Meio Ambiente

Governo federal destina R$ 16 milhões para reconstrução de Santa Maria no Rio Grande do Sul

O Governo Federal anunciou um novo investimento de R$ 16 milhões para Santa Maria, totalizando R$ 68 milhões em obras de infraestrutura no Rio Grande do Sul, visando a recuperação de estradas e pontes. O ministro Waldez Góes destacou a importância da parceria entre as esferas de governo para a reconstrução da região afetada por eventos climáticos extremos.

Atualizado em
July 2, 2025
Clock Icon
4
min

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou, em Brasília, um novo empenho de R$ 16 milhões para o município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Este valor se soma aos R$ 52 milhões já aprovados para a reconstrução de estradas e pontes na região, totalizando R$ 68 milhões em investimentos em infraestrutura. A decisão foi tomada em reunião entre o ministro Waldez Góes, o prefeito Rodrigo Decimo, o deputado federal Paulo Pimenta e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MIDR, Wolnei Wolff.

Waldez Góes destacou a importância de Santa Maria no processo de recuperação do estado, que tem enfrentado eventos climáticos extremos. O ministro mencionou que já foram destinados mais de R$ 5 milhões em ações de ajuda humanitária e restabelecimento, além das obras estruturantes em andamento. Um dos principais investimentos é o aporte para a Estrada do Peral, vital para o desenvolvimento local e que já recebeu mais de R$ 23 milhões.

O prefeito Rodrigo Decimo ressaltou a relevância da Estrada do Peral, que não apenas conecta Santa Maria ao município de Itaara, mas também é um ponto turístico da cidade. Ele afirmou que os recursos federais já ultrapassam R$ 50 milhões, com muitas obras ainda por vir. A reunião foi parte de uma força-tarefa do Governo Federal para apoiar a recuperação do Rio Grande do Sul, que tem enfrentado desafios significativos nos últimos meses.

O MIDR, por meio da Defesa Civil Nacional, continua a coordenar ações de apoio humanitário e a reconstrução de infraestrutura pública em várias cidades do estado. Wolnei Wolff enfatizou a importância da colaboração entre o Governo Federal, o Estado e as prefeituras para garantir que os recursos cheguem de forma eficiente aos municípios afetados.

A recuperação da infraestrutura é crucial para a revitalização da região, que sofreu com os impactos de desastres naturais. O investimento em estradas e pontes não apenas melhora a mobilidade, mas também impulsiona a economia local, beneficiando a população diretamente. A união de esforços entre diferentes esferas do governo é fundamental para enfrentar os desafios impostos por esses eventos climáticos.

Nesta situação, a solidariedade da sociedade civil pode fazer a diferença. Vítimas dos desastres naturais e da crise de infraestrutura podem precisar de apoio na recuperação e na reconstrução de suas vidas. Projetos que visam ajudar essas comunidades devem ser incentivados, promovendo a união em prol de um futuro melhor para todos.

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Quero ajudar

Leia mais

Brasil avança na eletrificação da frota de ônibus, com mais de mil veículos em operação e investimentos em diversas cidades
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Brasil avança na eletrificação da frota de ônibus, com mais de mil veículos em operação e investimentos em diversas cidades
News Card

O Brasil registrou um aumento de 141% na frota de ônibus elétricos, com 306 novos veículos em 2025. São Paulo e Curitiba lideram a transição, visando descarbonização e investimentos significativos.

Grama cortada se transforma em fertilizante natural e ajuda a combater ervas daninhas no jardim
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Grama cortada se transforma em fertilizante natural e ajuda a combater ervas daninhas no jardim
News Card

Recortes de grama, frequentemente descartados, podem ser transformados em um fertilizante líquido rico em nitrogênio, promovendo um jardim sustentável e controlando ervas daninhas. Essa prática simples enriquece o solo e reduz a necessidade de fertilizantes comerciais.

Goiás declara emergência em Padre Bernardo após deslizamento de aterro sanitário e contaminação ambiental
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Goiás declara emergência em Padre Bernardo após deslizamento de aterro sanitário e contaminação ambiental
News Card

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, declarou situação de emergência em Padre Bernardo devido ao deslizamento do Aterro Sanitário Ouro Verde, que ocorreu em junho. A empresa Ouro Verde firmou um Termo de Ajuste de Conduta para remover 40 mil m³ de lixo até agosto.

Brasil apresenta plano climático ambicioso, mas ignora transição dos combustíveis fósseis
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Brasil apresenta plano climático ambicioso, mas ignora transição dos combustíveis fósseis
News Card

Brasil apresenta o Plano Clima, com metas de redução de emissões de gases do efeito estufa, mas sem afastamento dos combustíveis fósseis, gerando críticas de especialistas e preocupações sobre a transição energética.

Seminário em Sergipe capacita municípios sobre controle e fiscalização do uso de produtos florestais
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Seminário em Sergipe capacita municípios sobre controle e fiscalização do uso de produtos florestais
News Card

Um seminário em São Cristóvão (SE) capacitou órgãos de cinco municípios sergipanos sobre as ferramentas DOF+ e Sinaflor+, promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos florestais. O evento, realizado na Universidade Federal de Sergipe, contou com a participação de representantes locais e da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema).

Ibama promove reuniões para conservar o pintassilgo-do-nordeste na Paraíba e engajar a sociedade civil
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ibama promove reuniões para conservar o pintassilgo-do-nordeste na Paraíba e engajar a sociedade civil
News Card

Ibama promoveu reuniões em municípios da Paraíba para implementar ações de educação ambiental voltadas à conservação do pintassilgo-do-nordeste, espécie ameaçada pelo tráfico e pesticidas. O projeto, em parceria com diversas instituições, busca engajamento da sociedade para proteger essa ave vulnerável.