GDF lança programa Incentiva DF, oferecendo bolsa de R$ 200 mensais a jovens de 15 a 18 anos para combater a evasão escolar e promover acesso à educação. A iniciativa atenderá 650 jovens inicialmente.

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, no dia 9 de abril, o lançamento do programa Incentiva DF, que visa combater a evasão escolar entre jovens de 15 a 18 anos. O programa oferecerá uma bolsa social de R$ 200,00 mensais a 650 estudantes, com o objetivo de facilitar o acesso à educação e melhorar as condições de vida das famílias envolvidas.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou a importância do incentivo para a transformação da vida dos jovens e suas famílias. Segundo ele, o valor da bolsa pode ajudar a suprir necessidades como transporte e contribuir para a renda familiar, proporcionando melhores oportunidades para o futuro dos participantes.
Na fase inicial, o Incentiva DF atenderá jovens inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e que frequentam um Centro de Convivência (Cecon), com encaminhamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Para garantir a continuidade do benefício, os estudantes devem cumprir critérios de frequência e participação nas atividades propostas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) coordenará o programa, que faz parte do Plano DF Social. A expectativa é que, no segundo semestre de 2025, o número de beneficiários aumente para 2 mil e a duração do programa se estenda para 24 meses, ampliando o alcance da iniciativa.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, afirmou que o programa tem potencial para abrir novos horizontes para os jovens, oferecendo oportunidades que podem impactar positivamente suas vidas e a de suas famílias. O GDF busca, assim, fortalecer o compromisso com a educação e o futuro da juventude no Distrito Federal.
Iniciativas como essa são fundamentais para apoiar os jovens em situação de vulnerabilidade. A mobilização da sociedade civil pode ser essencial para garantir que mais programas de incentivo à educação sejam implementados e ampliados, beneficiando aqueles que mais precisam.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou 25 mil vagas em cursos gratuitos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para jovens de 18 a 29 anos que não completaram a educação básica. A iniciativa, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), visa elevar a escolaridade e qualificar a mão de obra para o setor industrial, com investimento de R$ 200 milhões. As inscrições começam este mês e as primeiras vagas estão disponíveis em municípios da Bahia.

A FM2S Educação e Consultoria, vinculada à Unicamp, oferece cursos online gratuitos com inscrições até 31 de maio, visando capacitar profissionais e estudantes com certificados reconhecidos. As aulas são gravadas e acessíveis por um ano.

Defensoria Pública do Distrito Federal realiza atendimento gratuito nos dias 10 e 11 de abril na Escola Classe 404, no Recanto das Emas, com foco em reconhecimento de paternidade e apoio familiar.

Estão abertas até 27 de julho as inscrições para um curso online gratuito de operador de telemarketing, com 1.020 vagas disponíveis, promovido pelo programa Qualifica SP. As aulas começam em 4 de agosto e visam aprimorar a comunicação e a empregabilidade dos participantes.

Favelivro se destaca ao inaugurar sua 50ª biblioteca comunitária no Rio de Janeiro, promovendo leitura. O projeto, que já conta com 49 bibliotecas, será celebrado com a participação de Patrícia Pillar e Edimilson Ávila como madrinhos. A iniciativa, que visa democratizar o acesso à literatura nas comunidades, é fruto de doações e envolvimento local, refletindo a importância da cultura como um direito.

Brasil não atingiu a meta de alfabetização infantil, com apenas 59,2% das crianças de 7 anos alfabetizadas. Enchentes no Rio Grande do Sul impactaram negativamente, enquanto São Paulo e sua capital mostraram avanços.