Meio Ambiente

Petrobras muda estratégia e lança programa de créditos de carbono focado na restauração florestal na Amazônia

Petrobras lança ProFloresta+ com BNDES, visando restaurar 50 mil hectares na Amazônia e gerar 15 milhões de créditos de carbono, após polêmicas sobre compra anterior de créditos.

Atualizado em
April 11, 2025
Clock Icon
4
min
Fachada da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro; estatal comprou créditos de carbono de um projeto onde houve desmatamento - SERGIO MORAES/Sergio Moraes - 16.out.19/Reuters

A Petrobras adquiriu créditos de carbono de um projeto na Amazônia, que envolveu desmatamento, por meio de um contrato sigiloso. A estatal considera que essa contratação não está mais em vigor. Após essa experiência inicial, a empresa decidiu focar na geração de créditos através da restauração de áreas degradadas. O primeiro contrato resultou na compra de 175 mil créditos, correspondendo a 175 mil toneladas de CO2 evitadas e a preservação de 570 hectares de floresta no Acre. O anúncio foi feito em setembro de 2023.

Com os créditos adquiridos, a Petrobras lançou uma gasolina "carbono neutro", compensando as emissões de CO2. No entanto, o projeto apresentou falhas, como reportagens indicaram, e a empresa negou repetidamente o fornecimento do contrato que garantiu a compra. A Controladoria-Geral da União (CGU) validou a decisão de manter o contrato em sigilo. O desmatamento na área do projeto aumentou a partir do quinto ano, e a base de dados utilizada para calcular os créditos foi considerada "não plausível".

Em resposta a essas questões, a Petrobras lançou o programa ProFloresta+, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo é contratar créditos de carbono gerados pela restauração florestal na Amazônia, prevendo a recuperação de até 50 mil hectares e a captura de 15 milhões de toneladas de carbono, o que equivale às emissões anuais de quase nove milhões de carros movidos a gasolina.

O primeiro edital do programa permitirá a compra de até cinco milhões de créditos de carbono. O BNDES financiará projetos de empresas interessadas no reflorestamento, enquanto a Petrobras garantirá a compra em contratos de longo prazo, com preços definidos em licitação. A estatal não descarta a possibilidade de adquirir créditos pelo modelo anterior, que envolve desmatamento evitado, afirmando que suas ações visam tanto a restauração quanto a preservação das florestas.

O ProFloresta+ foi desenvolvido ao longo de doze meses. A Petrobras destacou que a primeira compra de créditos seguiu as melhores metodologias de certificação. A empresa afirmou que não há contrato vigente, pois a aquisição foi feita de forma "spot", com todos os créditos transferidos no ato da compra. O preço pago permanece em sigilo para evitar expectativas de mercado.

Com o plano estratégico para o período de 2023 a 2027, a Petrobras prevê novas operações no mercado de carbono, com um gasto estimado de US$ 120 milhões (R$ 708 milhões) para a compra de créditos. Projetos como o ProFloresta+ são essenciais para a preservação ambiental e podem ser impulsionados pela sociedade civil, que tem um papel fundamental na promoção de iniciativas que visem a restauração e proteção das florestas.

Folha de São Paulo
Quero ajudar

Leia mais

Pantanal renasce após incêndios devastadores com parcerias e iniciativas de conservação sustentáveis
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Pantanal renasce após incêndios devastadores com parcerias e iniciativas de conservação sustentáveis
News Card

Em 2020, o Pantanal sofreu incêndios devastadores, queimando mais de 30% da área e matando 17 milhões de vertebrados. Parcerias recentes visam restaurar o ecossistema e promover a sustentabilidade na região.

Innova Summit 2025 destaca iniciativas sustentáveis e projetos inovadores no Cerrado brasileiro
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Innova Summit 2025 destaca iniciativas sustentáveis e projetos inovadores no Cerrado brasileiro
News Card

O Innova Summit 2025, em Brasília, destaca inovações em sustentabilidade com projetos de compostagem, restauração do Cerrado e técnicas de plantio sustentável, promovendo impacto social positivo. Empreendedores como Micael Cobelo, Nathaly Maas e a dupla Alexandre Nogales e Matheus Destro apresentam soluções que transformam resíduos em adubo, restauram ecossistemas e capacitam comunidades rurais.

Ibama e UFSM firmam parceria para reabilitação de animais silvestres em Santa Maria
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ibama e UFSM firmam parceria para reabilitação de animais silvestres em Santa Maria
News Card

Ibama e UFSM firmam acordo para gestão do Cetas em Santa Maria, visando reabilitar fauna silvestre e promover educação ambiental. A parceria reforça o compromisso com a conservação da biodiversidade no Brasil.

Governo federal e ambientalistas se enfrentam por acordo que permite presença indígena em reserva biológica
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Governo federal e ambientalistas se enfrentam por acordo que permite presença indígena em reserva biológica
News Card

ICMBio e Funai firmaram acordo permitindo a presença da comunidade Guarani Mbya na Reserva Biológica Bom Jesus, gerando protestos de 68 entidades e 48 personalidades contra a flexibilização de proteções ambientais.

Brasil se destaca como líder em investimentos em soluções baseadas na natureza, afirma Tony Lent
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Brasil se destaca como líder em investimentos em soluções baseadas na natureza, afirma Tony Lent
News Card

O Brasil se destaca como um polo de investimento em soluções baseadas na natureza, com projetos avaliados em US$ 12 bilhões, segundo Tony Lent, cofundador da Capital for Climate. Atraindo interesse global, o país apresenta oportunidades lucrativas em reflorestamento e recuperação de pastagens degradadas, essenciais para mitigar emissões de carbono e preservar a biodiversidade.

Câmara Municipal de Paulicéia pede reativação de laboratório de alevinos para preservar ecossistema do Rio Paraná
Meio Ambiente
Clock Icon
5
min
Câmara Municipal de Paulicéia pede reativação de laboratório de alevinos para preservar ecossistema do Rio Paraná
News Card

Câmara Municipal de Paulicéia pede fiscalização da Estação de Piscicultura da Cesp, desativada há mais de uma década, devido à escassez de peixes nativos e aumento de espécies invasoras, como a piranha-branca.