Romário acionou o governo e o MPF após abuso em escola no Paraná, onde menino autista foi amarrado por professora. Ele propõe protocolos de conduta e responsabilização dos envolvidos, destacando a falta de regulamentação da Lei Brasileira de Inclusão.
O relator da Lei Brasileira de Inclusão, Romário (PL-RJ), tomou medidas após um incidente grave em uma escola de Araucária, no Paraná. Um menino com transtorno do espectro autista foi amarrado por uma professora dentro do banheiro. A docente foi presa em flagrante, mas liberada após audiência de custódia. Romário acionou o governo e o Ministério Público Federal (MPF) para investigar e responsabilizar os envolvidos, além de coibir práticas abusivas nas escolas.
O senador solicitou ao Ministério da Educação a realização de estudos técnicos para desenvolver protocolos de conduta que respeitem a dignidade humana e previnam abusos. Ele também pediu ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania que acompanhe o caso e articule medidas de responsabilização sob a perspectiva dos direitos humanos. Além disso, Romário requisitou ao Ministério da Justiça que a Polícia Federal investigue possíveis crimes relacionados a direitos fundamentais.
Em resposta ao ocorrido, Romário está considerando a criação de um protocolo nacional de acolhimento e proteção a estudantes com deficiência. Ele propõe a obrigatoriedade de um Plano Individual de Atendimento (PIA) para todos os alunos com deficiência e a tipificação da contenção física como crime específico e inafiançável. Apesar da Lei Brasileira de Inclusão já prever o direito ao acompanhamento individualizado nas escolas, essa regulamentação ainda não foi implementada.
O caso gerou indignação e reforçou a necessidade de ações efetivas para garantir a proteção de crianças com deficiência nas escolas. A falta de regulamentação da Lei Brasileira de Inclusão é um obstáculo que precisa ser superado para assegurar que direitos fundamentais sejam respeitados. A sociedade civil deve se mobilizar para apoiar iniciativas que promovam a inclusão e a proteção de estudantes vulneráveis.
É fundamental que a comunidade se una em torno de causas que visem a proteção de crianças e adolescentes, especialmente aqueles com deficiência. A criação de projetos que garantam um ambiente escolar seguro e acolhedor pode fazer a diferença na vida de muitos. A mobilização social é essencial para que mudanças significativas ocorram e para que situações como essa não se repitam.
Nossa união pode ajudar a transformar a realidade de estudantes com deficiência, garantindo que tenham acesso a um ambiente escolar seguro e respeitoso. Projetos que busquem promover a inclusão e a proteção desses alunos merecem apoio e atenção da sociedade.
Clarisse Cunha Linke, do ITDP Brasil, destaca que o transporte público no Brasil deve promover justiça social, mas atualmente exclui os mais vulneráveis, exigindo governança integrada e alocação equitativa de recursos.
Pesquisas recentes indicam que a vacinação contra o herpes zoster pode reduzir o risco de demência, reforçando a teoria de que vírus comuns estão ligados ao Alzheimer. Ruth Itzhaki, pioneira na área, destaca a importância de mais estudos.
O Grupo Sabin inaugura em setembro sua primeira unidade digital em Brasília, com previsão de faturamento de R$ 2 bilhões até 2025, utilizando IA para otimizar processos de saúde. A nova unidade visa atender principalmente o público jovem, oferecendo agilidade e eficiência nos serviços.
Relatório da Habitat para a Humanidade Internacional destaca que melhorias em assentamentos informais podem prevenir milhões de doenças e mortes entre mulheres, evidenciando a conexão entre habitação e saúde. A organização convoca governos e doadores a integrar políticas habitacionais às de saúde, visando um impacto positivo imediato nas comunidades vulneráveis.
O Paraná implementou em 2025 o programa Parceiro da Escola, envolvendo 82 instituições e empresas, com alta aprovação de pais e diretores, otimizando a gestão escolar e garantindo continuidade nas aulas.
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