Oito pessoas foram presas em Duque de Caxias, RJ, durante operação do Ibama e da Polícia Civil contra o tráfico de fauna, resultando na apreensão de 313 caranguejos, 6 saguis e outros animais. Um sagui e uma jiboia morreram devido a maus-tratos.

Durante uma operação realizada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, oito indivíduos foram detidos por crimes relacionados ao tráfico de fauna e maus-tratos a animais silvestres. A ação, que ocorreu em 18 de agosto de 2025, resultou na apreensão de 313 caranguejos, seis saguis, três jacarés, três pássaros e um filhote de jiboia. A operação foi conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em parceria com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Os primatas apreendidos estavam em condições precárias, acondicionados em meias dentro de pequenas bolsas. Infelizmente, um dos saguis não sobreviveu devido ao estado insalubre em que se encontrava. Além disso, a jiboia também morreu após ser pisoteada por um dos criminosos ao perceber a presença das autoridades. A operação resultou em doze autos de infração, totalizando R$ 473,8 mil em multas.
Um dos detidos foi acusado de comercializar petrechos de captura, como alçapões e estilingues. Outro homem foi autuado por vender caranguejos capturados ilegalmente, utilizando redinhas, um petrecho proibido. Apesar da gravidade das acusações, esse último foi liberado após a autuação. As autoridades reforçam a importância da fiscalização e da conscientização da população para combater o tráfico de animais.
Após a apreensão, os caranguejos foram soltos em um habitat apropriado, e os jacarés também serão devolvidos à natureza. Os demais animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Lorena, gerido pelo Ibama. A operação, chamada Mercatio, destaca a necessidade de ações contínuas para proteger a fauna brasileira e garantir o equilíbrio ambiental.
A população desempenha um papel crucial no combate ao tráfico de animais, podendo realizar denúncias anônimas pela Linha Verde do Ibama, através do telefone 0800 061 8080. A conscientização sobre a preservação das espécies é fundamental para a proteção do meio ambiente e a promoção de um futuro sustentável.
Nesta situação, a união da sociedade pode fazer a diferença na proteção da fauna ameaçada. Projetos que visem a recuperação e a proteção de animais silvestres devem ser apoiados, pois contribuem para a preservação da biodiversidade e do equilíbrio ecológico. Cada ação conta para um futuro mais sustentável.

O Zoológico de Brasília permanece fechado sem previsão de reabertura, conforme anunciado pelo secretário de Agricultura, Rafael Bueno, devido à migração de aves silvestres. Além disso, ele destacou uma safra recorde de grãos no DF e novos projetos de proteção ambiental.

No Dia Mundial dos Elefantes, celebrado em 12 de agosto, destaca-se a importância da conservação dessas espécies ameaçadas, com apenas 400 mil elefantes africanos e 40 mil asiáticos restantes. A data, criada em 2011, une mais de cem organizações em prol da preservação.

A terceira reunião do Grupo de Trabalho de Gestão de Desastres do BRICS, realizada em Brasília, focou na resiliência climática e planejamento estratégico para 2025-2028. O encontro, com a presença de representantes de alto nível, visa fortalecer a cooperação entre os países emergentes no enfrentamento das mudanças climáticas.

O documentário "World without cows", de Mark Lyons, revela os impactos ambientais da remoção do gado e será exibido na COP 30. A Alltech investirá R$ 120 milhões em modernização no Brasil.

A concessionária Smart Luz admitiu danos na vegetação do Parque do Cantagalo, após estacionar uma caminhonete no local. O biólogo Mário Moscatelli coordenará o replantio sem custos de mão de obra.

A Siemens Healthineers está promovendo inovações sustentáveis em diagnóstico por imagem, reduzindo emissões e melhorando o acesso à saúde em áreas vulneráveis, em resposta à crise climática.