeira Infância, destacando a urgência de garantir educação de qualidade e combater a violência nas escolas, que reflete a falta de empatia na sociedade.

A educação no Brasil enfrenta desafios profundos, como a desigualdade de acesso e a qualidade entre instituições públicas e privadas. Recentemente, a autora destacou a urgência de uma Política Nacional para a Primeira Infância, enfatizando a necessidade de empatia e a crescente violência nas escolas. Investir em educação e respeito é fundamental para garantir um futuro melhor para as crianças.
A escola desempenha um papel crucial na formação de crianças e adolescentes, sendo um espaço onde se moldam identidades e futuros. A autora, que sempre foi uma aluna dedicada, reconhece que a educação tem um potencial transformador. No entanto, a meritocracia se torna uma falácia diante da brutal desigualdade de condições enfrentadas por estudantes em diferentes contextos socioeconômicos.
O acesso a um ensino público e gratuito de qualidade deve ser um direito fundamental, conforme garantido pela Constituição. A falta de uma política clara para a infância no Brasil impede que as crianças tenham acesso a direitos básicos, como saúde, educação e segurança alimentar. A autora ressalta que estamos próximos de estabelecer uma Política Nacional para a Primeira Infância, o que pode ser um passo significativo para a transformação social.
A violência nas escolas, que se manifesta em atitudes misóginas, racistas e capacitistas, é uma preocupação crescente. A falta de empatia entre adultos e a educação de crianças em um ambiente de conflito são alarmantes. É essencial que pais e educadores promovam a tolerância e o respeito como valores fundamentais na convivência. O Estado também deve valorizar as escolas e os professores, investindo em suas carreiras e condições de trabalho.
O futuro da sociedade depende do compromisso coletivo em priorizar a educação e a formação de cidadãos conscientes. A autora convoca todos a se engajarem em suas comunidades, colocando a educação e o respeito ao próximo como prioridades. A transformação social começa com ações concretas que valorizem a infância e a educação de qualidade.
Nesta conjuntura, a união da sociedade pode fazer a diferença. Projetos que visam apoiar a educação e o bem-estar das crianças devem ser incentivados, pois podem impactar positivamente a vida de muitos. É fundamental que todos se mobilizem para garantir que as futuras gerações tenham acesso a um ambiente educacional seguro e respeitoso.

Ministro da Educação, Camilo Santana, cria grupo de especialistas para garantir transparência dos dados do Saeb e apresenta o Indicador Criança Alfabetizada como novo padrão de alfabetização.

Curso de Letramento Racial capacita professores em práticas antirracistas no DF. A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal promove, em 16 de abril, um curso para 37 educadores no Centro Educacional 04 do Guará, visando combater o racismo estrutural e fomentar a diversidade nas escolas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu novas regras para a educação à distância no Brasil, restringindo cursos 100% online e exigindo carga horária presencial mínima. A medida visa garantir a qualidade do ensino superior.

A Faculdade Anhanguera oferecerá cursos de férias gratuitos entre 22 e 30 de julho, em várias unidades, com emissão de certificado digital. As aulas, que ocorrem às 19h, abordam temas práticos como saúde, nutrição e inteligência artificial, visando democratizar o conhecimento e preparar os alunos para o mercado de trabalho.

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) oferece visitas guiadas gratuitas para escolas, incluindo transporte para instituições públicas e intérprete de libras aos sábados. A iniciativa "Rolê Cultural" visa enriquecer a experiência dos estudantes com arte.

O Conecta Saeb promoverá aulões online gratuitos em agosto para preparar alunos e gestores para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com foco em Matemática e Língua Portuguesa. As aulas visam democratizar o acesso ao conhecimento e melhorar a qualidade do ensino público no Brasil.