Nutricionistas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal foram homenageados em evento que destacou sua importância na saúde pública, abordando temas como segurança alimentar e fitoterapia. A programação incluiu seminário e palestras, promovendo a valorização da categoria e a integração entre serviços de saúde.

Nesta sexta-feira, 15 de setembro, nutricionistas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) foram homenageados em um evento em celebração ao Dia do Nutricionista, que ocorre em 31 de agosto. A programação incluiu seminário, palestras e mesas redondas, abordando temas como a Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (Rhamb), destacando a importância da atuação desses profissionais na saúde pública.
O evento teve como objetivo valorizar o trabalho dos nutricionistas, tanto servidores quanto residentes, e promover a integração entre os serviços de saúde. Os debates incluíram tópicos como segurança alimentar e nutricional, fitoterapia, plantas alimentícias não convencionais (Pancs), avaliação nutricional e cuidados paliativos.
A gerente de Nutrição da SES-DF, Carolina Gama, ressaltou a relevância da profissão. “É uma profissão fundamental para promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças. Exercem um papel importante para modificar o cenário da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, para que a população tenha qualidade de vida”, afirmou.
O diretor de Atenção Secundária e Integração de Serviços da SES-DF, Geandro Dantas, também destacou a função dos nutricionistas. “É importante que os profissionais mantenham a fibra no território onde atuam, que lutem para articular a promoção da segurança alimentar nutricional e do direito a uma alimentação digna e saudável”, enfatizou.
A vice-presidente do Conselho Regional de Nutrição (CRN) da 1ª Região, Camilla Araujo, reforçou que o trabalho da categoria garante o direito humano à alimentação adequada e saudável. “É importante para que nós possamos, cada vez mais, levar a alimentação adequada e saudável para que as pessoas aprendam a fazer suas próprias escolhas”, explicou.
Atualmente, a SES-DF conta com mais de 360 nutricionistas, com a maioria na faixa etária de 40 a 44 anos. Mais de 94% desses profissionais são do sexo feminino. A valorização e o apoio a iniciativas que promovam a saúde e a nutrição são essenciais. Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a terem acesso a uma alimentação saudável e digna.

Em 2025, Vania Galha destaca a urgência de discutir a sexualidade de pessoas autistas, enfatizando a educação sexual desde a infância para promover autonomia e dignidade. A invisibilidade da sexualidade aumenta a vulnerabilidade a abusos.

A Catedral Metropolitana de São Sebastião no Rio de Janeiro sediará o Festival CelebraRio em 6 de setembro, com o tema “Curai-me, Senhor!”. O evento contará com a Orquestra Sinfônica Católica, homenagens a Bira Presidente e Arlindo Cruz, além de ações sociais. A programação incluirá apresentações artísticas e momentos de espiritualidade, conduzidos por Dom Orani Tempesta e Padre Márlon Múcio, visando mobilizar a comunidade católica e apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade.

O podcast "Dois Mundos" investiga a morte de Tadeo Kulina, indígena madiha kulina, revelando falhas na assistência à saúde e preconceitos enfrentados pela comunidade em Manaus. A série busca respostas para um caso trágico e negligenciado.

Um ano após as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul, apenas 1.549 moradias foram entregues, enquanto 7.470 estão em construção, evidenciando a lentidão da recuperação. Famílias ainda enfrentam dificuldades e aguardam lares definitivos.

Iniciar a prática de exercícios após os 50 anos pode reduzir em até 35% o risco de morte e melhorar a saúde física e mental, mesmo para sedentários de longa data. A ciência comprova que nunca é tarde para mudar.

Governo Lula implementa nova política de saúde mental, encerrando manicômios, mas enfrenta críticas pela falta de estrutura e vagas no SUS. Especialistas alertam para a inadequação do atendimento em hospitais gerais.