Museu do Índio celebra abril indígena com atividades culturais, incluindo apresentações do povo Fulni-ô e exibições de documentários, culminando no Dia Nacional dos Povos Indígenas.

O Museu do Índio, que se transformará no Museu Nacional dos Povos Indígenas, está promovendo uma série de atividades em abril para celebrar o mês indígena. No dia dezenove, será comemorado o Dia Nacional dos Povos Indígenas, um momento importante para a valorização e mobilização em torno dos direitos dos povos indígenas. As atividades incluem apresentações culturais do povo Fulni-ô, exibições de documentários e rodas de conversa.
Nesta sexta-feira, representantes do povo Fulni-ô, oriundos de Pernambuco, farão uma apresentação de cantos e danças tradicionais a partir das 15h30. Além disso, haverá a exibição de vídeos que destacam aspectos culturais desse povo, bem como a venda de artesanato. As rodas de conversa proporcionarão um espaço para troca de experiências entre indígenas e o público.
Na próxima quinta-feira, o museu realizará uma sessão especial do filme “Kopenawa: sonhar a terra-floresta”, com a presença dos diretores Marco Altberg e Tainá de Luccas. As exibições dos documentários ocorrerão sempre às 19h, seguidas de rodas de conversa que permitirão a interação entre os indígenas, o público e os servidores do museu.
O dia onze contará com a exibição de vídeos que retratam a cultura Fulni-ô, destacando rituais como o ouricuri, que ocorre entre setembro e novembro. O povo Fulni-ô ainda preserva sua língua, o yathê, falada principalmente por adultos e anciãos. A mediação será feita por membros da comunidade Fulni-ô, garantindo uma perspectiva autêntica sobre suas tradições.
Nos dias quinze e dezesseis, serão exibidos documentários que abordam a história do indigenismo brasileiro e as relações entre os povos indígenas e a floresta. O documentário “De Longe Toda Serra é Azul”, de Neto Borges, revisita locais significativos da década de setenta, enquanto “Floresta - Um Jardim que a Gente Cultiva”, de Mari Corrêa, discute o papel dos indígenas na luta contra a crise climática.
O evento culminará no dia dezenove, quando o museu celebrará seus setenta e dois anos de existência. Este é um momento crucial para a mobilização em torno dos direitos dos povos indígenas, especialmente no que diz respeito à preservação de suas culturas e territórios. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que promovam a valorização e a resistência cultural dos povos indígenas.

O Museu do Ipiranga celebra seus 130 anos com uma minissérie documental e um festival ao ar livre no Dia da Independência, além de um podcast em outubro. A programação destaca a história e a acessibilidade.

Durante uma visita à biblioteca Hélio de La Peña, o autor interagiu com estudantes, compartilhando listas de palavras e gírias, e inspirou uma jovem venezuelana a criar um texto divertido sobre seu nome.

O Cine Paissandu reabre neste sábado (16) com a mostra “Caverna fantasma”, de Manoela Cezar, que apresenta videoinstalações refletindo a nova relação do espaço com os carros. O local, que já foi um cinema sofisticado, agora é um estacionamento, e as obras buscam resgatar sua identidade. A artista propõe uma reflexão sobre abandono e futuro, transformando carros em novos espectadores. A visitação é gratuita, de quarta a domingo, até 31 de agosto.

O programa Lazer para Todos atraiu mais de 28 mil visitantes ao Jardim Botânico e Zoológico de Brasília, oferecendo atividades como yoga e visitas guiadas. Eventos culturais também agitam o fim de semana.

Cinemas de rua na Zona Norte do Rio de Janeiro enfrentam abandono, mas iniciativas culturais buscam revitalizá-los, como a reabertura do CineCarioca Penha e projetos de preservação histórica. A luta pela memória cultural e a reativação desses espaços é vital para a vida comunitária, refletindo a necessidade de políticas públicas efetivas e engajamento da sociedade civil.

Netflix patrocina reforma de R$ 5 milhões na Cinemateca Brasileira. A parceria visa revitalizar a sala Oscarito e atrair mais investimentos para a preservação do cinema nacional.