Solicitações de isenção da taxa do Enem 2025 iniciam hoje, 14 de abril, e vão até 25 de abril. O Inep divulgará resultados em 12 de maio, beneficiando estudantes de baixa renda.

Começa hoje, 14 de abril, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. Os interessados devem se inscrever entre os dias 14 e 25 de abril, conforme as diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio. A taxa de inscrição para o Enem 2024 foi de R$ 85, mas o valor para este ano ainda não foi anunciado.
O benefício da isenção é destinado a candidatos que atendem a critérios específicos. Podem solicitar a isenção alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, bolsistas integrais em instituições privadas com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277) e estudantes registrados no Cadastro Único (CadÚnico).
A solicitação deve ser feita na Página do Participante, onde o candidato precisa preencher um formulário com informações como CPF, data de nascimento, e-mail válido e número de telefone. Além disso, aqueles que foram isentos da taxa e não compareceram ao Enem 2024 devem justificar a ausência para garantir o benefício neste ano.
O Inep ainda não divulgou as datas oficiais para a abertura das inscrições gerais e a realização das provas do Enem 2025. Historicamente, o exame ocorre nos dois primeiros domingos de novembro, mas essas informações devem ser confirmadas em breve.
O calendário para a isenção da taxa é o seguinte: o período de solicitação vai de 14 a 25 de abril, o resultado será publicado em 12 de maio, e o período para recursos será de 12 a 16 de maio, com resultados dos recursos divulgados em 22 de maio.
Essa é uma oportunidade importante para garantir acesso ao exame, que é fundamental para o ingresso no ensino superior. A união da sociedade pode fazer a diferença, apoiando iniciativas que promovam a inclusão educacional e ajudem aqueles que mais precisam a se prepararem para o futuro.

A inadimplência no Financiamento Estudantil (Fies) alcançou 61,5% em abril de 2023, com apenas 39% das vagas preenchidas. O MEC busca reformular o programa para aumentar a atratividade e a quitação de dívidas.

Neste domingo, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) aplica o Exame Nacional da Magistratura (Enam), com 42.905 inscritos, incluindo 7.633 negros e 1.971 com deficiência. A prova, com 80 questões, exige 70% de acertos para a ampla concorrência e 50% para grupos minoritários.

A Universidade de São Paulo (USP) lançou o Portal de Livros Abertos, disponibilizando mais de 1.100 livros digitais gratuitos para todos. A iniciativa visa democratizar o acesso ao conhecimento e fortalecer a memória científica da instituição.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) abriu o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do vestibular de Medicina 2026, visando ampliar o acesso ao processo seletivo. Os interessados devem se inscrever entre 7 de agosto e 1º de setembro de 2025, com resultados divulgados em 12 de setembro. Recursos poderão ser apresentados entre 15 e 17 de setembro, com resultado final em 24 de setembro. O vestibular seguirá um modelo misto, combinando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com provas específicas.

Apenas 15% da população urbana brasileira reside em ruas com rampas para cadeirantes, segundo o IBGE. Apesar do aumento em relação a 2010, a situação ainda é crítica.

Estão abertas as inscrições para mais de 3,5 mil vagas em cursos gratuitos de cultura em 33 municípios de São Paulo, com opções presenciais, híbridas e online até 1º de junho. A iniciativa do Governo de São Paulo visa qualificar o setor cultural, oferecendo formações como Modelagem Manual em Cerâmica e Regência de Canto Coral.