Praça dos Ex-Combatentes em São Gonçalo é revitalizada pelo LAB Cidades Criativas, com palco acessível e murais, reforçando a cultura hip-hop local e promovendo arte urbana.

A Praça dos Ex-Combatentes, localizada no bairro do Patronato em São Gonçalo, é um ponto de referência para a cultura hip-hop, especialmente conhecida por suas batalhas de rima freestyle. Recentemente, a praça passou por uma revitalização significativa através do projeto LAB Cidades Criativas, que trouxe novas cores e melhorias estruturais ao local. O projeto incluiu a instalação de um palco acessível, além de murais e uma obra interativa, ampliando a importância cultural da praça.
A roda cultural de rap, que acontece nas noites de quarta-feira, já revelou talentos que se tornaram ícones do rap brasileiro, como Xamã, Orochi e Pelé Mil Flows. A revitalização visa não apenas embelezar o espaço, mas também fortalecer a cena cultural local, proporcionando um ambiente mais acolhedor para artistas e o público. O palco acessível foi pintado pela artista e muralista Leda Daguimar, enquanto o mural foi criado pelo artista RAF.
Além disso, a obra interativa do artista cearense Narcélio Grud foi projetada para entreter as crianças, promovendo a interação e o lazer em um espaço que já é um reduto da cultura hip-hop. O LAB Cidades Criativas já havia atuado em outras áreas, revitalizando praças em diferentes localidades, como o Mirante do Pedrão e a Praça Tia Carmem do Xibuca, no Rio de Janeiro, e praças em Duque de Caxias.
Na primeira edição do projeto, em dois mil e vinte e dois, foram realizadas intervenções urbanas em praças de até seiscentos metros quadrados em várias cidades, incluindo Macaé e Paraty. Essas ações consistiram em pinturas, instalações e novos mobiliários, com o objetivo de reconectar a população com os espaços públicos que contam as histórias das cidades.
Paulo Feitosa, diretor da iniciativa cultural, destacou a importância da revitalização da Praça dos Ex-Combatentes, afirmando que o projeto busca fortalecer a arte urbana e a cultura hip-hop, que têm no grafite uma de suas marcas registradas. A revitalização é um passo importante para manter viva a tradição cultural da região e incentivar novos talentos.
Iniciativas como essa merecem ser apoiadas pela sociedade civil, pois ajudam a preservar e promover a cultura local. A união da comunidade pode fazer a diferença na continuidade de projetos que valorizam a arte e a cultura, transformando espaços públicos em locais de convivência e expressão artística.

Captação via Lei Rouanet atinge R$ 302 milhões entre janeiro e março de 2025, superando recorde anterior em 70%. O incentivo cultural cresce, refletindo forte apoio a projetos.

A Orquestra Petrobras Sinfônica lança o I Concurso de Regência Maestro Isaac Karabtchevsky, voltado a maestros brasileiros de 18 a 45 anos, com prêmios em dinheiro e regência de concertos. As inscrições vão até 4 de julho.

Na noite de quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva promoveram uma exibição do filme "O Agente Secreto" no Palácio da Alvorada, destacando a cultura como ferramenta de conscientização política. Lula emocionou-se ao abordar a situação das crianças em Gaza e ressaltou a importância da dignidade humana, afirmando que a cultura é temida por sua capacidade de despertar a consciência política. O evento contou com a presença de Wagner Moura e outros membros do governo, celebrando a recriação do ministério da Cultura.

Ney Matogrosso e Sandra Sá homenagearão Cazuza em show no Circo Voador, no dia 11 de julho, com a banda Os Cajueiros. Parte da renda será destinada à Sociedade Viva Cazuza. Ingressos a partir de R$ 80.

Netflix patrocina reforma de R$ 5 milhões na Cinemateca Brasileira. A parceria visa revitalizar a sala Oscarito e atrair mais investimentos para a preservação do cinema nacional.

Milton Cunha assume a reitoria da Universidade Livre do Carnaval de Maricá em 16 de maio, ao lado de Evelyn Bastos. A instituição oferecerá mais de 60 formações e, futuramente, cursos superiores.