O plano da Coalizão para a Descarbonização dos Transportes, lançado em 2025, busca eletrificar 50% dos carros e 300 mil ônibus até 2050, com investimentos de R$ 600 bilhões e redução de 35% nas emissões de CO2.
A eletrificação dos transportes no Brasil está ganhando força com o lançamento do plano da Coalizão para a Descarbonização dos Transportes, em 2025. O objetivo é eletrificar cinquenta por cento dos carros e trezentos mil ônibus até 2050, com um investimento estimado de R$ 600 bilhões. Essa iniciativa busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa em trinta e cinco por cento, evitando a liberação de 145 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
O plano foi apresentado em Brasília e, posteriormente, em Londres, durante a World Climate Investment Summit. Juliana Silva, diretora de Sustentabilidade da empresa Motiva, destacou a importância da colaboração entre cinquenta entidades setoriais e acadêmicas para a descarbonização do transporte. O projeto inclui a análise do cenário atual da frota de veículos e a proposta de uma infraestrutura de recarga robusta.
Para a implementação desse plano, será necessária a instalação de entre novecentos e noventa mil a um milhão e novecentos mil pontos de recarga, com um investimento adicional de R$ 40 bilhões. As recomendações do plano incluem a revisão da matriz logística de transporte e o estímulo ao uso de biocombustíveis, aproveitando a matriz elétrica limpa do Brasil.
Juliana Silva enfatizou que a eletrificação é uma alavanca fundamental para a descarbonização do transporte no Brasil. Ela ressaltou que existem desafios a serem enfrentados, como a criação de políticas públicas e a infraestrutura necessária. O plano visa também subsidiar ações de descarbonização no Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que será apresentado pelo governo federal na COP30.
A articulação da Coalizão demonstra que soluções eficazes podem surgir da colaboração entre empresas, consultorias técnicas e representantes do setor. O documento resultante do plano será incorporado ao debate regulatório e político, contribuindo para a agenda climática nacional.
Iniciativas como essa precisam do apoio da sociedade civil para se tornarem realidade. A união em torno de projetos sustentáveis pode fazer a diferença na construção de um futuro mais verde e menos poluente, beneficiando a todos e promovendo um ambiente mais saudável.
O Jockey Club de São Paulo enfrenta uma crise financeira com dívidas de R$ 860 milhões e desinteresse do público, enquanto a prefeitura planeja desapropriar o terreno para um parque e um centro de equinoterapia. A proposta de parceria público-privada do clube visa preservar suas atividades, mas a disputa judicial e a avaliação do terreno complicam a situação.
Ibama e Polícia Ambiental da Paraíba apreendem 85 aves silvestres em operação contra tráfico em João Pessoa. Infratores responderão por crimes ambientais e as aves serão reabilitadas.
Janez Potocnik ressalta a urgência da economia circular e a desmaterialização como soluções para as mudanças climáticas, destacando o papel do Brasil na COP30. A economia deve servir ao ser humano, não o contrário.
Um tubarão-martelo de 2,5 metros foi avistado na Praia da Barra, no Rio de Janeiro, gerando alvoroço entre banhistas e surfistas, mas sem incidentes. O biólogo Marcelo Szpilman afirma que a presença do animal não representa risco significativo.
Um ano após a enchente que afetou 160 mil pessoas em Porto Alegre, as obras de reconstrução dos diques estão paralisadas por questões judiciais sobre a remoção de famílias, sem soluções definitivas à vista.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Alto Santo, Canindé e Ibicuitinga, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. As prefeituras podem solicitar apoio para atender às necessidades da população afetada pela seca e estiagem.