São Paulo celebra a cultura com um concerto gratuito do maestro João Carlos Martins em homenagem a Heitor Villa-Lobos, além de um festival de curtas sobre sustentabilidade e uma mostra de espetáculos de bonecos.

A cidade de São Paulo se prepara para receber um concerto gratuito do maestro João Carlos Martins e da Camerata Bachiana no dia 22 de maio. O evento, que ocorrerá no Teatro Alfredo Mesquita, homenageia o renomado compositor Heitor Villa-Lobos, que viveu entre mil oitocentos e oitenta e sete e mil novecentos e cinquenta e nove. Além do concerto, a programação cultural da cidade inclui um festival de curtas-metragens sobre sustentabilidade e uma mostra de espetáculos de bonecos, todos com entrada franca.
O festival MegaCities ShortDocs, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), exibirá dez curtas-metragens nacionais e internacionais, cada um com duração de até quatro minutos. As produções abordam temas relacionados à sustentabilidade e à crise climática, destacando a história de Hélio da Silva, que plantou mais de vinte mil árvores no parque Tiquatira, na zona leste da capital. O evento está agendado para o dia dezessete de maio, às 19h.
A Mostra Bonecos sem Fronteiras, organizada pela Cia Caravan Maschera, apresentará cinco espetáculos voltados para crianças e adultos entre os dias dezesseis e dezoito de maio. As apresentações infantis incluem uma adaptação de uma obra de Samuel Beckett e outra com bonecos tradicionais do Nordeste. Para o público adulto, a adaptação do livro "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, será um dos destaques. As sessões ocorrerão no Teatro Alfredo Mesquita, com ingressos disponíveis na bilheteira uma hora antes de cada apresentação.
O concerto "Na Roda com o Maestro" contará com a participação do tenor Cesar Camargo e celebrará a obra de Villa-Lobos. O evento está marcado para o dia vinte e dois de maio, às 20h, e os ingressos podem ser adquiridos no site dcolor.art.br. A programação cultural da cidade reflete a diversidade e a riqueza das artes, oferecendo opções para todos os gostos e idades.
Além dos eventos mencionados, a cidade também abriga a peça "Nas Ondas do Rádio", que homenageia a era de ouro do rádio no Brasil, e a peça "Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas Ordinária", inspirada em uma tragédia de Nelson Rodrigues. Ambas as produções têm sessões até o dia dezoito de maio, com ingressos gratuitos ou a preços acessíveis.
Essas iniciativas culturais são fundamentais para o fortalecimento da comunidade e a promoção de temas relevantes, como a sustentabilidade e a valorização da arte. A união da sociedade civil pode ser um motor para impulsionar projetos que visem apoiar essas causas, garantindo que mais pessoas tenham acesso à cultura e à educação, além de contribuir para um futuro mais sustentável.

O Festival Psica, principal evento musical do Norte do Brasil, confirmou Mano Brown, Marina Sena, BK e Wanderley Andrade para sua edição de 2025, que ocorrerá de 12 a 14 de dezembro em Belém. O festival destaca a diversidade sonora e prioriza artistas pretos e periféricos, prometendo uma programação rica e inovadora.

O governo federal homenageou 112 pessoas e 14 instituições com a Ordem do Mérito Cultural, destacando figuras como Janja da Silva e Milton Nascimento, durante a reinauguração do Palácio Gustavo Capanema.

Professor de artes do DF, Jean Fernando, expõe no Louvre em outubro. Ele destaca a importância da arte na educação e como ferramenta de transformação.

Conceição Evaristo, renomada escritora brasileira, está escrevendo um romance que entrelaça suas memórias com o diário de sua mãe, Joana Josefina, e fundou a Casa Escrevivência no Rio. A autora reflete sobre sua trajetória e a luta por reconhecimento na literatura.

Uma produtora de São Paulo obteve autorização para captar R$ 3,5 milhões via Lei Rouanet para um musical sobre Raul Seixas, que completará 80 anos em 2025. O espetáculo "Raul — Isso a Rádio Não Toca" contará com a atuação de Nelito Reis e a participação de Sylvio Passos, celebrando o legado do roqueiro em um ambiente que recria a atmosfera de um bar.

Cine Ipiranga reabre por um dia para a 1ª Mostra Angústia de Cinema, com curtas inéditos e debates, celebrando sua história e promovendo reflexão social. Evento gratuito acontece no sábado, 12.