Movimentos indígenas buscam criar universidade indígena com apoio do MEC para valorizar suas culturas e saberes. A proposta, que avança no governo Lula, visa transformar o modelo educacional e atender demandas históricas.
A história do Brasil, frequentemente resumida à figura de Pedro Álvares Cabral em 1500, ignora a rica diversidade cultural dos mais de 300 povos indígenas que habitavam o território antes da chegada dos europeus. Atualmente, movimentos indígenas estão se mobilizando para reivindicar a criação de uma universidade indígena, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de promover uma educação inclusiva que valorize suas culturas e saberes.
Gersem Baniwa, indígena e professor de antropologia na Universidade de Brasília (UnB), destaca que a luta pela universidade indígena começou na primeira Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, em 2009. No entanto, foi durante o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a proposta ganhou força, sendo apresentada à equipe de transição em 2022. Após meses sem retorno, o Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena solicitou uma audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, para discutir a criação da universidade.
O MEC se comprometeu a avançar nessa proposta, além de atender outras demandas históricas, como a criação da Secretaria Nacional de Educação Escolar Indígena. Essa secretaria será responsável pela gestão do ensino nas aldeias e pela melhoria do acolhimento de estudantes indígenas em escolas urbanas. Baniwa ressalta que, apesar das lacunas na educação básica nas aldeias, o ensino superior é essencial para que os indígenas compreendam melhor as complexidades do mundo contemporâneo.
A educação é vista como uma ferramenta vital para os povos indígenas, permitindo a luta por seus direitos e a preservação de suas culturas. O projeto da universidade indígena prevê uma sede administrativa em Brasília e campi em todas as regiões do Brasil, com um currículo que valoriza os 274 idiomas indígenas ainda falados. A instituição também pretende promover a ciência ancestral e o papel dos povos indígenas na preservação ambiental.
O movimento dos estudantes indígenas enfatiza que a educação deve ser adaptada às suas realidades e culturas. Arlindo Baré, presidente da União Plurinacional dos Estudantes Indígenas, destaca que a universidade indígena é um desafio que pode fortalecer o movimento e trazer profissionais qualificados para ocupar espaços de decisão. Ele acredita que a nova universidade permitirá o reconhecimento das epistemologias indígenas dentro do conhecimento acadêmico.
Iniciativas como a criação da universidade indígena são fundamentais para garantir a continuidade das culturas e saberes indígenas. A sociedade civil pode desempenhar um papel crucial no apoio a esses projetos, ajudando a promover a valorização das identidades e a preservação dos modos de vida dos povos originários. A união em torno dessas causas pode fazer a diferença na luta por justiça e igualdade.
Jonathan Haidt, psicólogo social, celebra a proibição de celulares nas escolas brasileiras e defende regras rigorosas em casa, como limitar redes sociais antes dos 16 anos e proibir telas à noite. Ele destaca os riscos distintos para meninas e meninos, enfatizando a importância de proteger a saúde mental dos jovens.
Elise Feitosa, uma jovem escritora, inaugurou a caravana literária do 3º Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil, promovendo a leitura entre estudantes do Distrito Federal. O projeto visa combater a crise de leitura entre jovens, incentivando a criação poética e o contato com autores.
Inscrições abertas para o projeto Eu Sou Músico em São Sebastião. Jovens a partir de 16 anos podem se inscrever até 10 de maio para audições em maio. O curso, com duração de oito meses, inclui aulas de técnica vocal e composição, além de mentorias e ajuda de custo. A iniciativa visa fomentar talentos locais e aumentar a autoestima da comunidade.
Em 2024, as três melhores escolas do Enem no Ceará são particulares, com notas acima de 720, enquanto a primeira pública está em 12º lugar. Especialistas alertam sobre a influência socioeconômica nos resultados.
São Paulo obteve avanços na alfabetização, mas ainda ficou abaixo da média nacional, com 48,25% das crianças alfabetizadas. O MEC divulgou os dados, revelando que a meta de 2024 não foi atingida.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação de 2024 revela que apenas 76,7% dos jovens estão na série correta do ensino médio, com 44% da população sem educação básica. O Brasil ainda enfrenta desafios significativos na educação, com metas do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 não cumpridas.