Inscrições abertas até 15 de junho para cursos gratuitos de tecnologia do Qualifica SP – Novo Emprego, com 1.120 vagas disponíveis. Aulas começam em 23 de junho, priorizando desempregados e pessoas com deficiência.

O programa Qualifica SP – Novo Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de tecnologia até o dia 15 de junho. São oferecidas 1.120 vagas em sete cursos, com início das aulas previsto para 23 de junho. A iniciativa visa atender jovens e adultos que buscam se recolocar no mercado de trabalho, priorizando desempregados e pessoas com deficiência.
Os cursos disponíveis são: Aplicação de banco de dados, Arquitetura de sistemas, Gestão de projetos de TI, Programação mobile, Programação orientada a objetos, Programação WEB e Sistemas operacionais. Cada curso contará com quatro turmas, totalizando 160 vagas por curso, distribuídas entre os períodos da manhã, tarde e noite.
As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do programa, onde é necessário que os candidatos tenham pelo menos 16 anos, sejam alfabetizados e residam no estado de São Paulo. Caso o número de inscritos ultrapasse as vagas disponíveis, a seleção priorizará pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.
A convocação dos selecionados será realizada por e-mail. Para obter o certificado, os alunos devem ter uma frequência mínima de 75% nas aulas. As aulas serão presenciais, com horários definidos para atender diferentes turnos, permitindo maior flexibilidade aos participantes.
A escolha dos cursos foi baseada em análises das demandas do mercado de trabalho, buscando alinhar o aprendizado à empregabilidade. Essa estratégia visa proporcionar formação em áreas com maior oferta de vagas, aumentando as chances de inserção dos alunos no mercado.
Iniciativas como essa são fundamentais para promover a inclusão e o desenvolvimento profissional. A união da sociedade civil pode ser um grande apoio para que mais pessoas tenham acesso a oportunidades de qualificação e, consequentemente, a melhores condições de vida e trabalho.

O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa Na Ponta do Lápis, que visa ensinar educação financeira a mais de 30 milhões de estudantes do ensino básico, com adesão voluntária de estados e municípios. O programa busca integrar temas financeiros ao currículo escolar, promovendo habilidades essenciais para o futuro dos alunos, especialmente aqueles beneficiados pelo programa Pé-de-Meia.

Médico geneticista Zan Mustacchi desmistifica a hipersexualidade em pessoas com síndrome de Down, enfatizando a falta de percepção social sobre comportamentos íntimos e a importância da educação sexual desde a infância.

Pesquisadores realizam manifestação em Brasília nesta terça-feira (12) pedindo reajuste de 10% nas bolsas de pesquisa e criação de novas bolsas, além de garantias previdenciárias. A ANPG negocia com ministérios para atender as demandas.

Sonia Livingstone, pesquisadora de mídia e sociedade, destacou no Seminário Internacional sobre um futuro digital inclusivo que o maior desafio das crianças é ser ouvidas e seguras online. A especialista enfatizou a importância de escutar as opiniões dos jovens sobre o uso de tecnologias digitais, promovendo um diálogo que equilibre riscos e oportunidades.
Cursos de enfermagem e medicina da Escs conquistam nota máxima no Enade 2023, destacando a excelência da educação pública em saúde. A diretora Viviane Peterle ressalta que esse resultado reflete um projeto pedagógico robusto e a integração com o SUS.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu novas regras para a educação à distância no Brasil, restringindo cursos 100% online e exigindo carga horária presencial mínima. A medida visa garantir a qualidade do ensino superior.