Solicitações de isenção da taxa do Enem 2025 iniciam hoje, 14 de abril, e vão até 25 de abril. O Inep divulgará resultados em 12 de maio, beneficiando estudantes de baixa renda.
Começa hoje, 14 de abril, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. Os interessados devem se inscrever entre os dias 14 e 25 de abril, conforme as diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio. A taxa de inscrição para o Enem 2024 foi de R$ 85, mas o valor para este ano ainda não foi anunciado.
O benefício da isenção é destinado a candidatos que atendem a critérios específicos. Podem solicitar a isenção alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, bolsistas integrais em instituições privadas com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277) e estudantes registrados no Cadastro Único (CadÚnico).
A solicitação deve ser feita na Página do Participante, onde o candidato precisa preencher um formulário com informações como CPF, data de nascimento, e-mail válido e número de telefone. Além disso, aqueles que foram isentos da taxa e não compareceram ao Enem 2024 devem justificar a ausência para garantir o benefício neste ano.
O Inep ainda não divulgou as datas oficiais para a abertura das inscrições gerais e a realização das provas do Enem 2025. Historicamente, o exame ocorre nos dois primeiros domingos de novembro, mas essas informações devem ser confirmadas em breve.
O calendário para a isenção da taxa é o seguinte: o período de solicitação vai de 14 a 25 de abril, o resultado será publicado em 12 de maio, e o período para recursos será de 12 a 16 de maio, com resultados dos recursos divulgados em 22 de maio.
Essa é uma oportunidade importante para garantir acesso ao exame, que é fundamental para o ingresso no ensino superior. A união da sociedade pode fazer a diferença, apoiando iniciativas que promovam a inclusão educacional e ajudem aqueles que mais precisam a se prepararem para o futuro.
A Faculdade Anhanguera promoverá um concurso de bolsas de estudo com descontos de até 100% entre 12 e 14 de junho, visando aumentar o acesso ao ensino superior no Brasil. A iniciativa, que inclui um teste vocacional, busca transformar vidas por meio da educação, em um cenário onde apenas um em cada quatro jovens ingressa na faculdade.
Ministério da Saúde lança novos Cadernos de Atividade e curso sobre alimentação saudável nas escolas, reforçando a importância da educação nutricional e do Programa Saúde na Escola (PSE). As iniciativas visam promover hábitos alimentares adequados entre estudantes e a comunidade escolar.
A FM2S Educação e Consultoria oferece curso gratuito online sobre Gestão de Projetos, com cinco horas de duração e certificado, visando democratizar o conhecimento na área. As inscrições vão até 31 de julho.
Inscrições abertas para cursos gratuitos de inglês e espanhol no Ifes Guarapari, com 73 vagas para alunos da instituição e da rede municipal. Cursos visam ampliar acesso à educação linguística.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025 ocorrerão de 26 de maio a 6 de junho, com provas nos dias 9 e 16 de novembro. O MEC confirma a importância do exame para o acesso ao ensino superior.
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) encerram-se em 4 de julho de 2025, com mais de 211 mil bolsas disponíveis para estudantes de baixa renda que fizeram o Enem. O programa visa ampliar o acesso ao ensino superior.