O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro Waldez Góes assinarão a ordem de serviço para duplicação da estação de bombeamento EBI-3, aumentando a capacidade de abastecimento no Nordeste. A cerimônia ocorrerá em Salgueiro, Pernambuco, e beneficiará 237 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas, como parte da iniciativa Caminho das Águas.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assinarão a ordem de serviço para a duplicação da estação de bombeamento EBI-3, localizada no Ramal do Salgado, em Salgueiro, Pernambuco, nesta quarta-feira, 28 de maio, às 11h. A cerimônia contará com a presença de autoridades e será precedida por uma visita do presidente à estação.
Com a duplicação, a capacidade de bombeamento da EBI-3 aumentará de 24,75 m³/s para 49 m³/s. Essa melhoria beneficiará 237 municípios e aproximadamente 8,1 milhões de pessoas, contribuindo para o abastecimento de água na região Nordeste, que enfrenta desafios hídricos significativos.
A ação faz parte do projeto Caminho das Águas, uma iniciativa do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) que visa percorrer a trilha da Transposição do Rio São Francisco. Desde o dia 25, a equipe do ministério tem visitado diversas localidades nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, promovendo melhorias na infraestrutura hídrica.
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento devem solicitar credenciamento no sistema da Presidência da República. As credenciais poderão ser retiradas no local do evento, entre 8h30 e 9h30, e recomenda-se que as equipes cheguem com antecedência devido ao deslocamento dos profissionais de imagem.
A duplicação da EBI-3 representa um avanço significativo na gestão de recursos hídricos, refletindo o compromisso do governo em enfrentar a escassez de água no Nordeste. A iniciativa não apenas melhora a infraestrutura, mas também promove a qualidade de vida das comunidades atendidas.
Iniciativas como essa devem ser apoiadas pela sociedade civil, que pode se mobilizar para ajudar a fortalecer projetos que visem a melhoria das condições de vida nas regiões afetadas pela seca. A união em torno de causas sociais pode fazer a diferença na vida de milhões de brasileiros.

Philip Fearnside, biólogo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, critica a inação do governo brasileiro em relação ao desmatamento e ao aquecimento global, alertando sobre os riscos de colapso da Amazônia. Ele destaca que a falta de liderança do Brasil nas discussões climáticas pode resultar em consequências devastadoras para o país e o mundo.

A transposição do córrego Santa Bárbara começou em 1º de julho, após o desmoronamento do aterro da Ouro Verde. A operação visa reduzir a contaminação da água com o uso de motobombas. Servidores do ICMBio, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da prefeitura de Padre Bernardo estão envolvidos na ação, que inclui a chegada de uma motobomba adicional com maior capacidade. A operação busca devolver água menos contaminada ao leito do córrego, enquanto tratores abrem acesso para remover resíduos do deslizamento.

A população afrodescendente foi reconhecida pela primeira vez em documentos da convenção do clima da ONU, destacando suas vulnerabilidades nas negociações sobre transição justa. O Brasil e outros países da América Latina pressionaram por essa inclusão, que representa um avanço significativo nas discussões sobre justiça social e direitos humanos.

O presidente Lula vetou 63 trechos do PL 2.159/2021, conhecido como PL da devastação, mas a luta agora é para que o Congresso mantenha esses vetos, diante da pressão de setores contrários à proteção ambiental.

O desmatamento na Amazônia aumentou 92% em maio, totalizando 960 km², o segundo pior resultado desde 2016, alarmando especialistas sobre a reversão da queda nos índices anteriores.

Um filhote de rolinha-do-planalto nasceu em cativeiro pela primeira vez no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, como parte de um projeto de conservação da espécie criticamente ameaçada. A iniciativa, que envolve parcerias com a Save Brasil e o ICMBio, visa garantir a sobrevivência da ave, que possui apenas cerca de 20 indivíduos na natureza. O sucesso da reprodução em cativeiro representa um avanço significativo para o manejo da espécie e a possibilidade de reintrodução no habitat natural.