Estudantes brasileiros veem a graduação como chave para o futuro, com 85% acreditando em benefícios concretos e 71% considerando o estágio essencial para a empregabilidade. A pesquisa do Instituto Locomotiva destaca a urgência de conectar educação e mercado de trabalho.
O ensino superior no Brasil é considerado um importante meio para a inserção no mercado de trabalho. Uma pesquisa recente do Instituto Locomotiva, realizada em março de 2025, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), revela que 85% dos universitários acreditam que a graduação trará benefícios concretos. Além disso, 71% dos estudantes consideram o estágio essencial para conquistar melhores oportunidades profissionais.
Para muitos alunos, a graduação é vista como um investimento que promete retorno. Seis em cada dez universitários escolheram o curso superior com o objetivo de ampliar suas chances no mercado de trabalho. Essa busca por formação vai além do conhecimento teórico, refletindo uma necessidade de conexão entre educação e prática profissional.
Os dados da pesquisa mostram que o estágio é considerado uma parte fundamental da formação acadêmica. Três em cada quatro estudantes afirmam que o suporte da instituição em programas de estágio influenciou sua escolha de curso. Essa realidade destaca a importância de as instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, se adaptarem às demandas do mercado.
Com cerca de 6,7 milhões de jovens buscando uma formação que os prepare para os desafios do século 21, a discussão sobre a educação no Brasil precisa ser aprofundada. Mais de 90% dos universitários afirmam que é crucial que as instituições ofereçam programas de estágio, evidenciando a vontade da juventude de aprender e trabalhar simultaneamente.
As instituições de ensino têm um papel estratégico na formação de profissionais que estejam alinhados com as exigências do mercado. Não se trata apenas de fornecer um diploma, mas de preparar os alunos para a realidade do trabalho, garantindo que eles estejam prontos para enfrentar os desafios do futuro.
Nessa perspectiva, a união da sociedade civil pode ser um fator determinante para apoiar iniciativas que promovam a empregabilidade dos jovens. Projetos que incentivem a conexão entre educação e mercado de trabalho devem ser estimulados, contribuindo para um futuro mais promissor para todos.
Alexandre Holthausen, do Instituto Albert Einstein, propõe medidas rigorosas para faculdades de Medicina com baixo desempenho no Enade, incluindo fechamento de cursos, visando melhorar a qualidade da formação médica no Brasil.
Recentemente, novos livros sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram lançados, oferecendo informações valiosas para famílias e educadores. A crescente demanda por conhecimento confiável é essencial diante do aumento de diagnósticos no Brasil.
Mônica Pinto, do Unicef Brasil, enfatizou a necessidade de participação popular e condições adequadas para alcançar as metas do Plano Nacional de Educação, que será atualizado em 2026. A desvalorização do professor e o uso da tecnologia foram criticados, destacando a falta de prioridades nas políticas públicas.
Brasil carece de educação técnica para enfrentar a economia digital, alerta Tatiana Ribeiro. Relatório do Movimento Brasil Competitivo propõe ações urgentes para melhorar a formação profissional e reduzir custos.
A inteligência artificial está transformando a educação, promovendo práticas de ensino inovadoras e personalizadas, com foco na qualidade educacional. Fernando Filgueiras destaca a necessidade de um uso responsável da tecnologia para amplificar a aprendizagem.
O Instituto Crescer lançou três cursos gratuitos na plataforma AVAMEC, focando em inteligência artificial, ciência de dados e novas tecnologias, com certificação para professores. As capacitações visam qualificar docentes e promover práticas inovadoras no ensino, utilizando narrativas transmídia e abordagens práticas.