Impacto Social

Projeção aponta que transporte público na Ride-DF deve atender quase um milhão de pessoas por dia em 2054

Estudo prevê que, até 2054, o transporte público da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal atenderá quase um milhão de passageiros diários, com ampliação significativa da infraestrutura. O projeto inclui 295 quilômetros adicionais de transporte coletivo e um crescimento expressivo do BRT, visando melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.

Atualizado em
July 15, 2025
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30/04/2025. Ed Alves CB/DA Press. Cidades. Acidente - Carro x Onibus - Proximo da Catedral. - (crédito: Ed Alves CB/DA Press)

Um estudo recente, divulgado no dia quinze de julho, projeta que, até dois mil e cinquenta e quatro, a rede de transporte público da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride-DF) atenderá novecentos e quarenta e nove mil duzentas e cinquenta e seis pessoas diariamente. Essa previsão representa um aumento de seiscentas e quarenta mil pessoas em relação ao atual número de trezentos e oito mil novecentos e quatro passageiros por dia.

A análise faz parte do Boletim Informativo nº 4 do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), realizado pelo Ministério das Cidades em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O ENMU, nos próximos meses, se concentrará na elaboração de um banco de projetos, que incluirá cerca de duzentos projetos estratégicos com detalhes técnicos e financeiros.

O estudo indica uma ampliação de duzentos e noventa e dois por cento no transporte público coletivo da Ride-DF até dois mil e cinquenta e quatro, o que equivale a mais duzentos e noventa e cinco quilômetros no sistema de Transporte Coletivo de Média ou Alta Capacidades (TPC-MAC). Atualmente, a região conta com cento e um quilômetros, que subirão para trezentos e noventa e seis quilômetros. Além disso, o sistema de metrô do DF deve crescer de quarenta e sete para cinquenta quilômetros, enquanto a projeção para o BRT é de cinquenta e quatro para duzentos e noventa e dois quilômetros.

O ministro das Cidades, Jader Filho, enfatiza que o objetivo do estudo é aprimorar o planejamento urbano com base em dados concretos. Ele afirma que essas informações ajudam a identificar prioridades e a orientar ações de médio e longo prazo, visando tornar o transporte coletivo mais eficiente e sustentável, melhorando a qualidade de vida da população.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destaca a importância do investimento em mobilidade urbana. Ele afirma que a criação de corredores de transporte mais eficientes é uma política pública essencial para ampliar o acesso a oportunidades e melhorar a qualidade de vida, especialmente para as populações mais vulneráveis. Além disso, isso contribui para o aumento da produtividade e dinamização da economia nas grandes cidades.

Com o crescimento projetado do transporte público na Ride-DF, a sociedade civil pode se mobilizar para apoiar iniciativas que visem a melhoria da infraestrutura e do acesso ao transporte. A união em torno de projetos que promovam a mobilidade urbana pode transformar a realidade de muitos cidadãos, garantindo que todos tenham acesso a oportunidades e qualidade de vida.

Correio Braziliense
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