Inscrições abertas até 15 de junho para cursos gratuitos de tecnologia do Qualifica SP – Novo Emprego, com 1.120 vagas disponíveis. Aulas começam em 23 de junho, priorizando desempregados e pessoas com deficiência.

O programa Qualifica SP – Novo Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de tecnologia até o dia 15 de junho. São oferecidas 1.120 vagas em sete cursos, com início das aulas previsto para 23 de junho. A iniciativa visa atender jovens e adultos que buscam se recolocar no mercado de trabalho, priorizando desempregados e pessoas com deficiência.
Os cursos disponíveis são: Aplicação de banco de dados, Arquitetura de sistemas, Gestão de projetos de TI, Programação mobile, Programação orientada a objetos, Programação WEB e Sistemas operacionais. Cada curso contará com quatro turmas, totalizando 160 vagas por curso, distribuídas entre os períodos da manhã, tarde e noite.
As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do programa, onde é necessário que os candidatos tenham pelo menos 16 anos, sejam alfabetizados e residam no estado de São Paulo. Caso o número de inscritos ultrapasse as vagas disponíveis, a seleção priorizará pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.
A convocação dos selecionados será realizada por e-mail. Para obter o certificado, os alunos devem ter uma frequência mínima de 75% nas aulas. As aulas serão presenciais, com horários definidos para atender diferentes turnos, permitindo maior flexibilidade aos participantes.
A escolha dos cursos foi baseada em análises das demandas do mercado de trabalho, buscando alinhar o aprendizado à empregabilidade. Essa estratégia visa proporcionar formação em áreas com maior oferta de vagas, aumentando as chances de inserção dos alunos no mercado.
Iniciativas como essa são fundamentais para promover a inclusão e o desenvolvimento profissional. A união da sociedade civil pode ser um grande apoio para que mais pessoas tenham acesso a oportunidades de qualificação e, consequentemente, a melhores condições de vida e trabalho.

Helio De La Peña participará de roda de conversa no CAMP da Mangueira, abordando a série "Adolescência" e os desafios da juventude. O evento ocorre nesta quinta-feira, às 10h30.

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que destina parte do lucro do pré-sal para políticas de permanência estudantil em universidades públicas, visando reduzir a evasão de cotistas. A proposta, que altera a Lei nº 12.858/2013, permitirá que instituições de ensino tenham recursos para oferecer bolsas a estudantes em situação de vulnerabilidade. A médica e professora da USP, Ludhmila Hajjar, destacou a importância da aprovação, que segue agora para sanção presidencial, com boas expectativas de se tornar um programa social permanente.

Estão abertas as inscrições para a II Mostra de Estágios e Práticas em Saúde da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal, que ocorrerá em outubro, com novos eixos temáticos e premiação separada para técnicos e graduandos. O evento visa integrar ensino, serviço e comunidade no Sistema Único de Saúde, promovendo a troca de experiências entre estudantes e profissionais. As inscrições vão até 24 de setembro.

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria que altera as regras do ensino a distância, flexibilizando a exigência de polos físicos e exigindo formação específica para docentes. As instituições têm dois anos para se adaptar.

Dispositivo vestível inova na navegação de pessoas com deficiência visual. Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong desenvolveram um assistente visual que fornece direções por voz e utiliza um algoritmo compacto para processar imagens, melhorando a interação com o ambiente.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie lançou uma série de cursos gratuitos, presenciais e online, em áreas como Tecnologia e Gestão, com certificação para participantes que alcançarem nota mínima. A iniciativa visa promover a inclusão educacional e o desenvolvimento de competências essenciais, permitindo que pessoas de todas as idades e formações ampliem seus conhecimentos e melhorem suas oportunidades profissionais.