As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre de 2025 encerram hoje, com mais de 112 mil vagas disponíveis e uma nova modalidade, o Fies Social, para estudantes em vulnerabilidade.

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2025 encerram-se nesta sexta-feira, 18 de julho, às 23h59. Os interessados devem acessar a página oficial do programa para se inscrever. O Fies, gerido pelo Ministério da Educação (MEC), oferece financiamento a estudantes de instituições privadas de ensino superior, funcionando como um empréstimo que deve ser quitado após a conclusão do curso.
Para este semestre, o MEC disponibiliza mais de 112 mil vagas. O resultado da chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Para se candidatar, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obter média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação, além de ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Uma novidade para 2025 é o Fies Social, que reserva metade das vagas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Essa modalidade permite o financiamento de até 100% das mensalidades para candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. A seleção considera a pontuação do Enem e a prioridade é dada a estudantes que nunca cursaram o ensino superior.
Candidatos com dívidas em aberto com o Fies não poderão participar do processo seletivo. Aqueles que não forem selecionados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera, que ocorrerá entre 5 de agosto e 19 de setembro. As convocações para a lista de espera seguirão a ordem de classificação dos participantes, e os pré-selecionados devem acompanhar as atualizações pelo site do programa.
As datas importantes para o processo são: inscrições de 14 a 18 de julho, resultado da chamada única em 29 de julho, complementação da inscrição dos pré-selecionados de 30 de julho a 1º de agosto e convocações da lista de espera de 5 de agosto a 19 de setembro. É fundamental que os interessados estejam atentos a esses prazos para garantir a participação no programa.
Iniciativas como o Fies são essenciais para promover a inclusão educacional. A união da sociedade civil pode ser um grande apoio para aqueles que buscam oportunidades de estudo e desenvolvimento. A mobilização em torno de causas sociais pode fazer a diferença na vida de muitos estudantes que precisam de suporte financeiro para alcançar seus objetivos acadêmicos.

A Secretaria da Mulher (SMDF) capacitou cem diretores de escolas em Samambaia sobre prevenção da violência de gênero. O evento reforçou o papel das escolas no acolhimento de vítimas.

O relator do Sistema Nacional de Educação, Rafael Brito, propõe retirar detalhes do Custo Aluno-Qualidade do texto, permitindo que um novo colegiado defina sua execução e cálculo, visando agilidade na tramitação.

UFRJ enfrenta crise orçamentária com dívidas de R$ 61 milhões e infraestrutura precária. O reitor Roberto Medronho busca parcerias com o setor produtivo para enfrentar o subfinanciamento, enquanto a universidade receberá R$ 406 milhões em 2025, valor insuficiente para cobrir custos básicos.

A Universidade Santo Amaro (Unisa) disponibiliza mais de 400 cursos online gratuitos durante as férias de julho, com inscrições até 31 de julho. Todos os participantes recebem certificado, ampliando suas oportunidades profissionais.

A violência escolar triplicou em dez anos, com 13,1 mil atendimentos em 2023. A Fapesp destaca que a maioria dos casos envolve agressões físicas e psicológicas, com amigos como agressores em 35,9% das situações. Especialistas apontam melhorias nos registros e comunidades virtuais como fatores do aumento. Iniciativas são necessárias para reduzir essa crise.

A Comissão de Educação e Cultura do Senado votará a criação da Carteira Nacional Docente. O projeto, de Camilo Santana, visa identificar professores e facilitar o acesso a benefícios.