O programa Qualifica SP oferece 2.200 vagas em cursos online gratuitos de tecnologia, com inscrições até 20 de julho. A iniciativa busca capacitar jovens, pessoas com deficiência e desempregados para o mercado de trabalho.

O programa Qualifica SP, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está oferecendo 2.200 vagas para cinco cursos gratuitos e online na área de tecnologia. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de julho, e as aulas têm início previsto para 28 de julho. O foco é capacitar jovens, pessoas com deficiência e desempregados, promovendo a inclusão no mercado de trabalho.
Os interessados devem se inscrever pelo site www.qualificasp.sp.gov.br. As aulas serão realizadas ao vivo em três turnos: manhã (8h30 às 11h50), tarde (13h30 às 16h50) e noite (19h às 22h20). Cada curso contará com 11 turmas, totalizando 440 vagas, distribuídas entre três turmas pela manhã, três à tarde e cinco à noite.
Os cursos disponíveis incluem: Arquitetura de Sistemas, Banco de Dados, Gestão de Projetos de TI, Programação Mobile e Programação Web. Podem se inscrever candidatos alfabetizados, residentes no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida. Em caso de alta demanda, terão prioridade menores de idade, pessoas com deficiência, desempregados e aqueles com baixa renda.
A convocação dos selecionados será feita por e-mail, e para receber o certificado, o aluno deve ter pelo menos 75% de presença nas aulas. A escolha dos cursos foi baseada em análises das demandas do mercado, visando conectar aprendizado e empregabilidade em áreas com oportunidades disponíveis.
As vagas estão divididas entre duas modalidades do programa: Novo Emprego, para jovens e adultos entre 25 e 59 anos que desejam se qualificar em uma nova área, e Meu Primeiro Emprego, voltado para jovens de 16 a 24 anos em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho.
Iniciativas como essa são essenciais para promover a inclusão e a capacitação profissional. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para apoiar e expandir projetos que visam a formação e a inserção de indivíduos no mercado de trabalho, beneficiando aqueles que mais precisam de oportunidades.

Governo federal enfrenta resistência ao regulamentar a educação a distância, com petição contra decreto já com 8 mil assinaturas. O setor privado teme aumento de mensalidades e restrições ao acesso ao ensino superior.

Proposta de Código Brasileiro de Inclusão gera polêmica ao ameaçar revogar a Lei Brasileira de Inclusão, com críticas de especialistas e entidades sobre a perda de direitos. Audiências públicas estão em andamento.

A plataforma Eu Capacito, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e a Microsoft, lançou novos cursos gratuitos voltados para a qualificação profissional e a empregabilidade. Os cursos abrangem temas como letramento digital, produtividade, programação e inteligência artificial, oferecendo certificados e a possibilidade de estudo individual. Essa iniciativa visa preparar os brasileiros para um mercado de trabalho em constante evolução, onde a atualização de habilidades é cada vez mais necessária.

O governo Lula anunciou que a taxa de alfabetização no Brasil subiu para 59,2% em 2024, apesar de quedas significativas em estados como o Rio Grande do Sul, onde a taxa caiu para 44,7%. O MEC busca alcançar 64% até o final do ano.

A Prefeitura de São Paulo convocou 25 diretores de escolas para um curso de formação devido a resultados insatisfatórios no Ideb, gerando polêmica sobre a responsabilidade dos gestores. A medida, vista como punição, levanta questões sobre a falta de apoio e transparência na gestão educacional.

Mais de 300 mil crianças e adolescentes retornaram à escola entre 2017 e 2025, graças à Busca Ativa do Unicef, mas ainda há 993,4 mil fora da educação formal. A evasão escolar é um desafio persistente no Brasil.