Hospital Regional da Asa Norte (Hran) recebe dez novos médicos generalistas e inaugura Núcleo de Patologia Clínica, visando melhorar o atendimento de emergência e as condições de trabalho. As mudanças prometem um serviço mais acolhedor e eficiente.

Na manhã desta quarta-feira, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) recebeu a admissão de dez novos médicos generalistas. Esses profissionais atuarão no pronto-socorro da unidade, com carga horária de 20 horas semanais e contratos de seis meses, que podem ser prorrogados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O diretor do hospital, Paulo Henrique Gondim, destacou que a chegada dos novos médicos visa aprimorar o atendimento à população, especialmente nos períodos matutino, vespertino e noturno.
No evento de recepção, os novos contratados foram acolhidos pela psicóloga do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Andréa Chaves. Ela ministrou uma palestra sobre a saúde mental dos trabalhadores de saúde, ressaltando a importância do autocuidado. “Eles precisam ter habilidades emocionais para que consigam ser efetivos para a população. Nossa intenção é dizer o quanto eles são importantes para a SES-DF, é ‘cuidar de quem cuida’”, afirmou Chaves.
Além da admissão dos novos médicos, o Hran também inaugurou um novo Núcleo de Patologia Clínica. Este laboratório realizará exames para pacientes atendidos no hospital e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Lago Norte e da Granja do Torto, além de outros centros especializados. A revitalização trouxe melhorias significativas nas instalações, com espaços individualizados para coleta de amostras e equipamentos modernos.
A gerente de Assistência Multidisciplinar do hospital, Vanuza Sá, destacou que as melhorias proporcionam um ambiente mais acolhedor e funcional. “Essas instalações oferecem melhores condições de trabalho aos servidores e um acolhimento mais qualificado aos pacientes atendidos na unidade”, concluiu. A revitalização do Núcleo de Patologia Clínica é um passo importante para garantir um atendimento mais eficiente e humanizado.
Essas iniciativas refletem um esforço contínuo do Hran em melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. A chegada dos novos médicos e a modernização das instalações são fundamentais para atender a demanda crescente e garantir um atendimento de excelência. O fortalecimento da equipe médica e a melhoria das condições de trabalho são essenciais para a saúde pública na região.
Nossa união pode fazer a diferença em situações como essa, onde a melhoria dos serviços de saúde é crucial. Projetos que visam apoiar a saúde pública e o bem-estar dos profissionais de saúde devem ser incentivados pela sociedade civil, contribuindo para um futuro mais saudável para todos.

Pesquisa da FMB-Unesp indica que a suplementação de 2.000 UI de vitamina D pode aumentar a eficácia da quimioterapia em mulheres com câncer de mama, resultando em 43% de remissão. O estudo envolveu 80 mulheres e sugere um papel promissor da vitamina D no tratamento oncológico.

Pesquisadores da Unicamp descobriram que células imunes externas, com receptor CXCR3, são recrutadas ao cérebro durante inflamação por dieta rica em gordura, ajudando a prevenir obesidade. A pesquisa revela novas possibilidades terapêuticas para tratar doenças metabólicas.

Em 2024, mais de 344 mil idosos foram internados no SUS devido a quedas, resultando em 13,3 mil óbitos. Especialistas recomendam adaptações no lar para prevenir acidentes e garantir a segurança dessa população.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma base nacional de dados sobre atendimentos de transtornos alimentares no SUS, visando melhorar a atenção e os direitos dos pacientes. A proposta, liderada pela deputada Rosangela Moro, não prevê notificação compulsória, mas busca orientar políticas de saúde com dados confiáveis. O texto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo Senado para se tornar lei.

Estudos recentes indicam que idosos devem tomar banho de uma a duas vezes por semana para preservar a saúde da pele e evitar acidentes no banheiro, com alternativas de higiene recomendadas.

Um estudo revela que atividades saudáveis, como exercícios e dieta equilibrada, melhoram a cognição em pessoas com risco de demência. A pesquisa, apresentada na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, envolveu mais de dois mil participantes e destacou a importância de intervenções estruturadas.