O governo federal homenageou 112 pessoas e 14 instituições com a Ordem do Mérito Cultural, destacando figuras como Janja da Silva e Milton Nascimento, durante a reinauguração do Palácio Gustavo Capanema.

O governo federal condecorou, nesta terça-feira, 20 de maio, personalidades e instituições que se destacaram no desenvolvimento da cultura brasileira. A cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a maior honraria pública do setor, ocorreu no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, que foi reinaugurado após uma década de reformas. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Este ano, foram homenageadas 112 pessoas e 14 instituições, abrangendo diversos segmentos culturais, como música, literatura, artes visuais e cultura indígena. Os homenageados foram reconhecidos em três graus: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro, com a Grã-Cruz sendo a maior distinção. Entre os agraciados estão a primeira-dama Janja da Silva, o cantor Milton Nascimento e a atriz Fernanda Torres.
A lista de homenageados inclui nomes de destaque como a apresentadora Xuxa Meneghel, a deputada Leci Brandão e o humorista Paulo Gustavo, que foi homenageado postumamente. A diversidade de segmentos culturais representados reflete a riqueza e a pluralidade da cultura brasileira, reconhecendo contribuições significativas para o patrimônio cultural do país.
Além das condecorações, a reinauguração do Palácio Gustavo Capanema simboliza um marco importante para a cultura no Brasil. Este espaço histórico, que abriga diversas atividades culturais, foi revitalizado para continuar a promover a arte e a cultura no país. A restauração do palácio é um passo fundamental para fortalecer o acesso à cultura e valorizar a produção artística nacional.
A Ordem do Mérito Cultural é uma iniciativa que visa incentivar e reconhecer o trabalho de artistas e instituições que atuam em prol da cultura. A premiação não apenas celebra as conquistas individuais, mas também destaca a importância da colaboração e do apoio mútuo entre os diversos setores culturais. O reconhecimento público é um estímulo para que mais pessoas se engajem em projetos culturais.
Em um momento em que a cultura enfrenta desafios, a união da sociedade civil pode ser crucial para apoiar iniciativas culturais e sociais. Projetos que promovem a arte e a cultura merecem ser estimulados, e a mobilização da comunidade pode fazer a diferença na continuidade dessas ações. A valorização da cultura é um caminho para fortalecer a identidade e a diversidade do Brasil.

O evento Radiofest, em celebração aos 15 anos da banda Radioativa, ocorrerá no dia 22, no Garage Grindhouse, com ingressos de R$ 10 a R$ 25, destacando artistas emergentes e inclusão. A programação inclui shows da banda anfitriã e de Krisa e Sudano, com foco em diversidade e representatividade. A apresentação contará com tradução em Libras e entrada gratuita para PcDs.

São Paulo celebra a cultura com um concerto gratuito do maestro João Carlos Martins em homenagem a Heitor Villa-Lobos, além de um festival de curtas sobre sustentabilidade e uma mostra de espetáculos de bonecos.

A Casa (Centro Artístico de Santo André) inaugura a mostra cultural Arapyau nesta quinta-feira (26), das 17h às 21h, com entrada gratuita, destacando a ancestralidade indígena por meio de obras de oito artistas. O evento, que faz parte do projeto Casa Arapuá, visa explorar a diversidade cultural brasileira e a importância das culturas indígenas na identidade nacional. Além das exposições, jovens talentos também farão sua estreia artística, enquanto a dupla César & Juliano apresentará uma performance musical. As obras estarão disponíveis para visitação por duas semanas, mediante agendamento.

Ellyan, artista multifacetado, apresenta o curta "Originários", com o super-herói LGBTQ+ Vélox, inspirado em Pabllo Vittar, na 'Niterói Expo Geek' em outubro. O projeto celebra diversidade e liberdade.

Em 2025, o Projeto Aquarius celebra os 100 anos do jornal O GLOBO com um concerto gratuito na Praça Mauá, reunindo grandes artistas como Martinho da Vila e Roberta Miranda. O evento destaca a diversidade cultural do Brasil.

A Casa Pacheco Leão, no Jardim Botânico do Rio, lançará programação musical mensal com o grupo Discurso Harmônico, a partir do dia 29, sempre aos sábados.