Musical inspirado em "Torto Arado" terá 22 sessões no Rio de Janeiro a partir de 17 de maio, com potencial de captar R$ 4 milhões pela Lei Rouanet. Estreia com elenco de destaque e proposta cultural rica.

O musical inspirado no livro Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, já atraiu 25 mil espectadores em Salvador e São Paulo. A partir de 17 de maio, o espetáculo terá 22 sessões no Rio de Janeiro e seguirá para outras cidades, como Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e Recife. A produtora do musical poderá captar até R$ 4 milhões pela Lei Rouanet para financiar essas apresentações.
Dirigido por Elísio Lopes Junior, que também assina a dramaturgia ao lado de Aldri Anunciação e Fábio Espírito Santo, o espetáculo narra a história das irmãs Bibiana e Belonísia no sertão da Chapada Diamantina. A produção conta com a atuação de Larissa Luz, além de Bárbara Sut e Lilian Valeska nos papéis principais.
A obra propõe uma imersão cultural, unindo elementos das culturas afro-brasileira, sertaneja e nordestina. A direção musical é de Jarbas Bittencourt, enquanto a coreografia é assinada por José Carlos Arandiba, conhecido como Zebrinha. Essa combinação de talentos promete enriquecer ainda mais a experiência do público.
O sucesso do musical reflete a crescente valorização das produções culturais que abordam temas relevantes e que resgatam a identidade brasileira. O envolvimento do público é fundamental para a continuidade de iniciativas como essa, que promovem a arte e a cultura em diversas regiões do país.
Com a possibilidade de captação de recursos pela Lei Rouanet, o espetáculo se torna uma oportunidade para que mais pessoas tenham acesso a essa rica narrativa. O apoio da sociedade civil é essencial para garantir que projetos culturais continuem a florescer e a impactar positivamente as comunidades.
Iniciativas culturais como essa merecem ser estimuladas e apoiadas. A união em torno de projetos que valorizam a arte e a cultura pode fazer a diferença na vida de muitos artistas e na promoção de uma sociedade mais rica em diversidade e expressão.

Botequins do Rio de Janeiro se transformam em centros culturais, promovendo eventos como aulas de Luiz Antonio Simas e lançamentos de livros de Alberto Mussa, fortalecendo a conexão entre arte e espaço público.

Gravações de "Se Não Fosse Você", adaptação de Colleen Hoover, começaram sob direção de Josh Boone. Estreia prevista para o final de 2025, com elenco de peso.

Gilberto Gil participará do painel "Tempo Rei, Tempo Gil" na 2ª edição do Festival Negritudes Globo, mediado por Maju Coutinho. O evento, gratuito, ocorrerá no Rio de Janeiro com inscrições a partir de 30 de abril.

Praça dos Ex-Combatentes em São Gonçalo é revitalizada pelo LAB Cidades Criativas, com palco acessível e murais, reforçando a cultura hip-hop local e promovendo arte urbana.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reinaugurou o Palácio Capanema, ressaltando a importância de comida, diversão e arte como direitos essenciais, após críticas ao governo anterior. Lula condecorou 112 pessoas e 14 instituições, incluindo sua esposa, destacando a diversidade cultural. O Palácio, fechado por uma década, agora abrirá ao público, simbolizando um novo compromisso com a cultura no Brasil.

O Circo Vitória inicia oficinas gratuitas de arte circense em São Sebastião, com aulas para todas as idades, a partir de 23 de julho. O projeto, apoiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, visa promover a inclusão cultural.