O Ministério da Educação (MEC) anunciou a Prova Nacional Docente (PND), que avaliará recém-formados e servirá como concurso unificado. A prova terá duração de 5h30 e substituirá o Enade para estudantes do último ano.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta terça-feira, o edital da Prova Nacional Docente (PND), que tem como objetivo avaliar profissionais recém-formados e servir como um concurso unificado para estados e municípios participantes. A prova poderá ser realizada por quem já se formou, permitindo que esses profissionais se inscrevam a qualquer momento em concursos que utilizem o teste como critério de seleção. Os estudantes do último ano da graduação são obrigados a realizá-la, substituindo o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade).
A PND terá duração de cinco horas e trinta minutos e será composta por duas partes: formação geral e componente específico. A parte de formação geral incluirá trinta questões de múltipla escolha, abordando situações-problema e conteúdos pedagógicos comuns a todas as áreas, além de uma questão discursiva que avaliará a clareza e a coerência na escrita. O componente específico contará com cinquenta questões de múltipla escolha, focando em situações-problema e estudos de caso relacionados a cada área de Licenciatura.
Os coordenadores de curso serão responsáveis pela inscrição dos alunos no PND, garantindo que todos os estudantes do último ano participem do exame. A prova permitirá que os candidatos utilizem suas notas para concorrer a vagas em qualquer local do Brasil, semelhante ao que ocorre com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com a implementação da PND, o MEC busca padronizar a avaliação dos docentes e melhorar a qualidade do ensino no país. Essa iniciativa é parte de um esforço contínuo para garantir que os profissionais da educação estejam bem preparados para enfrentar os desafios do ensino contemporâneo.
Além disso, a PND poderá impactar positivamente a formação de professores, uma vez que a avaliação se concentrará em habilidades práticas e teóricas essenciais para a atuação docente. A expectativa é que essa mudança contribua para a valorização da profissão e a melhoria dos índices educacionais no Brasil.
Nessa nova fase, a união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que promovam a educação de qualidade. Projetos que visem a capacitação e o suporte a novos professores podem fazer a diferença na formação de uma geração de educadores mais preparados e engajados.

O comitê consultivo do Ministério da Educação (MEC) apresentou um relatório que propõe melhorias nas avaliações de alfabetização no Brasil, visando maior transparência e integração. A discrepância entre os índices de alfabetização, que variam de 49% a 56%, levanta questões sobre a confiabilidade dos dados. As recomendações incluem a padronização dos instrumentos de avaliação e a divulgação de diretrizes claras, reforçando o compromisso do governo com a alfabetização de crianças.

O ensino técnico em São Paulo atinge 145 mil alunos em 2025, um crescimento de 93% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo programa Beem e investimentos de R$ 41 milhões em infraestrutura.

A Prefeitura de Campinas lançou 3.915 vagas em 55 cursos gratuitos de qualificação profissional, em parceria com instituições renomadas. As opções incluem tecnologia, idiomas e desenvolvimento pessoal, com aulas presenciais e online.

Censo Escolar de 2024 mostra que 85% das escolas brasileiras promovem ações em direitos humanos, mas a diversidade ainda é tratada de forma isolada. Mudanças climáticas afetam a educação, com 64% das escolas no Rio Grande do Sul suspensas por enchentes.

Estão abertas as inscrições para 17 cursos gratuitos do Senai-MG, com 1437 vagas para jovens de 14 a 23 anos. As provas de seleção ocorrem em julho e as aulas começam em setembro de 2025.

Gustavo Pierini, empresário argentino, fez uma doação de US$ 1 milhão à Escola Politécnica da USP, visando criar um fundo de endowment e promover a cultura de doações no Brasil. A iniciativa busca fortalecer a educação e tecnologia no país.